Saúde e Bem-estar

5 palavras para alcançar a felicidade em seu dia a dia

Este pode ser uma maneira fácil de se conectar consigo mesma

5 palavras para alcançar a felicidade em seu dia a dia
5 palavras para alcançar a felicidade em seu dia a dia (Foto: Reprodução/Freepik)

Você gostaria de mais felicidade, clareza e auto conexão? Uma estratégia simples pode ajudar. Confira agora como você está se sentindo. Veja se você pode notar uma emoção específica. Talvez você esteja se sentindo frustrado. Ou talvez triste, ou solitário. Em seguida, adicione estas cinco palavras como um prefixo ao sentimento: “Uma parte de mim se sente frustrada” ou “Uma parte de mim se sente triste”.

ANÚNCIO

Essas cinco palavras podem iniciar uma mudança útil. É um processo de desagregação emocional, como descobriram Richard Schwartz e outros no campo dos Sistemas Familiares Internos (IFS). E traz muitos benefícios, de acordo com esta matéria publicada no site Psycology Today.

Quando mudamos a percepção de que apenas uma parte de nós se sente triste ou frustradas, você pode passar a experimentar uma onda de alívio e energia renovada.

Recomendados

A mudança de “tudo de mim sente” para “uma parte de mim sente” traz muitos presentes, incluindo uma perspectiva mais ampla. Como por exemplo, ter acesso a novas ideias para se conectar com os outros e com o meu ambiente.

Adicionar essas cinco palavras à emoção que você está sentindo pode trazer um espaço interior e acesso a um eu mais profundo que é calmo, energizado e curioso.

Encontrar e focar nos detalhes

A linguagem das “partes”, como em “Uma parte de mim sente _____”, é inestimável. Ver que é uma parte de você que se sente de uma certa maneira naturalmente abre espaço para outras partes e outras perspectivas. Não se fundir com esse sentimento específico, ao mesmo tempo em que traz curiosidade e compaixão, abre um mundo de possibilidades.

Talvez uma parte de você sinta que isso é bom demais para ser verdade. Talvez uma parte pareça cética. Fique curioso sobre essa parte. O que está tentando fazer? Proteger você? Evitar que você perca tempo e energia e caia em uma armadilha inútil?

Todos nós temos peças de proteção, e isso é bom – elas ajudam a nos manter seguros. Quando você vê uma parte específica de você, como uma parte cética, você pode apreciá-la por sua intenção? Como você está se sentindo agora, em relação a essa parte? Talvez um pouco mais aberto e espaçoso por dentro? Talvez um pouco mais calmo? Talvez ainda mais curioso?

Fazendo amizade com suas peças

Concentrar-se em uma parte significa trazer um tipo gentil de curiosidade. Isso pode incluir perguntar a essa parte o que ela acha que aconteceria se não fizesse o que está fazendo. Talvez minha parte solitária na praia temesse que eu me sentisse assim para sempre, perdendo a companhia e a alegria de compartilhar bons momentos com os outros.

Outra pergunta útil à medida que você percebe e trabalha com partes é perguntar a si mesmo: “O que está acontecendo agora que estou com essa parte?” Existe uma sensação de amolecimento e expansão, ou é mais um recuo e uma contração? A sintonia com o tom emocional pode ajudar a guiá-lo em direção a um lugar de expansão e autocuidado.

Essa pergunta também esclarece quanta abertura de coração e compaixão estão presentes para se envolver com essa parte. Se você se sente crítico em relação a essa parte ou tem um forte desejo de se livrar dela, é útil dar um passo atrás e ver se essa parte crítica pode relaxar para que você possa entender a parte em que deseja se concentrar.

Se houver um nível básico de curiosidade e abertura, você pode ir além e perguntar à parte: “O que você está tentando fazer por mim?” Ou talvez até pergunte o que tem medo que aconteça se não aparecer dessa maneira? Muito rapidamente, você pode notar uma apreciação muito mais clara do papel protetor que essa parte está tentando desempenhar em sua vida.

Trabalhando com uma parte perfeccionista

Joel Klepac, terapeuta especialista em família e casamentos, relembra uma situação no trabalho que desencadeou uma parte perfeccionista. Percebendo uma sensação de desconforto, um aperto no peito e uma sensação de quase congelamento, ele ficou curioso. Em vez de se apressar, ele parou por um momento, perguntando: “Por que esse sentimento está aparecendo dessa maneira?” Ele foi capaz de observar: “Uma parte de mim está se sentindo ansiosa por não ser perfeita”.

Isso por si só trouxe um pouco de alívio e uma diminuição no sentimento de ansiedade. Ele se lembrou: “Não sou simplesmente ansiedade; Estou passando por uma parte ansiosa.” Isso trouxe um pouco mais de espaço, permitindo que ele a visse como uma parte ansiosa, não como tudo que ele é.

Então ele gentilmente se perguntou: “O que é essa preocupação?” Essa pergunta trouxe uma percepção: quando adolescente, ele havia obtido aprovação por boas notas e realizações, e ainda acreditava no ensino médio que era por isso que as pessoas se importavam com ele.

Com essa percepção agora consciente, ele poderia se concentrar nessa parte e atualizá-la nas ricas amizades que ele agora tem e nas maneiras como elas demonstraram cuidado com ele, independentemente de suas imperfeições. Isso trouxe sentimentos de calor, paz e facilidade.

Palavras de desapego

Usar essas cinco palavras – “Uma parte de mim se sente _____” – é uma maneira de se nutrir. Adicioná-los pode trazer um espaço interior onde há mais espaço para respirar, experimentar e tentar novas abordagens. É uma maneira de se encontrar com bondade e carinho.

Saiba que você pode trabalhar com um terapeuta treinado pela IFS para uma compreensão mais profunda. As pesquisas estão demonstrando cada vez mais os benefícios dessa abordagem terapêutica. À medida que você abre espaço para todas as suas partes, gentilmente e com cuidado, naturalmente também abre espaço para as partes dos outros.

· · ·

+ SAÚDE E BEM-ESTAR:

Enem: um psicólogo compartilhou dicas de ouro para você se sair bem nas provas

Esses são os 5 alimentos perfeitos para a sua saúde mental

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias