Saúde e Bem-estar

Como cuidar da cistite de modo eficaz

É melhor ter essas dicas sempre por perto

Como cuidar da cistite de modo eficaz

Quando já começamos a sentir aquela queimação e a necessidade constante de fazer xixi, sabemos que algo ruim vem por aí, e pode ser não só uma infecção urinária, mas sim uma cistite. Esse desconforto traz complicações que, se não forem tratadas adequadamente, podem trazer problemas piores no futuro.

Leia também:

Emily Ratajkowski comenta sobre a perda de peso recente

Recomendados

Afinal, a cistite é uma inflamação da bexiga e do trato urinário, acontecendo principalmente em mulheres e podendo ser bacteriana ou não, já que a última pode ser por conta de infecções na área, afetando pelo menos 50% das mulheres ao redor do mundo. Entre as causas, estão principalmente as bactérias que entram na uretra e se multiplicam, podendo acontecer principalmente se você for sexualmente ativo, estiver grávida, passando pela menopausa, diabetes, tem um sistema imunológico enfraquecido ou estiver com pedras nos rins.

Entre os sintomas, estão a necessidade de urinar com mais frequência e urgência, além de odor forte e uma pressão maior na bexiga, junto com uma inflamação, dor nas costas e no abdômen inferior. É melhor ficar de olho ainda mais se isso vir junto com uma dor intensa, febre, calafrios, náusea ou enjoo.

Para cuidar, o especialista dá a dica: “Uma bolsa de água quente e analgésicos como o paracetamol ajudarão a aliviar qualquer dor ou desconforto. Então beber muita água é importante para eliminar as bactérias que causam a infecção”, diz o Dr. Queri. “É importante evitar bebidas com cafeína, alcoólicas ou açucaradas, pois podem irritar a uretra. Evitar sexo e fazer xixi com frequência também ajudará “, diz ele.

Mas, como prevenir essa questão? Para isso, nada melhor do que beber muita água, se manter hidratada regularmente e urinar sempre para eliminar qualquer bactéria indesejada. Se a cistite estiver no começo, é necessário beber pelo menos dois litros de água por dia, além de evitar alimentos e bebidas com muito ácido como cafés, chás e sucos.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM