Sexualidade

Você sabe o que significa ser pansexual? Te contamos tudo sobre esta orientação sexual aqui

Muitas vezes a pansexualidade é confundida com a bissexualidade, mas existem algumas diferenças

Você sabe o que significa ser pansexual? Te contamos tudo sobre esta orientação sexual aqui

A comunidade LGBTQIA+ é grande e está em constante mudança, então pode ser difícil entender onde você está no espectro e está tudo bem. A sexualidade é fluida e está em constante mudança, então a parte mais importante é se permitir explorar e aprender com o que você se sente mais confortável.

Neste artigo publicado pelo site Into, vamos entender o que significa ser pansexual e o que significa fazer parte dessa comunidade.

O que significa ser pansexual?

Ser pansexual refere-se a uma pessoa que se sente atraída sexualmente, emocionalmente e romanticamente por outras pessoas, independentemente de sua identidade de gênero. Isso significa que, se você se considera pansexual, sente-se atraído por todas as formas de identidade de gênero, incluindo, mas não se limitando a, pessoas não binárias, de gênero fluido e transgênero.

Recomendados

Alguém que se considera pansexual também pode dizer que é “cego em relação ao gênero”, essa é uma ótima maneira de descrever a experiência pansexual. Estar em um relacionamento pansexual pode parecer diferente, às vezes o relacionamento parecerá “simples”, enquanto outras vezes o elemento de não-heterossexualidade será muito aparente. Independentemente da aparência, todas as relações pansexuais são válidas e não denotam a sexualidade de uma pessoa.

Saber que você pode fazer parte da comunidade LGBTQ+ pode ser assustador no começo, mas há muitas maneiras de se conectar à comunidade e aprender a se sentir confortável com sua sexualidade. Se você está curioso sobre como se identificar, aqui está o que você deve saber sobre o que significa ser pansexual.

História da palavra pansexual

A própria palavra pansexual é derivada do prefixo grego pan- que significa “tudo” e é claro que está ligado à palavra sexual. A palavra apareceu pela primeira vez em 1914 como “pan-sexualismo” no Journal of Abnormal Psychology.

O doutor J. Victor Haberman se opôs ao método de psicanálise de Sigmund Freud, no qual ele afirmava: “o pan-sexualismo da vida mental que faz com que toda tendência reverta finalmente para o sexual”. Isso significa que o significado original da palavra pansexual se refere à teoria de Freud de que o sexo é o motivador de todas as coisas.

Embora usada de maneira diferente, a palavra não carregava boas conotações. Foi apenas 1940, quando Alfred Kinsey criou uma escala que media os graus de heterossexualidade e homossexualidade, que a palavra começou a evoluir ligeiramente para o que conhecemos hoje.

Nos anos 80, a palavra ganhou força e se popularizou muito, mas também ganhou um novo significado. Pansexual neste período de tempo referia-se a pessoas interessadas em ter uma variedade de experiências sexuais que não é como definimos a palavra hoje.

Finalmente, nos anos 90, vemos ativistas pansexuais começarem a se levantar e assumir a definição atual que significa ser atraído por todo e qualquer gênero. O significado contemporâneo é amplamente atribuído à comunidade BDSM que popularizou a palavra e a ideia de muitas orientações sexuais além de apenas heterossexual e homossexual.

Nos anos 2000, testemunhamos muitas celebridades como Miley Cyrus e Janelle Monáe falarem sobre como se identificam com o rótulo pansexual e, assim, aumentaram a conscientização e a popularidade da palavra.

Alternativas à palavra pansexual

Como a identidade é pessoal e pessoas diferentes se sentem à vontade usando termos diferentes, há várias maneiras de dizer que uma pessoa é pansexual, incluindo:

  • Omnissexual
  • Queer
  • Não heterossexual

Com o tempo, a linguagem evolui e isso cria novas palavras derivadas de uma infinidade de nuances históricas. Rótulos e termos também podem carregar conotações, boas ou ruins, e é por isso que alguém pode se identificar mais com um termo do que com outro, apesar de significarem a mesma coisa. Também é importante observar que a palavra pansexual pode abranger indivíduos assexuais, não-binários e transgêneros, e muito mais.

Como NÃO chamar pessoas pansexuais

Palavras de ódio que se referem à comunidade pansexual devem sempre ser apagadas de conversas e falas. A palavra pansexual passou por muitas definições e usos, mas conotações e estereótipos negativos permanecem.

Também é fundamental observar que os membros da comunidade pansexual começaram a reivindicar termos depreciativos para retirar a opressão que enfrentaram, como usar o termo queer para se referir a si mesmos. Embora dentro da comunidade isso seja aceitável, ainda não é certo se referir a pessoas pansexuais com um termo depreciativo se a pessoa não fizer parte da comunidade. Sempre pergunte antes de assumir a sexualidade de alguém.

O que torna alguém pansexual?

A pansexualidade está enraizada na ideia de que você ama independentemente do gênero, isso significa que a identidade de gênero de alguém não afeta a maneira como você se sente atraído por alguém. Em vez disso, você valoriza talvez sua personalidade, atratividade física ou sua conexão.

Uma das maiores confusões que as pessoas podem ter ao começar a aprender sobre a identidade pansexual é a diferença entre pansexualidade, bissexualidade e polissexualidade. Por algum motivo ou outros muitos pensam que esses termos são intercambiáveis, mas na verdade são muito diferentes um do outro.

Tradicionalmente, a palavra bi significava atração apenas para homens e mulheres, mas essa definição binária deixa de fora as pessoas transgênero e as pessoas que não se conformam com o gênero. A bissexualidade passou a significar ser atraído por dois ou mais gêneros, mas isso não significa necessariamente que eles são atraídos por todos os gêneros, como uma pessoa pansexual pode ser. Às vezes, pessoas pansexuais podem usar como sinônimos a palavra omnissexual, o que significa que sua atração por pessoas não tem nada a ver com gênero.

A polissexualidade refere-se a alguém que se sente atraído por vários gêneros, mas, ao contrário da pansexualidade, não se sente atraído por todos os gêneros. Por exemplo, uma pessoa polissexual pode ser atraída por todos os gêneros, exceto homens, enquanto as pessoas pansexuais são atraídas por todo e qualquer gênero.

É sempre uma ótima ideia confiar que os membros da comunidade sabem mais sobre sua sexualidade do que você, e é importante ouvir pessoas pansexuais quando elas falam sobre suas identidades.

Perspectivas sobre ser pansexual

Mitos e equívocos são muito perigosos para a comunidade pansexual. Esses estereótipos geralmente levam a ações odiosas contra a comunidade. A perspectiva de uma pessoa pansexual é tão importante quanto a perspectiva de uma pessoa heterossexual.

Um dos equívocos que deve ser desmantelado é a ideia de que pessoas pansexuais são promíscuas e têm maior probabilidade de se envolver em atividades sexuais frequentes. Em primeiro lugar, a quantidade de atividade sexual com a qual uma pessoa está envolvida nunca deve ser vergonhosa, independentemente da identidade.

Mas, em segundo lugar, esses estereótipos negativos também levam a ideias falsas de que pessoas pansexuais são mais propensas a trair e não são monogâmicas. Claramente, isso não é um fato, mas é importante entender que esses são os tipos de problemas e críticas que uma pessoa pansexual pode encontrar diariamente.

A maneira perfeita de se manter atualizado sobre esses estereótipos e combatê-los é seguir pessoas pansexuais nas redes sociais e ouvir o que elas têm a dizer sobre o assunto. Também é uma ótima maneira de se sentir conectado se você faz parte da comunidade e precisa do apoio de outras pessoas pansexuais.

A bandeira pansexual

A bandeira pansexual foi criada por Jasper V e foi postada pela primeira vez em uma conta anônima do Tumblr em 2010. As cores representam o seguinte: ciano representa atração por homens, rosa representa atração por mulheres e amarelo representa atração por pessoas não binárias.

Conclusão

Todas as pessoas merecem respeito, independentemente de gênero, sexualidade ou qualquer outro aspecto de sua identidade. Compreender o que significa ser pansexual pode mudar ao longo dos anos, os rótulos estão sempre se transformando e evoluindo.

Entender que você é pansexual e abraçar sua identidade pode ser muito especial. Apesar das dificuldades, há muita alegria na comunidade e é incrível ver as pessoas se sentirem confortáveis e felizes com quem são.

Se algumas das ideias acima ressoam com você e você está pensando em sair, certifique-se de que as condições sejam seguras e tenha um plano de ação em relação à moradia e alimentação, caso as coisas não saiam como planejado.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Muito além do prazer, confira os benefícios do orgasmo para a sua saúde

Mito ou verdade: tomar café ajuda na hora do sexo?

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM