Estilo de Vida

8 métodos para cultivar plantas que são mais fáceis do que parecem

Aumente o seu jardim em casa com essas técnicas super fáceis

8 métodos para cultivar plantas que são mais fáceis do que parecem
8 métodos para cultivar plantas que são mais fáceis do que parecem (Foto: Reprodução/Pexels)

Quer seja um adepto da jardinagem ou não, deve saber que existem vários métodos com os quais pode fazer a reprodução das suas plantas.

ANÚNCIO

Existem aquelas mais simples, perfeitas para iniciantes, e outras mais complicadas, que exigem um nível de conhecimento um pouco maior. Além disso, também dependerá do tipo de planta. Veja a seguir quais são os mais populares e para aumentar a sua coleção de plantinhas em casa.

Cultivo por raízes

Esta forma de reproduzir as plantas é simples e não requer grandes conhecimentos em jardinagem. Para isso, corte algumas hastes verdes ou ramos jovens da planta que deseja reproduzir e coloque-os em um copo ou recipiente com água. Algumas espécies podem ser colocadas diretamente no solo. Quando começarem a criar raízes, você pode plantá-las em um vaso ou no jardim. Este tipo de reprodução é aconselhável em plantas verdes como o poto. Para reproduzir outras plantas, como chamaedoreas, você terá que separar também a raiz.

Recomendados

Reprodução por caule ou talos

Algumas plantas geram caules independentes dos quais sai uma planta geneticamente igual à original. Algumas das mais conhecidas são a fita ou laço de amor, a saxifraga ou o gerânio morango. Destas plantas surgem alguns caules ou talos onde crescem as ventosas. Para obter uma nova planta, separe cuidadosamente os rebentos e coloque-os em um vaso com substrato bem drenado.

Reprodução das folhas

Este método é perfeito para reproduzir seus cactos e suculentas. Para isso, escolha uma folha saudável da parte inferior da planta e retire-a com cuidado, de forma que saia totalmente de sua base. Você pode fazer isso girando da esquerda para a direita. Num recipiente limpo e desinfetado (pode fazê-lo com álcool), coloque o substrato universal misturado com cascalho, solo vulcânico ou casca de árvore para promover uma boa drenagem. Coloque a folha na terra e o recipiente em local que receba luz indireta.

Reprodução de plantas por divisão

Este método também é um dos mais fáceis. Consiste em dividir uma única planta em dois ou mais exemplares, de modo que não haja mães e filhos, mas sejam todos iguais. Este tipo de reprodução é adequado para plantas como hera, espada de são jorge ou plantas herbáceas. Para fazer isso, você deve extrair a raiz da panela e remover o máximo de terra possível sem danificá-la. Separe os caules e raízes, tomando cuidado para não quebrá-los. Em seguida, plante-os em vasos diferentes.

Reproduza suas plantas por enxerto

Este tipo de reprodução consiste em unir duas plantas diferentes, de forma que uma sirva de suporte para o crescimento daquela que queremos reproduzir. É comum fazê-lo em rosas ou árvores frutíferas. Para fazer isso, você deve remover um broto da árvore ou planta que deseja reproduzir. Numa planta com características semelhantes (embora mais resistentes, por exemplo, a um tipo de solo), corte um rebento semelhante e coloque o da primeira árvore ou planta. Prenda-o com fita de enxertia e corte o galho acima do enxerto feito. Assim este ramo crescerá com mais vigor.

Usando as sementes

É uma forma de reprodução sexuada das plantas. Para fazer isso, deixe secar bem a planta da qual você deseja extrair as sementes. Em seguida, pegue as sementes e deixe-as secar (coloque-as sobre um pedaço de jornal em local fresco e seco). Guarde-os em sacos de papel ou potes de vidro. Para reproduzir suas plantas, você vai precisar de mudas, substrato para mudas (você mesmo pode fazer com 6 partes de substrato universal, 4 de húmus, 1 de areia e 1 de vermiculita) e as sementes. Coloque duas ou três sementes em cada canteiro, a uma profundidade de cerca de 5 cm. Regue e coloque em um local que receba luz, mas não sol direto. Quando começarem a brotar, você pode transplantá-las para um vaso maior ou para o solo.

Reprodução por camadas

Este método de reprodução é um pouco mais complexo do que os anteriores. Trata-se de reproduzir uma planta sem realmente separá-la da planta mãe. É comum em plantas rasteiras, como framboesas ou amoras, e pode ocorrer naturalmente na natureza. Para isso, escolha um galho baixo da planta que deseja reproduzir que esteja saudável e enterre uma parte dele no solo. A parte enterrada ficará a cerca de 15-30 cm da ponta do ramo e deverá fazê-lo a cerca de 10-15 cm de profundidade. Prenda o galho no chão com uma haste ou arame em forma de U para que não saia do chão. Quando a raiz do novo tiver agarrado a planta, você pode separá-la da mãe.

Existem vários tipos de reprodução por estratificação: a forma simples, explicada acima, múltipla, aérea, monte e trincheira.

Reprodução natural de tubérculos, bulbos e rizomas

Existem plantas que produzem filhos naturalmente, como tubérculos, bulbos e rizomas. Essas plantas se dividem espontaneamente, então você não precisa fazer nada além de separar as diferentes plantas para que cresçam de maneira mais saudável e com mais espaço.

· · ·

+ PLANTAS E DICAS:

Onde NÃO colocar a Espada de São Jorge para evitar más energias, segundo o Feng Shui

Essas plantas vão inundar sua casa de energias positivas

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias