Saúde e Bem-estar

Conheça 5 dicas simples que te ajudarão a melhorar o humor

Realizar atividades de relaxamento como yoga e meditação, por exemplo, pode diminuir os níveis de cortisol, hormônio do estresse

Mulher feliz

Muitas coisas que acontecem no dia a dia são capazes de influenciar negativamente no nosso humor. Sejam elas o estresse com as atividades e os colegas no trabalho ou na faculdade, problemas familiares ou em relacionamentos amorosos, a falta de sono, entre outras razões.

No entanto, realizar algumas mudanças simples de hábitos diários, por exemplo, pode ajudar na melhora do humor. Por isso, a seguir, lhe apresentamos 5 ações básicas, mas muito importantes, que você pode adicionar imediatamente no seu dia a dia, extraídas do portal Tua Saúde. Confira:

1. Dormir melhor

É muito importante tentar dormir pelo menos 8 horas por dia para que o cérebro descanse das atividades diárias e consiga realizar suas funções químicas, que incluem a produção de hormônios que crescem a sensação de bem-estar e repouso, melhorando, consequentemente, o humor. No decorrer do sono, o corpo ainda reduz a produção de cortisol e adrenalina, auxiliando na diminuição do estresse.

Recomendados

2. Se alimentar corretamente

Alguns tipos de alimentos como amêndoas, banana, salmão, nozes, feijão, e ovos, podem ajudar na produção de serotonina e dopamina, os hormônios da felicidade e bem-estar. Além do mais, eles auxiliam a regular o sistema nervoso, melhorando o humor e diminuindo a ansiedade e o estresse.

3. Realizar atividades que lhe dão prazer

Separar um momento do dia para realizar atividades que você goste, como ler um livro ou andar de bicicleta, também é uma maneira de aumentar os níveis de endorfina, que é liberada pela hipófise e hipotálamo, atuando como neurotransmissor, proporcionando sensação de prazer e ajudando a melhorar o humor.

4. Fazer atividades de relaxamento

Atividades de relaxamento como yoga e meditação, diminuem os níveis de cortisol, hormônio do estresse, e também ajudam a se conectar consigo mesmo, por muitas vezes, esclarecendo sentimentos imperceptíveis ao longo dos dias. Desta forma, o processo de se aproximar do que faz bem é mais fácil, além de deixar para trás hábitos que podem causar angústia e tristeza.

5. Realizar terapias alternativas

Terapias holísticas como reiki, musicoterapia, acupuntura e auriculoterapia, são práticas que, ao longo do tempo, podem melhorar o humor. Isto porque promovem relaxamento e autoconhecimento, ajudando a lidar melhor com situações que anteriormente poderiam causar estresse e esgotamento de energia. A aromaterapia também é uma excelente técnica, já que pode ser realizada juntamente com outras atividades do dia a dia.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/10/estas-sao-as-6-melhores-posicoes-para-voce-amamentar-o-seu-filho/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/11/08/conheca-5-alimentos-muito-bons-para-manter-a-saude-dos-seus-olhos/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM