Saúde e Bem-estar

Os 5 erros mais comuns que você comete ao limpar o rosto e podem envelhecer a sua pele

É um erro nunca usar esfoliante, por exemplo, já que ele tem a função de eliminar toxinas e resíduos que se acumulam nas camadas profundas da pele.

Mulher lavando o rosto
Reprodução/Pexels (pexels.com)

Os cuidados diários com a pele são fundamentais, já que desenvolvem um papel muito importante na defesa do organismo contra bactérias, fungos e vírus, por exemplo, que podem ser prejudiciais ao corpo.

ANÚNCIO

Uma rotina de cuidados com a pele ajuda também a mantê-la hidratada e nutrida, além de garantir que ela fique mais saudável e afaste o envelhecimento precoce.

No entanto, ao realizar a limpeza da pele, por exemplo, muitas pessoas acabam cometendo alguns erros que podem envelhecê-la mais rápido sem saber. Por isso, que tal conhecer alguns destes erros para evitá-los o quanto antes? Confira os 5 mais comuns a seguir, extraídos do portal Melhor Com Saúde:

Recomendado:

1. Não limpar o rosto

Simplesmente ignorar o processo de limpeza é um dos erros mais básicos. Você pode pensar que ir dormir da forma como chega em casa não é tão grave.

Entretanto, dormir assim faz com que a maquiagem, a poluição e a sujeira que se acumulam no rosto obstruam os poros da pele. Isto facilita o surgimento de acnes, assim como as primeiras rugas e algumas infecções. A recomendação é que a cada 10 horas, aproximadamente, você limpe o rosto, sendo o ideal pela manhã e à noite.

2. Nunca usar esfoliante

O esfoliante tem a função de eliminar as toxinas e resíduos que se acumulam nas camadas profundas da pele. O ideal é utilizar um específico para o seu tipo de pele, e assim, ele irá limpar e tratar os problemas mais comuns.

Quanto à frequência, é recomendável aplicar o esfoliante uma vez por semana. Desta forma, você limpará a pele em profundidade sem remover os óleos naturais. Em casos muitos extremos, pode ser necessário aplicá-lo duas vezes por semana.

3. Lavar o rosto uma vez por dia

Enquanto você dorme, existem bactérias se desenvolvendo em sua pele. Além do mais, há ácaros e resíduos de sabão em pó nos lençóis da cama, e os poluentes que estão no ar.

Para evitar que estes elementos sejam um problema, a cada manhã, é importante lavar o rosto com água fria e sabão ou com spray limpador.

Se a sua pele for muito oleosa ou houver muito suor, é preciso lavá-la depois para eliminar os resíduos acumulados. No entanto, se for muito seca, pode aplicar um pouco de creme hidratante e, em seguida, lavar o rosto para não agravar o problema.

4. Trocar de produtos muito rápido

Tanto os produtos comerciais como os caseiros precisam de várias aplicações para apresentarem um resultado. O tempo mínimo é de quatro semanas, mas somente em seis você poderá notar mudanças reais. Além do mais, deve-se considerar o fato de que é preciso ser constante.

Se você aplicar uma semana um gel de limpeza que promete reduzir o tamanho dos poros e trocá-lo na semana seguinte, por exemplo, possivelmente nunca verá o efeito. Deixe que sua pele se adapte aos ingredientes e os absorva realmente.

5. Usar muitos produtos ao mesmo tempo

Talvez você pense que limpar o rosto com produtos diferentes faz bem, mas é o contrário. É importante escolher apenas um para cada necessidade. Utilizar diversos produtos para o mesmo objetivo irrita a pele, agrava problemas já existentes e gera outros.

As combinações que você deve fazer são as que incluem um produto de limpeza e um hidratante. Isto também lhe ajudará a economizar dinheiro, pois terá que comprar apenas dois ou três produtos.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/05/01/conheca-6-alimentos-que-voce-deve-evitar-durante-o-periodo-menstrual-ou-lhe-causarao-muita-dor-e-inchaco/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/04/30/saiba-7-beneficios-incriveis-que-um-bom-descanso-pode-proporcionar-para-seu-corpo-e-mente/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags


Últimas Notícias