Comportamento e Relacionamento

Nomes de bebê: Turma da Mônica veio aí para te inspirar com lindos nomes

Se você é fã da turminha mais famosa do Brasil, vem com a gente!

Nomes de bebê: Turma da Mônica veio aí para te inspirar com lindos nomes

Você descobriu que está esperando um bebê e agora chegou a hora de escolher o nome do novo membro da família, seja menina ou menino. As inspirações e ideias são muitas, e não é para menos, o mundo nos proporciona opções infinitas.

Mas que tal buscar inspiração em algo legitimamente brasileiro e que fez parte da infância de milhares de crianças no nosso país? A tão famosa Turma da Mônica, conta com um opções lindas e com significados muito fofos para o seu filho ou filha.

Criada em 1959 por Maurício de Sousa, as histórias em quadrinhos e os personagens foram inspirados dos filhos do desenhistas e em seus amigos e familiares. Atualmente, as histórias já ultrapassaram o universo das revistinhas e já se transformaram também em desenho animado e filmes.

Recomendados

Vamos à lista:

1. Mônica

A origem do nome da protagonista das histórias (e filha de Maurício de Sousa) é incerto. Há quem diga que tem raízes africanas, enquanto outros afirmam que ela deriva dos povos fenícios.

Mesmo sem saber exatamente de onde surgiu, a definição mais conhecida é “aquela que dá conselhos”, mostrando-se apaziguadora de situações difíceis. Característica forte em uma líder nata, como é o caso da nossa Mônica.

2. Magali

Assim como a nomenclatura da dona da rua, Magali (que também foi inspirada em um das filhas de Maurício) pode ter duas origens. A primeira e mais popular é que o nome seria o apelido francês provençal de Margarida, que significa literalmente “pérola”. Já a segunda possibilidade é ser uma variante de Madalena, trazendo como tradução “a que vive na torre de Deus”.

3. Milena

“Amável”, “querida” e “graciosa” são alguns dos belos atributos associados a esta nomenclatura de origem eslava. Dentro das histórias em quadrinho, a personagem que recebe este nome é uma menina negra que ama animais – lembrando a importância de crianças racializadas poderem se enxergar em diferentes tipos de produções audiovisuais.

4. Marina

Também inspirada em uma das filhas de Maurício de Sousa, Marina é a paixão de Franjinha e uma artista talentosa dentro da narrativa. Ainda que seja um nome bastante usado no Brasil, ele se tornou inicialmente popular entre o povo cigano, na Europa, e significa “aquela que veio do mar”.

5. Chico

Para os pais apaixonados por apelidos que se tornaram nomes próprios, a nomenclatura escolhida para o simpático garotinho da roça, que sempre está com o chapéu de palha, calças quadriculadas e pés descalços, é uma opção bastante querida.

Ele traz o mesmo significado de Francisco, que é “francês livre” ou “aquele que veio da França”. Nada melhor do que desejar muitas viagens para o pequeno.

6. Humberto

Escrito com “H” no começo ou apenas “U”, Humberto tem origem germânica e significa “famoso pela força”. Dentro dos quadrinhos, ele traz a diversidade mostrando como é só se comunicar apenas com a linguagem de sinais, representada por balões sem falas nos desenhos. No live-action da turminha, o personagem apareceu em “Turma da Mônica: Lições”.

7. Tina

Criada em 1964, Tina é uma das personagens favoritas do público, principalmente pelo seu visual mais hippie e que é fielmente retratado quando ela aparece no segundo filme da trilogia, sendo interpretada por Isabella Drummond.

O nome, que faz parte da onda dos curtinhos femininos, tem origem tanto grega quanto latina. Já o seu significado vai cativar pais mais religiosos, pois pode ser “pequena ungida por Deus”, ou aqueles que querem desejar força para a bebê que está a caminho, com a definição de “pequena guerreira”.

8. Luca

Presente tanto em produções estrangeiras, como na animação “Luca” da Disney, quanto nas brasileiras com “Turma da Mônica”. Nas histórias em quadrinho, ele é cadeirante e tem pose de galã, fazendo sucesso entre as meninas do bairro do Limoeiro.

Para os pais que gostam desta opção para nomear o filho que está chegando, saiba que ele tem raízes latinas e o singelo significado de “luz”.

9. Rosa

Batizada no diminutivo, Rosinha é a a meiga namorada do Chico Bento e personagem clássica das historinhas. Popular no Brasil, a nomenclatura faz, claro, referência a uma das flores mais famosas do mundo, a rosa. Ele ainda permite variações como Rosana, Rosângela e Rosane.

10. Horácio

O simpático dinossaurinho foi um dos primeiros personagens criados por Maurício de Sousa. E o nome tem uma origem bonita: “aquele que é protegido pelas horas”. Na mitologia grega, as Horas eram filhas de Zeus e de Têmis, a deusa da Justiça. Elas tinham como dever abrir e fechar as portas do dia. Subjetivamente, podemos dizer que é alguém que lida bem com o tempo da vida.

· · ·

+ NOMES DE BEBÊ:

Nomes de bebê: esses nomes foram sucesso nos anos 1990, mas tem tudo para voltar a bombar

Nomes de bebê: veja alguns nomes africanos para meninas e seus significados

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM