Sexualidade

Desmistificando 3 mitos comuns sobre namoro bissexual

Alguns desses mitos estão envoltos em muito preconceito

Desmistificando 3 mitos comuns sobre namoro bissexual
Desmistificando 3 mitos comuns sobre namoro bissexual (Foto: Reprodução/Pexels)

Apesar de ser o maior grupo autoidentificado na comunidade LGBTQIA+, ainda existem certos mitos sobre a bissexualidade que significam que as pessoas bissexuais encontram mal-entendidos e preconceitos tanto das comunidades queer quanto cis.

ANÚNCIO

De acordo com o Relatório de Encontros LGBTQIA+ de 2023 da Hinge, a bifobia torna mais difícil para os bissexuais formar conexões com parceiros e dentro da comunidade.

A bifobia pode assumir a forma de rejeição discriminatória, quando os namorados não estão dispostos a explorar conexões com parceiros bissexuais, deixando muitos hesitantes em discutir sua sexualidade.

Recomendados

Também pode parecer uma desconsideração da identidade, com tantos mitos em torno de como as pessoas bissexuais namoram e vivenciam relacionamentos e sexo.

Por isso, é importante a trazer essas conversas à tona, desmascarar mitos comuns que impactam negativamente a comunidade e obter visibilidade e aceitação bissexual no mundo.

Com a ajuda de Moe Ari Brown (ele/eles), especialista em amor e conexão da Hinge, aqui estão três mitos comuns sobre bissexualidade e namoro como alguém que se identifica como bissexual.

Mito: a bissexualidade não existe

Infelizmente, existem pessoas que ainda acreditam que, independentemente das experiências de uma pessoa com pessoas de outros gêneros, sentir atração por alguém do mesmo gênero os torna gays ou lésbicas.

Este não é o caso, diz Brown.

“As experiências sexuais anteriores de alguém não definem sua identidade. Todos nós temos o direito de decidir como nos identificamos de acordo com o que parece certo.”

Ele explica que os rótulos ‘gay’ e ‘lésbica’ denotam pessoas que são atraídas exclusivamente por pessoas do mesmo sexo. Pessoas bissexuais sentem atração por pelo menos dois gêneros.

Mito: Pessoas bissexuais não podem ser monogâmicas

Este mito é baseado em pura especulação. Vem da ideia de que a bissexualidade precisa ser plenamente experimentada – ou seja, sexo com múltiplos gêneros – em todos os momentos e, portanto, não se presta à monogamia.

No entanto, “a orientação sexual é sobre como experimentamos ou não a atração sexual – não nos diz o tipo de relacionamento que as pessoas desejam”, diz Brown.

Mesmo que bebês bissexuais sejam atraídos por mais de um gênero, eles ainda podem praticar a monogamia e escolher namorar uma pessoa exclusivamente. Ou não! Mas não é porque eles são bissexuais.

E certamente existem maneiras de explorar sua bissexualidade em um relacionamento monogâmico. Você pode se envolver em atividades sexuais abertas e exploração com seu parceiro monogâmico, por exemplo, convidando um terceiro para o quarto.

Mito: Você não é bissexual até ter experiências com mais de um gênero

As pessoas que se identificam como bissexuais geralmente são descartadas se suas experiências sexuais não refletirem estar com mais de um gênero.

No entanto, pessoas bissexuais podem sentir atração e entender sua orientação sexual bem antes de terem qualquer relacionamento sexual, diz Brown.

“Alguém pode se identificar como bissexual enquanto só tem experiências sexuais com pessoas de um gênero.”

Estamos todos em uma jornada diferente com nossas identidades e sexualidades. Não cabe a ninguém nos dizer como nos identificamos e não deve haver regras em preto e branco que nos digam quando podemos nos identificar de uma determinada maneira. Nós somos quem somos - é tão simples quanto isso.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Poliamor Vs Poligamia: significado, diferenças e dicas

Relacionamento aberto: saiba o que é e como ter um relacionamento aberto saudável

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias