Sexualidade

Muito além do prazer, confira os benefícios do orgasmo para a sua saúde

O momento do orgasmo libera alguns hormônios que fazem bem ao nosso cérebro e ajudam no bem-estar

Muito além do prazer, confira os benefícios do orgasmo para a sua saúde

O sexo faz parte de nossas vida, é algo natural e, quando feito de maneira consentida e saudável, pode trazer muitos benefícios para a nossa saúde quando atingimos o orgasmo.

Atingir o ápice do prazer só é possível com a combinação do físico e do psíquico. Pode parecer algo complexo, difícil de atingir, mas a prática é mais simples: a partir do momento em que se entende o que passa no seu corpo durante esse momento de êxtase, fica mais fácil conduzi-lo no caminho certo.

O que acontece no cérebro quando temos um orgasmo?

O orgasmo é apenas uma das etapas da resposta sexual humana. Em resumo, nossa interação sexual está dividida da seguinte forma:

Recomendados

  • Desejo;
  • Excitação;
  • Orgasmo;
  • Resolução.

Os estudo sobre sexo e prazer são baseados, em sua maioria, nas respostas sexuais nos corpos masculinos. Mas mulheres também podem apresentar uma variação dessas etapas e respostas. O corpo feminino, infelizmente, ainda é pouco estudado neste sentido.

De acordo com um artigo publicado no site do médico Dráuzio Varella, as mulheres podem sentir uma interferência muito maior do restante do ambiente na resposta sexual da excitação, etapa importantíssima para alcançar o orgasmo – o que ajuda a entender por que 67% das brasileiras têm dificuldades para se excitar, de acordo com um estudo Departamento de Transtornos Sexuais Dolorosos Femininos da Universidade de São Paulo (USP), realizado em 2017.

A dra. Naira Scartezzini Senna, ginecologista e obstetra, destaca a relevância desse ponto. “Se a mulher tiver uma preocupação muito grande com algo para resolver no dia, com o filho que pode acordar, com a conta para pagar, isso pode fazer com que ela desvie a atenção do foco e do momento da atividade sexual.”

Os benefícios do orgasmo para o corpo

O sexo ativa diferentes mecanismos do nosso organismo, portanto, os seus benefícios seguem pelo mesmo caminho. Os benefícios de uma vida sexual saudável vão desde o humor melhorado até a proteção do sistema imunológico.

“A serotonina pode ajudar a regular o humor e o apetite. Já a ocitocina traz relaxamento e a sensação de segurança, o que ajuda a diminuir a ansiedade. A endorfina, por sua vez, pode ajudar no alívio de dores em geral com sua ação analgésica. Além disso, o sexo é extremamente importante para a imaginação, porque ele trabalha a forma como a gente se relaciona com a nossa própria fantasia e mundo interior, como nos comunicamos com as pessoas, etc.”, explica ao site Gabriela Vitor, psicóloga especialista em terapia sexual.

Há também benefícios físicos. “O assoalho pélvico, por exemplo, se contrai junto aos músculos, o que gera um gasto energético semelhante à prática de exercícios e estimula o sono reparador”, completa.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM