Estilo de Vida

A planta do dinheiro ou plectranthus: aprenda a cuidar dela e leve a SORTE para sua casa

É uma das plantas mais fáceis de cuidar. Além disso, de acordo com algumas culturas, atrai boa sorte para a casa

A planta do dinheiro ou plectranthus: aprenda a cuidar dela e leve a SORTE para sua casa
A planta do dinheiro ou plectranthus: aprenda a cuidar dela e leve a SORTE para sua casa (Foto: Reprodução/iStock)

A planta do dinheiro, também conhecida como Plectranthus ou Plectranthus verticillatus, é uma planta de casa popular devido às suas folhas verdes redondas e caules caídos que a tornam uma excelente escolha para vasos e cestos.

ANÚNCIO

Ela é nativa de Madagascar e de algumas regiões da África, e é uma planta perene que pode crescer até um metro de comprimento. É fácil de cuidar e se dá bem em ambientes fechados com luz indireta, embora também possa ser cultivada ao ar livre em climas mais quentes.

É uma planta associada à fortuna. Embora não haja evidências científicas para apoiar essa crença, a planta continua popular e se tornou um presente comum em muitas culturas.

Recomendados

Características da planta do dinheiro

A planta do dinheiro tem folhas muito distintas, redondas, lisas e de cor verde escura. Tem hastes longas e pendentes, tornando-a uma planta ideal para pendurar em vasos. Quanto às flores, produz flores brancas ou lavanda muito pequenas no verão, mas não são muito vistosas.

No que diz respeito aos cuidados, é muito fácil de manter. Requer rega regular, mas não excessivamente. Além de ser uma planta indicada para iniciantes, possui uma beleza natural que permite decorar facilmente a casa.

Quanto tempo vive a planta do dinheiro?

A planta do dinheiro, ou Plectranthus verticillatus, é uma planta perene que pode viver vários anos se for bem cuidada. Sob condições ideais de crescimento, como luz brilhante, mas indireta, rega regular e temperatura certa, a planta do dinheiro pode viver de 5 a 10 anos ou mais.

No entanto, a vida útil da planta do dinheiro pode variar dependendo do ambiente e dos cuidados que ela recebe. Se a planta for exposta a condições de pouca luz, for regada demais ou deixar secar, ou for exposta a temperaturas extremas, sua vida útil pode diminuir.

O significado da planta do dinheiro

A planta do dinheiro está associada, segundo algumas culturas, à fortuna. Dizem que é uma das plantas que atraem boa sorte. No Feng Shui, acredita-se que esta planta ajuda a atrair energias positivas. Para atrair essas boas vibrações e prosperidade para a casa, é recomendável colocar a planta do dinheiro no canto sudeste da casa ou área de trabalho.

Outras variedade de plectranthus

Existem muitas variedades diferentes da planta do dinheiro ou Plectranthus. Alguns são em forma de videira. Cada um pode ter um significado diferente. Abaixo estão algumas variedades populares:

Plectranthus verticillatus (este é o mais popular e conhecido)

Este é um dos nomes de plantas que você deve aprender bem. Também conhecida como planta de jade ou planta de dinheiro sueca, é uma das plantas mais populares. Esta variedade é popular por suas folhas redondas e brilhantes. De acordo com algumas culturas, acredita-se também que atrai prosperidade e boa sorte.

Plectranthus coleoides

Também conhecido como incenso falso, essa variedade é outra das mais populares. Parece muito com a hera, com folhas verdes e brancas nas bordas. Caracteriza-se por suas folhas verdes e arredondadas. Exala um forte aroma a menta e incenso (daí o seu nome). Em algumas culturas, acredita-se que tenha propriedades protetoras e é usado na prática do Feng Shui para purificar o ar e atrair boa sorte.

Plectranthus argentatus

Também conhecida como escudo de prata, é uma planta perene nativa da Austrália e África do Sul. Esta planta caracteriza-se pelas suas grandes folhas aveludadas prateadas ou acinzentadas, que lhe conferem o nome comum. É uma planta popular ao ar livre. É fácil de cuidar e tolera bem o sol direto.

Plectranthus forsteri

É uma planta nativa da Índia. Também é conhecida como planta do incenso devido ao seu aroma. Possui folhas arredondadas e caules avermelhados.

Plectranthus fructicosus

É uma planta perene nativa da África do Sul. Caracteriza-se por suas folhas verdes ovais e brilhantes, que crescem em cachos densos. A planta também produz pequenas flores brancas ou roxas, que aparecem no verão e no outono. É uma planta de jardim popular e é frequentemente usada como cobertura do solo. É de fácil cultivo e tolera bem a luz indireta e regas moderadas.

Cuidados com a planta do dinheiro

A planta do dinheiro é resistente e pode suportar uma ampla variedade de condições ambientais. Pode tolerar baixos níveis de luz, temperaturas flutuantes e uma grande variedade de solos. Também não requer muita rega e pode sobreviver com níveis moderados de umidade do solo. Além disso, pode crescer em vasos pequenos e é adequado para ambientes internos e externos. É fácil crescer em qualquer lugar onde haja luz e temperatura suficientes.

Como regar a planta do dinheiro

É uma planta resistente e adaptável que não requer muita rega. A frequência A quantidade de irrigação dependerá das condições ambientais, umidade do solo e temperatura. Em geral, é melhor regar sua planta de dinheiro quando o solo estiver seco ao toque. Isso geralmente ocorre uma ou duas vezes por semana na maioria das casas.

Em relação à época do ano, no inverno a planta de dinheiro precisará de menos água do que nos meses de verão, quando a temperatura é mais quente e as horas de luz do dia são mais longas.

Onde a planta de dinheiro deve ser colocada?

A planta do dinheiro ou Plectranthus é uma planta de casa muito adaptável que pode crescer em uma ampla variedade de condições ambientais. Geralmente é colocado dentro de casa em áreas com luz indireta, como a sala de estar. É importante manter a planta longe de correntes de ar frias, como perto de portas e janelas.

Solo para a planta do dinheiro

A planta do dinheiro pode crescer em uma grande variedade de solos, desde que tenha boa drenagem. Aqui estão algumas dicas para escolher o piso certo:

Textura. O solo para a planta do dinheiro deve ser leve para permitir uma boa drenagem. Um solo arenoso ou uma mistura de turfa e perlita funcionará bem.

Nutrientes. A planta do dinheiro não requer solo particularmente rico em nutrientes, mas um solo de planta de casa de boa qualidade fornecerá os nutrientes necessários.

O pH do solo. O pH do solo para a planta do dinheiro deve estar entre 6 e 7, levemente ácido a neutro.

Sistema de irrigação. A planta do dinheiro é sensível ao excesso de água, por isso o solo deve ter boa drenagem. Recomenda-se que o solo tenha uma mistura de matéria orgânica, como turfa ou composto, para melhorar a retenção de água e drenagem.

Fertilização

A planta do dinheiro é resistente e não requer muito fertilizante. No entanto, é benéfico fornecer nutrientes adicionais para manter a planta saudável e promover um crescimento vigoroso. Ele precisa ser fertilizado uma vez por mês durante a primavera e o verão, quando está em seu período de crescimento ativo. No outono e no inverno, recomenda-se adubá-la a cada dois ou três meses.

Quanto ao tipo de adubo, costuma-se usar uma versão líquida para plantas de interior de boa qualidade.

Poda

Esta planta não precisa de poda regular, mas você pode querer podá-la para manter sua forma ou controlar seu tamanho. Antes de começar a podar, limpe a planta do dinheiro removendo todas as folhas e galhos mortos ou doentes. Você também pode aparar qualquer crescimento bagunçado que possa estar tornando a planta pouco atraente.

Se você deseja manter uma forma específica, pode aparar os galhos mais longos para obter a forma desejada. Tente cortar apenas uma pequena quantidade do galho de cada vez para evitar deixar grandes feridas que podem enfraquecer a planta.

A melhor época para podar a planta do dinheiro é durante a primavera ou verão, quando a planta está em seu período de crescimento ativo. Evite podar a planta durante o outono ou inverno, pois isso pode retardar seu crescimento.

Motivos que podem fazer sua planta dinheiro morrer

Existem muitas razões pelas quais a planta do dinheiro pode estragar. Estes são alguns dos mais comuns:

Rega inadequada. Uma das causas mais comuns é a rega inadequada. Se a planta for regada muito ou pouco, isso pode causar danos às raízes e causar a morte da planta. É importante regar esta planta apenas quando o substrato estiver seco ao toque.

Luz inadequada. A planta do dinheiro precisa de uma quantidade adequada de luz para crescer de forma saudável. Se a planta for mantida em um local escuro ou com pouca luz, isso pode fazer com que a planta morra lentamente. Se você usá-lo como uma planta ao ar livre, tente adicioná-lo em uma área iluminada.

Doenças e pragas. Plantas de dinheiro também são suscetíveis a doenças fúngicas e bacterianas que podem causar a morte da planta. Se a planta tiver folhas e manchas amarelas ou marrons, isso pode indicar que está doente. Tal como acontece com outras plantas, pragas como ácaros, cochonilhas e moscas-brancas podem atacar a planta do dinheiro e causar danos.

Problemas com o substrato. Se o substrato no qual a planta do dinheiro está localizada for muito compacto ou não tiver drenagem suficiente, isso pode afetar negativamente a saúde da planta.

Como é a reprodução da planta do dinheiro

A planta do dinheiro pode ser reproduzida por estacas, divisão da planta ou propagação por sementes:

Estacas. Pegue um corte de cerca de 7 a 10 cm de comprimento de um caule saudável e sem flores. Remova as folhas inferiores e deixe secar por um dia ou dois.

Divisão vegetal. Se a planta de dinheiro for grande o suficiente, ela pode ser dividida em duas ou mais partes. Para fazer isso, retire a planta do vaso e separe delicadamente as raízes. Em seguida, plante cada seção em um vaso separado com solo fresco.

Propagação por sementes. A planta do dinheiro também pode ser propagada por sementes. Tenha em mente, no entanto, que pode levar vários anos para a planta amadurecer o suficiente para florescer e produzir sementes. Para fazer isso, colete as sementes maduras da planta e plante-as em solo úmido. Mantenha-os em um local quente e claro até que germinem.

· · ·

+ DICAS DE PLANTAS E DECORAÇÃO:

Feng Shui: 3 suculentas com flores amarelas para atrair dinheiro e abundância para sua casa

Como saber se as suculentas precisam de um vaso maior e troca de substrato

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias