Saúde e Bem-estar

Problemas gástricos durante a gravidez: tudo o que uma futura mãe deve saber

Embora seja comum que as mães passem por esse desconforto, é possível aliviar a dor com ajustes na dieta e com medicamentos

Problemas gástricos durante a gravidez: tudo o que uma futura mãe deve saber
Problemas gástricos durante a gravidez: tudo o que uma futura mãe deve saber (Foto: Reprodução/Pexels)

A jornada da gravidez é única e pode levar a diferentes desafios e problemas de saúde para as gestantes. No caso de Chrissy Teigen, tem levado a graves problemas digestivos.

ANÚNCIO

Alguns dias atrás, Teigen – que está grávida de seu terceiro filho – compartilhou uma atualização de saúde com seus seguidores, levando para o seu Instagram a revelação que finalmente encontrou algum alívio para seus problemas gástricos.

No stories, a escritora e modelo posou nua no banheiro, cobrindo os seios com as mãos e clicando em uma selfie no espelho para mostrar a barriga saliente, que repousava sobre o balcão. O texto que acompanha a foto dizia: “Obrigado @doctorberlin pela minha fita de refluxo ácido (realmente funciona!!???) e por ser meu médico por tantos anos!”

Recomendados

Na foto, sua barriga estava parcialmente coberta com uma fita de cor preta, que foi colocada próximo às costelas e próximo ao diafragma.

Antes disso, a mulher de 36 anos havia escrito em um post que ela sempre teve uma estômago forte e que ela poderia comer qualquer coisa, mas que no entanto, com a terceira gravidez ela tem passado maus bocados com a sua alimentação.

Embora algum tipo de problema gástrico seja comum durante a gravidez, já que o corpo está acomodando outro indivíduo, problemas digestivos graves também não são desconhecidos. Falando sobre eles, Bir Singh Sehrawat, diretor – gastroenterologia do Hospital Marengo QRG, Faridabad, disse ao indianexpress.com, que o refluxo ácido – conhecido como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) – é uma doença digestiva crônica na qual o ácido estomacal ou a bile irritam o revestimento do tubo alimentar.

“Normalmente, na entrada do nosso estômago, há um anel de músculo conhecido como esfíncter esofágico inferior ou LES. Fecha-se imediatamente após a passagem do alimento. Quando há algum tipo de anormalidade na maneira como o LES abre ou fecha, pode levar ao desenvolvimento de certos sintomas, como queimação no peito, desconforto no estômago ou até na garganta. Se esses sintomas forem vistos com muita frequência, a condição pode ser detectada como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)”, disse ele.

O médico acrescentou que pode ser administrado com medicamentos consistentes, dieta adequada e modificações no estilo de vida. “Embora, quando não está sendo resolvido, em casos raros, os pacientes podem precisar de intervenção cirúrgica.”

O Dr. Bir explicou ainda que um procedimento cirúrgico é chamado de “fundoplicatura”, que pode ajudar a tratar o refluxo ácido. “Isso visa fortalecer o LES. Os cirurgiões envolvem a parte superior do estômago ao redor do esfíncter esofágico inferior (LES). Este procedimento pode ser realizado através de uma incisão aberta no abdômen ou no tórax ou com um tubo iluminado inserido através de uma pequena incisão no abdômen. Esse envoltório é chamado de fita de refluxo ácido.”

Refluxo ácido durante a gravidez

“Ter refluxo ácido é bastante comum para mulheres grávidas que passam por mudanças hormonais e por causa do bebê em crescimento pressionando contra o estômago”, disse Thejaswini J, consultor – obstetra e ginecologista, Motherhood Hospitals, Electronic City, Bangalore.

O médico listou ainda os sintomas da doença do refluxo ácido:

  • Ter azia é um dos principais sintomas. Uma dor ardente ou desconforto que pode se mover do estômago para o abdômen ou peito, ou até mesmo para a garganta, pode ser sentida;
  • O refluxo ácido leva à regurgitação, que é uma condição na qual um ácido azedo ou amargo volta para a garganta ou a boca;
  • Inchaço;
  • Fezes sangrentas ou pretas, vômitos sangrentos ou arrotos;
  • O refluxo ácido pode levar à disfagia, que é uma sensação de comida presa na garganta;
  • Soluços;
  • Náusea;
  • Perda de peso incomum;
  • Chiado, tosse seca, rouquidão ou dor de garganta crônica.

“Embora seja comum que as mães passem por esse desconforto, você certamente pode aliviar sua dor estando consciente de sua dieta e com medicamentos prescritos pelo seu médico”, disse Thejaswini.

· · ·

+ MATERNIDADE:

Vídeo: mãe viraliza nas redes sociais ao desabafar sobre como “maternidade é um saco” e recebe apoio famoso

Muito além da depressão pós-parto, veja como a maternidade pode afetar a saúde mental

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias