Saúde e Bem-estar

Maternidade: 3 dicas importantes para prevenir a diabetes na gravidez

A diabetes gestacional pode levar a complicações de saúde para a mãe e o bebê

3 dicas importantes para prevenir a diabetes na gravidez

O período da gravidez, é um momento de muitos cuidados especiais para controle da saúde da mãe e do bebê. Um cuidado que merece destaque é a prevenção da diabetes gestacional, uma condição bastante comum, mas que merece atenção.

A diabetes gestacional causa um surto de açúcar no sangue da mãe, e isso pode levar a complicações graves de saúde, como pressão alta, pré-eclâmpsia, parto prematuro, cesariana, ter um bebê muito grande (macrosomia) ou muito pequeno (crescimento fetal restrito) e até natimorto.

Mas o importante, é saber que a diabetes gestacional pode ser prevenida por meio de várias estratégias infalíveis. Ao The Health Site (em inglês), a Dra. Pratima Thamke, obstetra e ginecologista consultora do Motherhood Hospital, Kharghar, fala sobre algumas dicas vitais para prevenir o diabetes e manter a forma durante a gravidez.

Recomendados

1. Manter um peso saudável

Mães obesas e com sobrepeso têm maiores chances de diabetes gestacional do que mulheres com peso dentro do esperado. A obesidade também pode causar complicações durante o parto e torná-la propensa a outros problemas de saúde. Portanto, é melhor observar seu peso durante a gravidez.

2. Treino diariamente

Exercitar-se todos os dias sem falta ajuda a controlar os níveis de glicose. Assim como o diabetes, o diabetes gestacional acontece devido à atividade irregular da glicose no corpo. Exercite-se pelo menos 5 vezes por semana durante 45 minutos e você será capaz de manter níveis adequados de açúcar no sangue.

3. Coma bem

Opte por frutas frescas, vegetais, grãos integrais, quinoa, leguminosas, lentilhas e nozes. Reduza o fumo e o álcool. Tente limitar a ingestão de carboidratos, lixo, alimentos processados e enlatados. Beba bastante água e evite doces, sobremesas e refrigerantes. Além disso, alimentos carregados com sódio, açúcar e conservantes podem aumentar os níveis de açúcar no sangue. Coma refeições menores, conforme sugerido pelo médico.

Não deixe de consultar seu médico regularmente

Não falte às consultas do seu médico. Mulheres grávidas com diabetes gestacional devem ser monitoradas de perto durante e após o parto. E evite a automedicação.

Sintomas de diabetes gestacional

Na maioria dos casos, o diabetes gestacional não apresenta sintomas. Às vezes, pode causar sintomas leves, como aumento da sede ou tremores. Contacte o seu médico se sentir náuseas e vómitos continuamente, tiver visão turva ou alterações nos movimentos do seu bebé.

· · ·

+ NOMES DE BEBÊ:

Problemas gástricos durante a gravidez: tudo o que uma futura mãe deve saber

Vídeo: mãe viraliza nas redes sociais ao desabafar sobre como “maternidade é um saco” e recebe apoio famoso

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM