Comportamento e Relacionamento

Nomes de bebê: esses lindos nomes são inspirados na literatura brasileira

Que tal um nome clássico, potente e com significados lindos para o seu filho ou filha?

Nomes de bebê: esses lindos nomes são inspirados na literatura brasileira
Nomes de bebê: esses lindos nomes são inspirados na literatura brasileira (Foto: Reprodução/Pexels)

Escolher o nome do bebê que está à caminho, nem sempre é uma tarefa fácil para as mães e pais. As possibilidades são tantas, que é normal sentir um pouco de dúvida e indecisão, afinal é uma decisão importante.

ANÚNCIO

Se você é fã das nomenclaturas mais clássicas, irá encontrar nesta lista lindos nomes inspirados na literatura brasileira. São nomes potentes e cheios de significados que vão te deixar encantada, além da vantagem de não saírem de moda.

Nomes para meninas

Clara (tirado de “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto): tem origem do latim clarus. Significa “brilhante”, “luminosa”, “ilustre”.

Recomendados

Cecília (tirado de “O Guarani”, de José de Alencar): de origem no sobrenome da família romana Caecilius. Significa “sábia”, “guardiã dos músicos”.

Emília (tirado de “Sítio do picapau amarelo”, de Monteiro Lobato): da mitologia grega Aimylios, significa “aquela que tem a fala agradável”, zelosa e solícita.

Gabriela (tirado de “Gabriela, cravo e canela”, de Jorge Amado): feminino de Gabriel, representa “mulher de Deus”, “mulher forte de Deus” e “fortaleza de Deus”.

Helena (tirado de “Helena”, de Machado de Assis): do grego Heléne, significa “raio de sol”, “tocha”, “aquela que reluz”.

Joana (tirado de “Perto do Coração Selvagem”, de Clarice Lispector): variante feminina de João, tem origem no latim Lohanna e no hebraico Yohanan. Representa “Deus perdoa”, “Deus misericordioso”, “agraciada por Deus”.

Lavínia (tirado de “Eu Receberia as piores notícias de seus lindos lábios”, de Marçal Aquino): derivada das palavras em latim lavo, lavi e lavatum, indica “aquela que banha” “aquela que purifica”.

Ursula (tirado de “Ursula”, de Maria Firmina dos Reis): em latim, é o diminutivo de ursa, ou seja, ursinha.

Virginia (tirado de “Ciranda de Pedra”, de Lygia Fagundes Telles): tem origem dos termos em latim virgo e virginis, que querem dizer virgem. Ganhou ainda o significado de “donzela”.

Nomes para meninos

Bento (tirado de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis): diminutivo de Benedito, significa “abençoado pelo batismo”, “bendito”, “louvado”.

Josué (tirado de “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado): com forte influência no divino, deriva do hebraico Yehoshua. Significa “Deus é a salvação”.

Martim (tirado de “A Maçã no Escuro”, de Clarice Lispector): do latim Martinus, significa guerreiro. Também pode ser associado ao deus romano da guerra, Marte.

Pedro (tirado de “Capitães de Areia”, de Jorge Amado): de procedência da palavra grega petra, representa “pedra”, “rochedo”.

Rodrigo (tirado de “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector): de origem germânica, é a junção de hrod (fama) e ric (riqueza), sendo interpretado como “famoso por sua glória”, “rei famoso”, “governante poderoso”.

Santiago (tirado de “O Alquimista”, de Paulo Coelho): resultado de Santo Iago, que vem do nome bíblico Jacó. Significa “o que segura o calcanhar”, “sucessor”, “o que Deus protege”.

Teodoro (tirado de “Dona flor e seus dois maridos”, de Jorge Amado): com origem do grego Theódoros, significa “dádiva, presente de Deus”.

Ulisses (tirado de “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector): derivado do grego Odysséus e do latim Ulysses, significa “filho da raiva”, “o que faz o caminho”.

· · ·

+ NOMES DE BEBÊ:

Nomes de bebê: ideias de nomes natalinos para o seu pequeno ou pequena

Nomes de bebê: nomes para meninos inspirados em grandes personagens do cinema

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias