Sexualidade

Poliamor Vs Poligamia: significado, diferenças e dicas

Os termos vêm se popularizando e é normal ter dúvidas sobre o assunto

Poliamor Vs Poligamia: significado, diferenças e dicas

O mundo evoluiu muito nos últimos anos e, com ele, a definição dos relacionamentos está cada vez mais fluida. Não existe mais apenas uma forma aceitável de se apaixonar, construir uma família ou viver com o(s) parceiro(s) romântico(s).

Esse cenário em mudança também levou a uma falta de clareza sobre a estrutura e o funcionamento de certos tipos de relacionamento, especialmente para aqueles que os olham de fora ou querem explorá-los, mas não sabem como.

Um artigo publicado no site Bonobology (em inglês), aborda uma dessas áreas cinzentas: poliamor versus poligamia.

Recomendados

Esses dois termos não faziam parte das estruturas de relacionamento convencionais até recentemente. Muitas pessoas não estavam abertas à ideia de ter mais de um parceiro. E aqueles que o fizeram ficaram de boca fechada sobre isso.

Mas agora que a mentalidade das pessoas sobre esses relacionamentos está mudando, é bom estar ciente de como eles funcionam. Para saber mais sobre esses polirrelacionamentos, o site conversou com a Dra. Ashish Paul, especialista em Fertilidade Natural, Sexualidade Sagrada e Medicina Holística.

Ela diz: “Como a maioria das pessoas está acostumada apenas a ver relacionamentos monogâmicos, é plausível e não surpreendente que as pessoas ainda se confundam entre esses dois termos. Essa confusão decorre de uma grande semelhança, o uso da palavra poli, que é a palavra grega para “muitos”. Embora esses dois tipos de relacionamento não sejam iguais, eles têm sua parcela de semelhanças e diferenças”.

Poliamor Vs Poligamia - o que significam?

Embora possa haver muitas diferenças entre poliamor e poligamia, eles têm uma coisa em comum - eles desafiam a noção de que uma parceria romântica deve ter uma certa aparência para ser significativa e bem-sucedida. Com isso em mente, vamos dar uma olhada nas nuances desses dois tipos de relacionamento, começando pela poligamia.

A poligamia é um dos tipos de relacionamentos não monogâmicos em que um casamento envolve pelo menos três pessoas. Não há limite para o número de parceiros que você pode ter em um relacionamento polígamo, desde que haja o consentimento de todos os envolvidos. A Dra. Paul diz: “A poligamia significa ser casado com mais de uma pessoa”. A poligamia pode ser definida a partir dos seguintes tipos:

  • Relacionamentos de poliginia, onde um homem tem mais de uma esposa
  • Relacionamentos de poliandria, onde uma mulher tem mais de um marido
  • O casamento em grupo é outro tipo de poligamia em que um grupo de pessoas pertencentes a diferentes sexos e gêneros vivem juntos e compartilham uma casa

De acordo com o Pew Research Center, a poligamia é legal em apenas alguns países, incluindo o Oriente Médio e algumas partes da Ásia. No entanto, não é amplamente praticado, apesar de ser legal. Apenas 2% da população global pratica a poligamia. O Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas chegou a condenar a poligamia e disse que ela viola a dignidade das mulheres.

Passando para o que é poliamor, a Dra. Paul explica: “O significado de poliamor pode ser entendido observando as origens deste trabalho. É uma fusão de duas palavras gregas – Poly e Amor, que significa muitos e amor. Isso se traduz vagamente em vários amores.

Este é outro tipo de relacionamento não monogâmico em que uma pessoa constrói conexões românticas com vários parceiros com o conhecimento e a aprovação de todos os envolvidos. Não é traição quando é feito com o consentimento do seu parceiro. Mesmo quando um casal decide mutuamente deixar outras pessoas entrarem no relacionamento, torna-se um relacionamento de poliamor.

Existem diferentes tipos de relacionamentos poliamorosos:

  • Vee: Assemelha-se à letra “V” onde um parceiro tem dois parceiros, mas esses dois não estão envolvidos um com o outro, mas deram sua aprovação e consentimento para esse relacionamento
  • Tríade: Uma tríade é quando três pessoas estão envolvidas em um relacionamento. Pode ser um casal heterossexual com outro homem ou mulher na cena ou apenas três homossexuais em um relacionamento sexual ou romântico. Todos os três aqui estão envolvidos uns com os outros
  • Quadra: Quando um casal se envolve com outro casal, é um dos tipos de poliamor. Todos os quatro aqui estão sexualmente envolvidos um com o outro
  • Poliamor hierárquico: é quando um relacionamento é o foco principal. Um casal viverá junto, dividirá as despesas e até se apaixonará. Seu foco é o relacionamento, mas eles também podem ver outras pessoas sem deixar que isso afete seu relacionamento principal. É exatamente como ter um relacionamento aberto
  • Poliamor não hierárquico: é quando os parceiros não priorizam nenhum relacionamento. Tudo o que importa são suas necessidades. Todos devem assumir a mesma responsabilidade pelo relacionamento e todos têm a mesma opinião sobre como o relacionamento funcionará.
  • Poliamor à mesa da cozinha: esse tipo de relacionamento não é necessariamente sexual ou romântico. É como relacionamentos platônicos em que os casais apenas saem com outros casais ou pessoas solteiras de quem gostam e gostam de passar o tempo.
  • Poliamor paralelo: O poliamor paralelo ocorre quando um dos parceiros fica sabendo do caso do parceiro. Eles não se importam, mas não gostam de interagir com seus outros parceiros ou manter um relacionamento com eles. Tudo o que importa é o relacionamento com o parceiro atual
  • Poliamor solo: Um relacionamento sem compromisso é a principal prioridade aqui. A pessoa não está envolvida em nenhum relacionamento sério. Eles podem ter muitos relacionamentos casuais sem intenção de compromisso
  • Relação monopolista: Aqui um parceiro pratica a monogamia, enquanto o outro parceiro é livre para ter um relacionamento poliamoroso com quantas pessoas quiser

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Poliamor: 8 razões pelas quais as pessoas buscam relacionamentos não-monogâmicos

Você sabe o que significa ser pansexual? Te contamos tudo sobre esta orientação sexual aqui

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM