Saúde e Bem-estar

Conheça 3 frutas maravilhosas que você deve consumir sem pensar duas vezes durante o verão

A melancia e o melão, por exemplo, possuem uma porção significativa de água em sua composição, auxiliando na diminuição do risco de desequilíbrio hídrico

Melão e morango

Recentemente, entramos em uma das estações do ano mais amadas e aguardadas pela maioria das pessoas: o verão. Com o encerramento marcado para março, esta época é caracterizada pelo clima ensolarada e bastante abafado, perfeito para pegar uma praia ou piscina.

Entretanto, ainda que o verão seja bastante proveitoso, é muito importante cuidar da saúde de dentro para fora neste período – e em todos os outros – pois o risco de problemas como desidratação, por exemplo, pode aumentar. Por isso, se hidratar e se alimentar corretamente é essencial.

Sendo assim, que tal conhecer 3 frutas que você pode aumentar o consumo e tirar o máximo de proveito durante esta estação do ano? Veja a seguir, de acordo com o portal Melhor Com Saúde:

1. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas estão em seu ponto de maturação perfeito durante o verão e possuem alto teor de antioxidante. As antocianinas presentes nelas, podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares, de acordo com pesquisas publicadas na Molecular Aspects Of Medicine.

Além do mais, as frutas vermelhas possuem outros antioxidantes poderosos, como a vitamina C, nutriente importante para a formação de colágeno, a proteína mais abundante do corpo e para a modulação do sistema imune. Quando consumida regularmente, esta vitamina diminui a incidência dos resfriados comuns.

Outro ponto positivo das frutas vermelhas é a sua grande versatilidade. É possível consumi-las naturalmente, como um lanche ou inclui-las em sobremesas saudáveis, por exemplo, embora o primeiro seja o mais aconselhável, pois, é assim que se aproveita todas as fibras.

2. Melão e melancia

A melancia e o melão possuem uma porção significativa de água em sua composição, auxiliando na diminuição do risco de desequilíbrio hídrico. Vale lembrar que, a desidratação é uma condição extremamente perigosa no verão, pois, já foi demonstrado que pode ser fatal em adultos mais velhos. As ondas de calor ocasionam estragos nas pessoas com uma faixa etária mais avançada.

Por causa disso, além do consumo regular de água, é aconselhável ingerir alimentos que possuam alto teor de líquidos no verão, como é o caso da melancia e do melão, que contêm também antioxidantes importantes para a prevenção de doenças complexas.

Entretanto, no caso de sofrer de diabetes ou problemas metabólicos, pode não ser benéfico consumir estas frutas em grandes quantidades, pois, elas possuem uma quantidade significativa de frutose.

3. Pêssego

Esta é uma das frutas mais aceitas pelas crianças, por exemplo, por causa de seu sabor adocicado e textura. O pêssego se destaca pelo seu teor de açúcares e betacarotenos, segundo pesquisa publicada na revista Voprosy Pitaniia e, estes dois nutrientes, possuem um caráter antioxidante marcante, essenciais para prevenir a degeneração macular e os problemas de visão, além de proteger contra as doenças inflamatórias do fígado.

É mais aconselhável consumir o pêssego inteiro, para que assim, todas as suas fibras sejam aproveitadas, o que pode diminuir os problemas de distúrbios intestinais, como a prisão de ventre, por exemplo.

No entanto, vale lembrar que, o consumo do pêssego em calda deve ser evitado, pois, o método de conservação utilizado possui alto teor de açúcar, o que pode ser prejudicial para a saúde metabólica.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2023/01/03/estes-sao-os-8-alimentos-que-vao-hidratar-o-seu-corpo-tanto-quanto-a-agua/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/12/31/faca-estes-7-exercicios-para-cuidar-da-sua-circulacao-durante-as-viagens-de-ferias/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM