Saúde e Bem-estar

Saiba 5 maneiras simples de deixar o seu ouvido limpinho sem utilizar hastes flexíveis

O Cerumin, por exemplo, contém ação antifúngica e desinfetante, além de amolecer e dissolver a cera acumulada no ouvido

mulher

Manter a higiene dos nossos ouvidos é algo muito importante e deve ser realizado com certa frequência. Isto porque, o acúmulo de cera, pode ocasionar em diversos problemas, como por exemplo, infecções e coceiras.

Embora muitas pessoas optem por utilizar hastes flexíveis com ponta de algodão para limpar o ouvido, elas não são muito recomendadas para realizar esta limpeza e podem até mesmo causar lesões graves.

Sendo assim, que tal conhecer algumas maneiras simples de deixar o ouvido limpinho sem utilizá-las? Confira 5 a seguir, extraídas do portal Tua Saúde:

Recomendados

1. Usar a ponta da toalha ou um algodão em disco úmido

Para remover de maneira segura a sujeira acumulada na parte externa do ouvido, pode-se, depois do banho, passar o canto de uma toalha molhada ou um algodão em disco úmido em toda a orelha.

2. Colocar gotas de óleo vegetal

Caso o ouvido esteja com bastante cera acumulada, para amolecê-la e facilitar sua saída, pode-se colocar duas gotas de óleo da marca Johnson ou um de amêndoa, e depois, com uma seringa, adicionar um pouco de soro fisiológico dentro da orelha e virar a cabeça de forma lenta. Assim, o liquido sairá completamente e não haverá infecção.

3. Utilizar Cerumin

O Cerumin possui ação antifúngica e desinfetante, além de amolecer e dissolver a cera acumulada no ouvido, tornando mais fácil sua remoção.

4. Realizar irrigação no ouvido

Para realizar a irrigação no ouvido, deve-se usar uma seringa de bulbo e preenchê-la com água morna. É recomendado virar o ouvido para cima, colocar a ponta da seringa na entrada do mesmo e apertar delicadamente para sair a água, que deve ficar por cerca de 60 segundos. Depois, é necessário virar a cabeça para o outro lado para que a água saia.

Além da irrigação no ouvido, é importante manter o nariz limpo e livre de secreções. Isto porque ele e o ouvido possuem ligação interna e, muitas vezes, o acúmulo de catarro nas vias aéreas é o responsável por causar infecções no ouvido.

5. Usar um tampão de ouvido

Antes de ir à praia ou nadar na piscina, por exemplo, é indicado o uso do tampão de ouvido, pois, pode prevenir a entrada de água e a ocorrência de infecções.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/12/08/estas-sao-as-5-maneiras-mais-simples-de-umidificar-o-ar-da-sua-casa/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/12/07/conheca-10-beneficios-maravilhosos-que-a-cenoura-pode-proporcionar-para-a-saude/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM