Estilo de Vida

Plantas: 6 dicas para ter suculentas mais saudáveis e bonitas

As suculentas são plantinhas charmosas e de cuidados simples

Plantas: 6 dicas para ter suculentas mais saudáveis e bonitas

Talvez a característica mais famosa das suculentas seja sua capacidade de reter água. Essa condição favorece a adaptação a diversos ambientes, ainda mais quentes e secos do que outras espécies. Mas, apesar de sua resistência e cuidados simples, existem algumas dicas para que as suculentas cresçam mais saudáveis e bonitas.

De acordo com a matéria publicada pelo site Mejor Con Salud, esse conjunto variado de plantas, composto por várias famílias e gêneros, também é identificado pelo crescimento lento. Com as seguintes recomendações é possível agilizar o processo, ao mesmo tempo em que se obtém espécimes com cores mais intensas e um estado saudável.

O que são plantas suculentas?

Suculentas são um tipo de plantas compostas por uma diversidade de gêneros e famílias. Nem todos estão ligados geneticamente, mas têm um conjunto de características que os agrupam.

O mais importante é sua capacidade de armazenar água. Através de diferentes órgãos de reserva, as suculentas armazenam água em grande quantidade.

Às vezes, até 95% de sua estrutura é composta por esse líquido. Essa condição habilita outros recursos; suculentas resistem à seca muito melhor do que outras espécies. Eles estão preparados para se adaptar a climas quentes e não recebem água por vários dias. No entanto, eles exigem mais exposição à luz solar.

Embora suas tarefas de cuidado sejam muito simples, devido à sua grande resistência e adaptabilidade, as suculentas costumam ter um crescimento lento. Além disso, se você não prestar atenção em certos detalhes, eles podem perder a cor, o tamanho e a força. Por esse motivo, algumas medidas devem ser tomadas para que as suculentas cresçam saudáveis e bonitas.

Dicas para que as suculentas cresçam saudáveis e bonitas

As suculentas são uma das plantas mais populares para se ter em casa. Seja para decoração de jardim ou para uso interno, são exemplares muito charmosos, cuja estética e facilidade de cuidado cativam as pessoas. No entanto, nem todo mundo conhece as dicas para que as suculentas cresçam saudáveis e bonitas.

1. Irrigação

Melhorar o crescimento de suculentas requer atenção especial à rega. Como essas plantas são caracterizadas por sua capacidade de armazenamento, o fornecimento de água deve ser esporádico. Não mais frequentemente do que a cada três ou quatro dias.

Para melhorar ainda mais suas condições, regue-o com água purificada, pois a incrustação ou os sais podem afetar seu desenvolvimento. Algumas pessoas usam água da chuva direta para fortalecer suculentas.

2. Controle a umidade do solo

Outro aspecto a ter em conta é o estado da terra. Para que suas suculentas cresçam saudáveis e bonitas, é necessário usar substrato orgânico e não solo comum. Por outro lado, por terem sua capacidade de armazenamento particular, as inundações os afetam de maneira especial.

Se for observado um solo muito úmido, parar a irrigação por 15 dias ou até que esteja seco novamente é o ideal. Aconselha-se a utilização de vasos com pequenos orifícios para a drenagem da água. Desta forma, o aparecimento de fungos também é evitada.

3. Podar para que suas suculentas cresçam saudáveis e bonitas

Como outras espécies, as suculentas perdem as folhas no momento de sua renovação. Portanto, uma poda ou limpeza sutil dos galhos deve ser realizada. Retirar as folhas fracas e retirar as que já caíram não é uma tarefa opcional.

4. Forneça luz solar adequada

Outro detalhe importante é a exposição à luz solar, que deve estar bastante presente nestas espécies. Caso contrário, as folhas perdem o brilho e a cor.

Certifique-se de que a exposição ao sol nem sempre seja direta, pois pode ser prejudicial. Uma demonstração de que você está obtendo a quantidade certa é a floração anual.

Suculentas com crescimento saudável costumam florescer uma vez por ano. Por outro lado, se a planta estiver ficando muito alta ou se torcendo, pode significar que ela está buscando a luz do sol, portanto, a exposição deve ser aumentada.

5. Manter o brilho e o crescimento

Uma dica para promover o desenvolvimento de suculentas, também funcionais para outras espécies, é trocar o vaso por um maior. Dessa forma, a planta interpreta que tem mais espaço e continua se fortalecendo.

Um vaso pequeno limita seu crescimento. No entanto, no caso de suculentas, é importante que o transplante seja realizado durante os meses quentes.

6. Confira as pontas das folhas

As pontas das suculentas podem refletir maus hábitos de cuidado. Se as pontas estiverem queimadas, a planta pode estar muito exposta ao sol.

Outra razão é que você está em um ambiente muito frio. Para cuidar delas desde a geração de fungos, queimaduras e apodrecimento das raízes, evite colocá-los em um prato, pois sua drenagem é dificultada.

Métodos rápidos para fazer suas suculentas crescerem saudáveis e bonitas

Além de todas as vantagens desta espécie, você pode querer acelerar um pouco seu lento crescimento. Para isso, coloque fertilizante no substrato durante os meses de verão.

Por outro lado, remova as estacas que estão crescendo ao lado da planta. Com eles podem ser iniciados novos exemplares, evitando a extração de nutrientes por eles.

· · ·

+ DECORAÇÃO:

Ter plantas em casa pode melhorar sua saúde mental, além de trazer outros benefícios

Plantas e zodíaco: a melhor maneira de atrair boas energias com a planta do seu signo

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM