Saúde e Bem-estar

7 razões pelas quais você come mesmo quando não está com fome, segundo especialistas

É bastante comum comer para evitar a sensação de vazio, de não ter nada nas mãos ou de não estar ocupada, por exemplo

Mulher comendo

Comer é uma das melhores coisas desta vida. Isto porque, por diversas vezes, após uma refeição, somos invadidas por uma enorme sensação de bem-estar, um aumento de disposição, diminuição do estresse e ansiedade e até mesmo uma melhora no humor.

No entanto, ainda que o mais comum seja comer apenas nos momentos em que a fome bate, muitas pessoas costumam fazer diversas refeições ao longo do dia, até mesmo quando não sentem fome.

Existem inúmeras razões pelas quais isto pode acontecer, por isso, apresentamos 7 delas a seguir, extraídas do portal Nueva Mujer, de acordo com especialistas em psiconutrição da AvanClinic, de Madrid. Confira:

Recomendados

1. A aparência dos alimentos

É bastante comum visualizar alimentos cremosos, crocantes e refrescantes, que parecem ‘bonitos’, e relacioná-los com um bom gosto e ser levada a querer experimentá-los até mesmo quando não está com fome.

2. Enorme variedade

Se você tiver muitas opções de alimentos, tende a querer experimentar um pouco de tudo e acaba sendo mais difícil se controlar.

3. Fatores culturais e sociais

Celebrar uma festa com os amigos ou com a família, compartilhar momentos importantes como um casamento ou a ceia de Natal, parecem exigir que você coma em excesso, mesmo quando não está com tanta fome.

4. Não dormir o suficiente

A falta de sono produz alterações nos hormônios responsáveis pela regulação do apetite, isto faz com que o tempo não dormido seja ocupado fazendo alguma refeição.

5. Confundir sede com fome

Por diversas vezes, é bastante comum que a maioria das pessoas alivie a sede ou a boca seca, por exemplo, com comida ao invés de um copo de água.

6. Tédio

Muitas vezes, é comum comer para evitar aquela sensação de vazio, de não ter nada nas mãos ou de não estar ocupada.

7. Circuitos de recompensa

Comer proporciona sensação de prazer e isto estimula a associá-lo a uma recompensa, como por exemplo, ‘se eu conseguir sair cedo do trabalho, saio para comer com meu parceiro’ ou até mesmo usar esta tática com as crianças: ‘se você for bem na escola, te levo para tomar sorvete’.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/13/estes-sao-os-4-alimentos-que-voce-deve-evitar-se-e-mae-de-primeira-viagem-e-esta-amamentando/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/02/12/estes-sao-os-usos-maravilhosos-que-voce-pode-dar-a-casca-do-abacate/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM