Saúde e Bem-estar

Saúde: 4 dicas para melhorar os sintomas da TPM

Que atire a primeira pedra a mulher que nunca chorou sem sentido na TPM

Saúde: 4 dicas para melhorar os sintomas da TPM
Saúde: 4 dicas para melhorar os sintomas da TPM (Foto: Reprodução/Pexels)

Se você é uma pessoa que menstrua, com certeza sabe muito bem do que estamos falando. Sensibilidade aflorada, choro sem motivo, irritabilidade fora do normal, esses são apenas alguns dos sintomas mais famosos da famosa e temida TPM.

ANÚNCIO

No entanto, é bom saber que não estamos sozinhas. Isso porque os sintomas da TPM (ou tensão pré-menstrual), a uma realidade para 75% a 80% das pessoas em idade reprodutiva que menstruam, segundo dados da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Inclusive, a intensidade, a duração e a gravidade dos sinais encontrados são muito variáveis e têm sido relatados desde a menarca até a menopausa. A síndrome pré-menstrual (SPM), famosa TPM, é representada por um conjunto de sintomas físicos, emocionais e comportamentais que apresentam caráter cíclico e recorrente, iniciando-se na semana anterior à menstruação e que aliviam com o início do fluxo menstrual.

A boa notícia, no entanto, é que existem medidas que podem ajudar a aliviar esses visitantes indesejáveis, que prejudicam o bem-estar do mulherio. Então, veja algumas medidas práticas que podem ser nossas melhores amigas.

Pratique exercícios físicos

As atividades físicas fazem bem para o corpo e a mente, pois liberam endorfinas que provocam sensação de prazer, relaxam, ajudam no funcionamento do intestino e reduzem o edema característico do período. O ideal é praticar exercícios moderados. Yoga, caminhada, ciclismo, natação e hidroginástica podem ser boas alternativas.

Evite alguns tipos de alimentos

Há alimentos que estimulam a distensão abdominal, o inchaço, as dores de cabeça, entre outras queixas características do momento. Por isso, especialistas indicam evitar o consumo de alguns itens, como café, chá preto, chá mate e refrigerantes. O ideal é ingerir alimentos mais leves, com teor reduzido de gordura saturada e sal. Frutas, vegetais, grãos e alimentos diuréticos são fortes aliados.

Aposte em chás diuréticos e calmantes

Entre as opções naturais para ajudar a aliviar a TPM estão também os chás, como o de valeriana, um calmante natural. Aposte ainda em chá de cavalinha, hibisco, camomila, erva-doce e dente-de-leão, que também têm ação diurética.

ANÚNCIO

Use calcinhas com nanotecnologia que aliviam os desconfortos

Uma opção supertecnológica, que promete revolucionar o assunto, vai ao encontro das calcinhas com Pontos Quânticos de Carbono (PQC). Elas emitem ondas infravermelhas de longa duração que ativam a microcirculação da região. Com isso, os vasos comprimidos pela ação da prostaglandina podem voltar a ter uma circulação natural, aliviando o inchaço, a cólica menstrual e demais desconfortos abdominais, como prisão de ventre e incontinência urinária.

· · ·

+ SAÚDE E BEM-ESTAR:

Manter um diário pode ser uma ferramenta terapêutica para esvaziar a mente e se conectar com as emoções

Saúde mental: 5 livros para lidar com as emoções do final de ano

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias