Saúde e Bem-estar

As 5 melhores formas de cuidar da saúde mental, segundo psiquiatra

A preocupação com a saúde mental aumentou nesses últimos anos; psiquiatra destaca atividades preventivas para evitar aumento de casos

As 5 melhores formas de cuidar da saúde mental, segundo psiquiatra

A preocupação com cuidados com a saúde mental tem aumentado nos últimos anos e, cada vez, mais pessoas começam a prestar atenção a sinais e procurar ajuda profissional. E não é para menos, doenças associadas à saúde mental já são consideradas o mal do século.

De acordo com um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, quase 1 bilhão de pessoas viviam com transtorno mental em 2019, sendo 14% adolescentes. Depois da pandemia, estime-se que este número seja ainda maior.

Em uma entrevista concedida recentemente ao jornal Metrópoles, o psiquiatra Sérgio Rocha, explica que é possível prevenir alguns tipos de transtornos mentais inserindo atividades físicas na rotina, como caminhadas, se alimentar bem e dormir.

Ele ainda destaca alguns cuidados preventivos que podem contribuir para o equilíbrio das emoções:

1. Terapia

De acordo com Rocha, cuidar da saúde mental antes de ter algum transtorno, como forma preventiva, é o ideal. “O tratamento de saúde mental não é limitado a um evento, é um trabalho contínuo, e equilibrá-lo durante a vida pode fazer diferença lá na frente”, recomenda o especialista.

2. Atividade física

“O hábito de realizar atividades físicas – como caminhar, correr ou outros esportes – é fundamental para equilibrar a saúde mental, além de ser também muito importante para o bem estar de maneira geral”, comenta o especialista. “Muito se fala sobre os riscos do sedentarismo para o desenvolvimento de hipertensão, diabetes e doenças do coração, mas é importante ter em mente que os riscos para o desenvolvimento de doenças mentais também existem”, alerta o Dr. Rocha.

3. Alimentação

Comer bem e equilibrar suas refeições ao longo do dia também é uma maneira de cuidar da saúde mental. Uma pessoa que se alimenta mal não está contribuindo para a saúde de uma forma geral, alerta o médico. Aliar uma boa alimentação com outros fatores, tais como exercício, pode aumentar a sensação de bem-estar.

4. Meditação

Os benefícios da meditação são muitos: a prática reduz o estresse, diminui os sintomas depressivos e ansiosos, melhora a memória e a qualidade do sono e também reduz vícios e compulsões. Além disso, traz benefícios em relação a doenças crônicas.

“Tudo isso está direta ou indiretamente ligado à saúde mental e, por isso, a prática da meditação é uma ótima alternativa para o bem-estar”, afirma o especialista.

5. Descanso

Tanto a insônia quanto o excesso de sono podem contribuir para o surgimento de algum tipo de doença psíquica, como a ansiedade e até mesmo transtornos por abuso de alguma substância. “A boa saúde depende diretamente do sono de qualidade, e é por isso que é necessário descansar. Dormir muito ou ter insônia com muita frequência vai diminuir o bem-estar da pessoa. Além disso, pode ser um indicativo que a pessoa esteja com algum transtorno”, afirma o psiquiatra.

Segundo ele, dormir uma média de 8 horas por noite é o ideal para que a pessoa acorde disposta para realizar todas as suas tarefas do dia, e tenha boa qualidade de vida, em todos os aspectos.

· · ·

+ SAÚDE E BEM-ESTAR:

Estudo liga baixa produção de serotonina e depressão pela primeira vez

Como saber se você tem amor próprio? As 7 características de uma pessoa com autoestima

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM