Comportamento e Relacionamento

Nomes de bebê: esses nomes curtos para meninas e meninos vão te deixar apaixonada

Os nomes curtos podem ser fortes repletos de charme

Nomes de bebê: esses nomes curtos para meninas e meninos vão te deixar apaixonada

Se você gosta de nomes curtos, mas cheios de charme e força para o seu bebê, você encontrou a lista certa.

Esses nomes mais curtinhos, com quatro letras ou duas sílabas apenas, ganhou o coração de muitas mamães e papais nos últimos anos. Como exemplo, como citar nomes como Gael, Ravi, Zoe, Cleo.

A lista é enorme, mas aqui destacamos os principais nomes curtos para meninas e meninos, junto com seus lindos significados.

Nomes para meninas

Ada

Significa feliz, de eada, do germânico. Ou do hebraico adah, ornamento ou beleza. Ada é uma personagem bíblica do Antigo Testamento, mencionada no livro de Gênesis. Ela foi esposa de Lameque e mãe de Jabal e Jubal.

Ana

Do hebraico Hannah, o mesmo que “graça”. É citado várias vezes na Bíblia. Entre elas, é o nome da mãe do profeta Samuel. Este é um dos nomes mais populares do Brasil, com mais de 3 milhões de registros. Algumas variações são Anna, Anne e Anaís.

Cleo

Vem do grego kléos, traduzido como “fama”, “revelação” ou, ainda, “glória”. Também é associado ao diminutivo de Cleópatra, originário do grego Kleo-patros, que designa “pai famoso”. Uma variação de grafia é Cléo.

Dora

Variação de Dorotéia. Carrega o belo significado de “presente”, “dádiva” ou até “dom”, originário do grego doron. É um nome pouco utilizado no Brasil, com cerca de 12 mil registros.

Eva

Significa “vida” ou “viver”, do hebraico Hawwâh. No Antigo Testamento, é o nome da primeira mulher criada por Deus. É bastante comum entre os brasileiros, com mais de 161 mil pessoas registradas desta forma. Uma variação é Ava.

Gaia

Significa “terra”. Na mitologia grega, Gaia é a personificação divina da Terra. Ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos e foi uma das primeiras habitantes do Olimpo. Sua potencialidade progenitora é tão intensa que, sem intervenção masculina, dá à luz Urano (seu filho e esposo), às Montanhas e ao Mar. Casada com o Céu, a Terra gera também os Titãs e os Ciclopes. Absolutamente tudo que cai em seu ventre fértil ganha vida.

Gal

Nome hebraico, que pode ser usado no masculino e no feminino. Significa “onda”. Também é relacionado a uma alteração informal do substantivo “girl”, em inglês, que quer dizer “menina” ou “moça”.

Iara

Vem do tupi. Para alguns autores, de Ig-iara, “água e senhora”, isto é, “senhora das águas”. Outros acreditam que a origem é Yara, “a que fica acima”, “a que supera”. No folclore brasileiro, Iara é uma sereia que vive no Rio Amazonas e tem o poder de encantar os homens com a sua bela voz. Uma variação é Yara. No Brasil, há mais de 94 mil pessoas chamadas assim.

Jade

Tem origem a partir do latim ilia, que quer dizer “pedra do flanco” ou “pedra do lado”. Também ganhou o significado de “pedra preciosa”, referindo-se à pedra verde muito utilizada para joias. Não é um nome muito muito comum entre os brasileiros, com apenas 11 mil registros, mas nos anos 2000.

Kim

Nome muito popular entre os coreanos, significa “ouro” ou “dourado”. Alguns autores dizem que ele pode ter vindo do anglo-saxão, como uma forma primitiva de “king”, traduzido como “rei”. Independente da origem, é um nome que designa alguém muito poderoso.

Laís

Significa “popular” ou “democrática”. Do grego Laís, derivado de Laós, que designa “povo”. Também é associado ao hebraico Laith ou Laish, traduzido como “leoa”. É bastante utilizado entre os brasileiros, com mais de 131 mil registros.

Lana

O nome é inspirado no italiano Lana, que quer dizer “lã”. Também é relacionado à variação de Helena, interpretado como “raio de sol”. Apesar de não ser muito comum, com apenas cerca de 18 mil brasileiras registradas assim, sua popularidade vem crescendo.

Lia

É uma variação do nome Lea. Existem dois possíveis significados associados a Lia. Do hebraico le’ah, quer dizer “cansada”. Outra hipótese é do latim lea, isto é, “leoa”.

Luna

Quer dizer “lua”, em espanhol. Luna também era a deusa romana da lua. É pouco utilizado no Brasil, com cerca de 9 mil registros, mas tem estado em alta nos últimos anos.

Mel

O nome recebe a denotação da própria palavra, transferindo àqueles que o recebem as qualidades próprias da substância, como a doçura. Também é associado ao diminutivo de Melissa, que vem do grego e quer dizer “abelha”.

Mia

Diminutivo escandinavo do nome Maria, fazendo uma referência à estrela do mar (Stella Maris), que representa a Virgem Maria na iconografia cristã. Por conta disso, significa “senhora soberana”, “vidente”, “a pura” ou “estrela do mar”.

Mila

Em algumas línguas eslavas, quer dizer “querida”. Mas também pode ser interpretado como diminutivo de Camila, que pode ser traduzido como “ministro de Deus”, do grego.

Nina

Do italiano Nina, forma familiar de Giovannina, Caterina, Anina. Ou do latim Nina, Ninna, nenê. Este também era o nome da deusa da fertilidade Assíria e Babilônica, divindade padroeira da cidade de Nínive.

Sara

A origem está no hebraico Sarah, que designa princesa. Na Bíblia, Sara era a esposa de Abraão. É um nome muito comum entre os brasileiros, mais de 234 mil pessoas são chamadas assim. Uma variação é Sarah.

Zoe

Também carrega o significado de “vida”, originário do grego. Reflete uma pessoa cheia de vivacidade, que vive intensamente e com muita alegria.

Nomes para meninos

Alex

Diminutivo de Alexandre, ou seja, “protetor dos homens” ou “defensor da humanidade” em grego. É um nome que possui um sentido de força e liderança, utilizado para expressar a ideia de alguém com poder para superar energias negativas e adversidades. No Brasil, é bem popular, com mais de 311 mil registros.

Ari

Do hebraico arih, significa “leão”. Também é associado à hari, do germânico antigo, o mesmo que “exército”. Ou, ainda, pode ser relacionado ao tupi airy, nome do cacho de frutos da brejaúva, que é traduzido por extensão como “o que tem os cabelos cacheados”. Mais de 43 mil brasileiros são chamados assim. Uma variação é Ary.

Ben

Dizem ser uma abreviatura de Benedito, que significa “bendito” ou “abençoado”, originário do latim Benedictus, ou de Benjamin, que pode ser interpretado como “filho da felicidade”. É tendência na Europa e países que adotam a língua inglesa, já no Brasil, não é tão comum, com pouco mais de mil registros.

Caio

Quer dizer feliz, contente, do latim Gaius. Outra origem indicada é o latim Caius, traduzido como ‘’nome de homem’'. No Brasil, é um nome bastante utilizado, com mais 227 mil pessoas chamadas assim.

Cauã

É um nome tipicamente brasileiro, tem origem Tupi e significa “gavião” ou “falcão”. É um nome popular no Brasil, especialmente nos estados do Sudeste, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Há mais de 85 mil pessoas chamadas assim no país. Ele também é escrito como Kauã, Cauan ou Kauan.

Davi

Vem do hebraico dawid e quer dizer “amado”. Na Bíblia, Davi venceu o gigante Golias e se tornou o grande rei de Israel. É outro nome bastante utilizado no território brasileiro, com mais de 250 mil pessoas chamadas assim. Em 2021, esteve entre os dez nomes de bebês mais populares do ano. Uma variação é David.

Eli

Com origem do hebraico, significa “Meu Deus é Javé”. Javé era o antigo nome hebraico para Deus. Alguns estudiosos também relacionam seu significado a “elevadíssimo” ou “exaltado”. Além disso, também é associado ao grego hélios, que designa “o Sol”.

Enzo

Pode ser o diminutivo dos nomes italianos Vicenzo (“conquistar”) ou Lorenzo (“loureiro”). Mas também é relacionado ao alemão Heinz, o mesmo que Henrique, interpretado como “senhor da casa”. É bem querido pelos brasileiros, principalmente nos últimos tempos. Enzo Gabriel foi o nome mais registrado por dois anos consecutivos, em 2018 e 2019.

Gael

Existem alguns significados para este nome. Alguns autores apontam que tem origem irlandesa, já que Gaélico é a forma de denominar o habitante da atual Irlanda. Mas também existem teóricos que dizem que ele teria surgido a partir de um termo bretão, traduzido como “belo” ou “generoso”.

Gil

Variação de Egídio, usado também como abreviação de Gilberto. Do antigo francês Gilles, significa ‘’cheio de juventude’' ou ‘’com barbicha’'. No Brasil, cerca de 9 mil pessoas têm este nome.

Hugo

Sinônimo de “inteligente”, do germânico Hugh. Também pode ser derivado do termo hug, que quer dizer “coração” ou “espírito”. Com certeza é um nome com um significado muito profundo e emblemático. É comum no Brasil, com mais de 101 mil registros.

Ian

Forma escocesa de John, ou seja, João, em português. Quer dizer “Deus é misericordioso” ou “Deus tem compaixão”, em hebraico. No Brasil, mais de 36 mil pessoas têm este nome.

Isaac

Vem do hebraico Yishaq’'el e quer dizer “Deus ri”. Na Bíblia, Isaac era o filho de Sara e Abraão. Há mais de 27 mil brasileiros chamados desta forma. Uma variação de grafia é Isaque.

Levi

Forma aportuguesada do hebraico Lewi, quer dizer “unido” ou “conectado”. No Antigo Testamento, é o nome do terceiro filho de Lia e Jacó. Não é tão comum no Brasil, mas a sua popularidade vem crescendo desde os anos 2000 e, em 2021, esteve entre os dez nomes mais populares para meninos.

Luca

É a forma italiana de Lucas. O nome vem do grego Loukas, que significa “natural da Lucânia”, província italiana. Na Bíblia, é como se chama um dos doze apóstolos de Jesus. É um nome bastante utilizado em São Paulo, há mais de 11 mil registros no Brasil.

Luis

Forma latinizada do nome germânico Ludwig. É composto pelos elementos germânicos hlod, que designa “glória” ou “fama” e wig, traduzido como “guerreiro”. Por isso, pode ser interpretado como “guerreiro famoso, célebre”. Outra hipótese é o germânico Allwisa, isto é, “sábio eminente” ou “muito prudente”. Foi o nome de diversos reis ao longo da história. É um dos nomes mais populares do Brasil, com mais de 935 mil registros. Uma variação é Luiz.

Noah

Com origem no hebraico No’ah, que por sua vez teria surgido a partir da palavra noach, que quer dizer “descanso”, “repouso”, “de longa vida”. É o nome do personagem bíblico que constrói uma arca para salvar os animais do dilúvio. Nos últimos anos, Noah tem feito bastante sucesso, em 2021, esteve entre os dez nomes mais populares para meninos.

Rui

Acredita-se que seja o diminutivo de Rodrigo, que tem origem do germânico, traduzido como “senhor glorioso” ou “poder famoso”, que na forma antiga era Roy ou Roi. Mais de 38 mil brasileiros são chamados assim. Uma variação é Ruy.

Tom

É o diminutivo de Tomás, que quer dizer “gêmeos”, em aramaico, ou de Antônio, interpretado como “que se alimenta de flores”, “o que está na vanguarda” ou inestimável, dependendo da origem.

Yuri

Em russo, é o mesmo que Jorge, que vem do grego e significa “agricultor”. Outra possível origem para este nome é o hebraico Uri. Desta forma, Yuri pode ser interpretado como “a luz de Deus”. No Brasil, há mais de 74 mil pessoas registradas assim. Uma variação é Iúri.

· · ·

+ NOMES DE BEBÊ:

Nomes de bebê: se inspire nesses nomes nada óbvios com a letra K para meninos

Nomes de bebê: se inspire nesses nomes franceses masculinos para o seu bebê

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM