Muitas pessoas, na hora de tentar parar de tomar refrigerantes, optam pela água com gás para ter o mesmo sentimento, e ainda conquistar uma vida mais saudável que vai bem diferente do uso da água comum, não é mesmo. E, por ser apenas água, é algo que não deve fazer tão mal para o nosso corpo, como a gente pensa a princípio.
ANÚNCIO
Leia também:
Esses são os sinais de depressão de pós-parto para ficarmos de olho
Mas, algumas pessoas começaram a se questionar se o que realmente fazia mal nas bebidas gaseificadas eram os gases e não o açúcar em si. E um estudo recente feito na Universidade de Birzeit, na Palestina, mostrou como os refrigerantes entregavam um ritmo mais rápido e um ganho de peso por conta dos hormônios, enquanto o gás também não trazia um efeito positivo para o nosso corpo.
Mas, como o estudo foi feito em uma amostra muito pequena, não podemos levar em tanta consideração, apesar de que é necessário ficar de olho em alguns pontos. Duane Mellor, porta-voz da Associação Dietética Britânica, analisou as descobertas para a Cosmopolitan e disse: “Até o momento, não temos evidências em humanos de que a água com gás leve ao ganho de peso, pois os efeitos de curto prazo em um hormônio ligado à fome em adultos jovens não podem ser alongado para ganho de peso.”
Laura Southern também conta: “Este foi um estudo muito pequeno e sabemos, por inúmeras pesquisas, que é o açúcar e os adoçantes em refrigerantes [que] são tão prejudiciais à saúde”, disse ela à Cosmopolitan UK. “Portanto, eu aconselharia limitar as bebidas gaseificadas que contêm adoçantes e açúcar, mas não se preocupar muito com os riscos de ganho de peso da água com gás.”
A água pura sempre acaba sendo a melhor opção de hidratação em si, mas vale lembrar que a água com gás não é menos hidratante do que a água normal, sendo necessário tomar água, não importa de qual jeito seja. Afinal, a água com gás traz vários benefícios ajudando até as mulheres na pós menopausa, ou em pacientes idosos com AVC que sofriam de constipação.
ANÚNCIO
Mas, se você tiver a síndrome do intestino irritável ou qualquer problema com o estômago e a gastrite em si, é melhor evitar essa bebida para que você não se sinta tão inchada. “Alguns estudos mostraram efeitos positivos na digestão e aliviaram os sintomas de constipação”, diz ela. “Porém, as pessoas podem achar que pode causar inchaço, afinal são muitas bolhas. Se você tem tendência a inchaço ou sofre de SII, recomendo que evite beber água com gás em grandes quantidades.”
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.