Sexualidade

O que significa ser uma pessoa aegossexual?

Tudo o que você precisa saber sobre essa identidade assexual menos conhecida

O que significa ser uma pessoa aegossexual?

Provavelmente, você tende a desempenhar um papel bastante central em sua própria vida sexual. Você provavelmente é a estrela da maioria de suas próprias fantasias sexuais, e quando você assiste pornografia (ou lê ou ouve ou o que quer que você faça para se excitar) você pode se imaginar em qualquer cenário sexy para o qual você está imaginando.

Isso tudo pode parecer bastante óbvio, mas se você é alguém que se identifica como aegossexual, essa conexão entre você e a maneira como você sente atração sexual pode não ser tão clara. Na verdade, segundo uma matéria publicada na Cosmopolitan, pode não haver nenhuma conexão entre você e sua experiência de excitação.

Se você se identificou com a descrição acima - ou se isso soa totalmente confuso e você quer que expliquemos - aqui está o que você deve saber sobre a egossexualidade.

Recomendados

Parte do espectro assexual - que, aliás, engloba uma gama diversificada de identidades usadas para descrever pessoas que experimentam pouca ou nenhuma atração sexual, ou que só experimentam atração em circunstâncias específicas - a egossexualidade é geralmente definida como uma desconexão entre o eu e o objeto ou experiência da própria excitação sexual.

Embora as pessoas aegossexuais tenham a capacidade de experimentar atração sexual, excitação e desejo em resposta a estímulos sexuais, elas provavelmente não têm qualquer inclinação para participar desses cenários ou mesmo para se imaginar neles, explica a sexóloga clínica e terapeuta sexual Elyssa Helfer.

Quando pensamos em fantasias, desejo e excitação, muitos de nós provavelmente tendemos a nos incluir em um cenário sexual imaginado ou potencial. (Como, digamos, quando você está assistindo Bridgerton e pensando em como seria gostoso transar no estilo Regency.)

Para pessoas aegossexuais, nem tanto. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o que isso realmente significa e como é a egossexualidade para aqueles que se identificam com esse rótulo menos conhecido.

O que significa Aegossexual?

Algumas pistas para entender melhor a aegossexualidade estão, na verdade, no próprio termo. Para resumir, a palavra “aegossexual” apresenta uma combinação de palavras latinas: “a” significando sem e “ego” significando eu. Assim, aegossexual significa literalmente “sexo sem mim”.

É um termo mais recente para uma identidade que era originalmente conhecida como “autocorissexualismo” (às vezes “autocorissexualidade”) cunhada em 2012 pelo psicólogo Anthony Bogaert, que a descreveu como sexualidade “sem identidade”.

No entanto, a definição de Bogaert via o autocorissexualismo como uma forma de “parafilia” (também conhecida como transtorno mental envolvendo “interesses sexuais atípicos”, de acordo com a Associação Psiquiátrica Americana), então o termo aegossexual ganhou popularidade como uma alternativa de afirmação de identidade. Suas origens são frequentemente rastreadas até o Tumblr, onde, de acordo com a Asexuals Wiki, foi cunhado em um post de 2014 pelo usuário Sugar-and-Spite.

Como é a Aegossexualidade?

“Uma pessoa aegossexual normalmente experimenta excitação sexual, pode fantasiar ou se masturbar, mas não tem o desejo de se envolver sexualmente com um parceiro”, diz Dan Copulsky, membro do conselho e afiliado de pesquisa do Center for Positive Sexuality. “Nas fantasias, as pessoas aegossexuais geralmente imaginam outras pessoas ou personagens e não se imaginam como parte da atividade.”

O fator mais definidor da aegossexualidade é que as pessoas aegossexuais normalmente não desempenham um papel em suas próprias fantasias e muitas vezes têm pouco ou nenhum desejo de participar dos cenários sexuais que podem excitá-las. Mas, como acontece com todas as formas de sexualidade (e assexualidade), não há uma única maneira de a aegossexualidade se manifestar.

Enquanto algumas pessoas aegossexuais podem ser neutras em relação ao sexo ou ter repulsa ao sexo, “outras desfrutam de alguns tipos de atividade sexual e muitas vezes podem experimentar fantasias intensas”, diz Nathaniel Morris, coautor de Transforming Orgasms with Psychedelics, Cannabis & Science. Alguns podem sentir mais ou menos desejo sexual do que outros, e alguns podem não sentir atração alguma por outras pessoas, mas ainda gostam de se masturbar e são excitados por conteúdo explícito ou fantasias.

A chave para a aegossexualidade é a desconexão que uma pessoa aegossexual experimenta entre ela e o objeto de qualquer atração ou excitação sexual que ela experimente.

Então, qual é a diferença entre aegossexualidade e voyeurismo?

Embora a aegossexualidade possa envolver ser excitado ao assistir a atividade sexual sem geralmente querer entrar na ação, isso não significa que aegossexualidade é a mesma coisa que voyeurismo, diz Helfer.

Por um lado, o voyeurismo é um fetiche ou uma fantasia, também conhecido como um comportamento específico – neste caso, assistir outras pessoas fazendo sexo – que excita alguém. A aegossexualidade, por sua vez, é uma identidade sexual que descreve como alguém experimenta atração e desejo sexual.

Além disso, Helfer observa que o voyeurismo consensual na verdade envolve a participação de outros, enquanto a aegossexualidade envolve mais frequentemente a fantasia dos outros.

Isso não quer dizer que pessoas aegossexuais não possam se identificar como voyeurs ou ter tendências voyeuristas, porque elas podem. Mas são coisas fundamentalmente diferentes. Enquanto o voyeurismo é uma fantasia, a aegossexualidade é uma identidade.

Como ser um aliado e apoiar amigos e parceiros aegossexuais

Pode haver partes da aegossexualidade que você entende e partes que você não entende, e tudo bem. A maneira mais importante de apoiar e aceitar pessoas aegossexuais em sua vida (ou em geral) é honrar sua identidade e reconhecer sua validade.

“Não há absolutamente nada de errado em ser aegossexual”, diz Morris. E enquanto ele acrescenta que definir essa experiência sexual pode ajudar as pessoas a entender melhor a si mesmas e sua sexualidade e se conectar com uma comunidade de apoio, vamos dizer o que sempre dizemos sobre rótulos: se uma certa identidade ou rótulo parece adequado e ajuda você a se sentir visto e aceito, ótimo - se não, então fique à vontade para abandoná-lo.

No final do dia, todas as formas de sexualidade (e assexualidade) existem em um espectro. A aegossexualidade é apenas mais uma maneira (totalmente boa e normal) de experimentar a sexualidade.

· · ·

+ SEXUALIDADE:

Sexóloga compartilha dicas para melhorar a vida sexual durante a menopausa

Sexólogas explicam como fazer sexo anal sem tabus

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM