Saúde e Bem-estar

Manter um diário pode ser uma ferramenta terapêutica para esvaziar a mente e se conectar com as emoções

Uma prática cada vez mais utilizada e que faz uso da escrita expressiva para liberar sentimentos de desconforto

Uma prática cada vez mais utilizada e que faz uso da escrita expressiva para liberar sentimentos de desconforto
Uma prática cada vez mais utilizada e que faz uso da escrita expressiva para liberar sentimentos de desconforto (Foto: Reprodução/Shutterstock)

No auge dos movimentos que defendem a melhoria da saúde mental, algumas técnicas ou ferramentas são promovidas para alcançar uma sensação de bem-estar e reduzir o estresse diário. O registro no diário se consolidou há alguns anos como uma das atividades mais eficazes e prazerosas para combater os momentos de ansiedade e mal-estar.

ANÚNCIO

“É um ritual de autoconhecimento, no qual através da escrita à mão em um caderno, exploramos, observamos e registramos pensamentos e emoções dos quais não temos plena consciência. Uma ferramenta para colocar no papel o conteúdo da nossa cabeça”, explica a comunicadora social e Wellness coach, Pilar Pose ao site La Nacion.

Há quem prefira utilizá-lo como se fosse um diário pessoal no qual se registra sua vida cotidiana -como quando era pequeno-, alguns que optam por refletir sobre os pensamentos que os atormentam e outros que simplesmente o utilizam para escrever objetivos para consolidar, metas ou frases motivacionais. Seja qual for a maneira que você escolher para desabafar, essa prática não é apenas uma liberação, mas oferece vários benefícios psicológicos.

“Comecei a praticar o diário este ano por indicação terapêutica, no começo a ideia me pareceu estranha, mas com o tempo comecei a gostar”, conta Lourdes, 23 anos. A jovem conta que seu terapeuta recomendou essa prática depois que ela lhe contou que na adolescência escrevia em um diário: “Eu não ia dormir sem transformar meu dia naquelas páginas”, lembra ela. Essa atividade geralmente a ajuda a entender a origem de seus problemas.

“Gosto de agradecer e tomar conhecimento das coisas boas e não apenas anotar as negativas; o mundo parece menos triste quando se agradece”, afirma a jovem. E confessa que “o diário é uma disciplina que, se não for rigorosa e a praticar com frequência, de nada serve”.

Por outro lado, a American Psychological Association afirmou abertamente as vantagens de fazer esta atividade: segundo seus profissionais, ajuda a eliminar pensamentos negativos e melhora o desempenho da memória.

Diferentes estudos mostraram que escrever em um diário pode levar a um sono melhor, um sistema imunológico mais forte e um QI mais alto.

ANÚNCIO

· · ·

+ SAÚDE E BEM-ESTAR:

Depressão de fim de ano: psicólogo alerta para o aumento nos casos de suicídio na época do Natal

Você sabe o que é ansiedade? Entenda melhor o que é a condição que afeta milhares de brasileiros

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias