O tema ‘autoestima’ tem se tornado cada vez pauta nas conversas entre as pessoas. Caracterizada pela conjunto de sentimentos e pensamentos que uma pessoa tem sobre o seu próprio valor e competência, ela possui bastante influência nas diversas áreas da vida.
ANÚNCIO
No entanto, é preciso estar ciente de que a ‘falsa autoestima’ também existe e é um mecanismo de defesa que funciona como proteção que uma pessoa utiliza para não se machucar e, principalmente, para fugir dos problemas e camuflar inseguranças.
A ‘falsa autoestima’ nada mais é do que fingir ser alguém meticuloso na frente de outras pessoas, mas internamente ser repleta de indecisões. Sendo assim, que tal descobrir alguns sinais para saber se você é uma pessoa com ‘falsa autoestima’? Confira 6 deles a seguir, extraídos do portal Nueva Mujer:
1. Excesso de beleza e segurança aparente
Pessoas bonitas com falsa autoestima normalmente acreditam que, se alguém realmente a conhecer, ficará desapontada. Elas se percebem como uma farsa. Qualquer ‘imperfeição’ (falta de maquiagem, olheiras, rugas, etc.) vai lhes gerar insegurança. Por isso, é muito comum que fiquem obcecadas com sua imagem, pois é através de seu físico que tentam mostrar a solvência de seu caráter.
2. Não expressar sentimentos
As pessoas com falsa autoestima precisam que os outros as percebam como fortes. São daquelas que bloqueiam a tristeza e não se permitem chorar. O principal motivo é o medo, já que elas não querem que sua bolha seja estourada.
3. Usar sucessos profissionais como escudo
Muitas vezes, as pessoas com falsa autoestima se escondem atrás de seus sucessos profissionais. Além do local de trabalho, elas acreditam não ser nada porque não se encontram e não percebem seu potencial.
Estas pessoas precisam exibir sua ocupação para se sentirem superiores. O complexo de superioridade esconde a fraqueza, que é um mecanismo de defesa.
ANÚNCIO
4. Economia e posses
A característica de uma pessoa que tem falsa autoestima, e também uma economia alta, é exibir seus pertences e, principalmente, comprar tudo o que precisa para estar em dia em todos os sentidos. Ela precisa ter o melhor porque desta forma se sente valiosa e expõe o que tem para receber reconhecimentos.
5. Narcisismo
Outra maneira de esconder inseguranças é colocar uma máscara narcisista. As pessoas com falsa autoestima pensam que, inflando o ego e se sentindo bem, resolverão todos os problemas.
Elas precisam criar uma falsa identidade para se sentirem bem na sociedade e até mesmo se tornarem cruéis, porque como não se amam e não acreditam em si mesmas, tentam atacar as fraquezas dos outros para se colocarem em uma posição de poder.
6. Instabilidade no amor
Poucas dimensões são mais perigosas do que a falsa autoestima nas relações afetivas. Pessoas inseguras temem o compromisso. Isto faz com que algumas procurarem uma espécie de ‘parceiro líder e autoconfiante’ para se entregarem e deixarem que ele as leve. Já outras, preferem relacionamentos fugazes e descartáveis.
· · ·
Leia também:
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.