Compramos, compramos e quando percebemos a conta não fecha: o salário não cobre as dívidas e bate o desespero. Nesta hora, entender como sair das dívidas com conselhos de algumas especialistas pode ajudar. Por isso, decidimos te ajudar selecionando algumas dicas. Confira!
ANÚNCIO
Passo 1. Chega de gastar
A jornalista Nathalia Acuri, especializada em finanças, revela que o primeiro passo é “estancar o sangramento”, ou seja, simplesmente parar de gastar comprando de forma desnecessária.
“Pensa aqui comigo: se o máximo que você pode ter de dívidas pra não se afogar nelas é 20% da sua renda, é ali que você vai passar a régua”, comenta a especialista.
“E eu sei o que você pode estar pensando agora… Que o seu financiamento não chega nisso, então tá tudo bem, não é??? Então, deixa eu te falar duas coisas importantes: A primeira é que você não precisa esperar chegar no máximo! Se estancar o endividamento antes disso, é melhor ainda. Dívidas, afinal, são juros que você paga pro banco. Em outras palavras, não é seu dinheiro que trabalha pra te enriquecer, mas você que trabalha pra enriquecer os outros com ele”, ensina.
Passo 2. Identifique todos os seus gastos
Para saber quanto você tem para pagar suas dívidas, você deve, segundo a youtuber Nath Finanças, listar todos os gastos fixos (que vem todos os meses) e variáveis (imprevistos, consumo por diversão etc). Guarde todas as notas fiscais para anotar seus gastos.
“A partir disso, você consegue identificar melhor o que pode ser eliminado durante o mês, e também faz a gente perceber como a situação da economia do país afeta o nosso orçamento”, diz Nathália. “Pessoas da minha comunidade no Twitter têm mostrado fotos de suas planilhas e o aumento dos gastos são assustadores por conta da inflação”, explica.
Nath ainda alerta: “Verifique se o valor gasto mensalmente é maior ou menor que o seu salário líquido. Se o resultado da soma for um valor maior que o seu salário, você precisa economizar. A forma mais comum é cortar gastos desnecessários”.
ANÚNCIO
Passo 3. Liste todas suas dívidas e negocie
Nath Finanças recomenda listar todas as dúvidas. Em seguida, é importante analisar as taxas de juros, as parcelas e o valor inicial e final de cada um. “Outra dica que sempre menciono é sobre negociar com bancos: não vá pessoalmente, ligue. Pelo telefone, é possível negociar até 100% da sua dívida”, afirma Nathália.
Dica extra: procure um contador para te ajudar
Muitas pessoas ainda têm a ideia de que um contador só tem a função de abrir uma empresa. Contudo, com o avanço da tecnologia e mudança no comportamento do cliente, o contador também pode ser um consultor para te ajudar a lidar com as suas fianças. Ele também pode ajudar a lidar com o imposto de renda e muito mais.
Curtiu o conteúdo de comportamento? Você também vai amar:
- Síndrome da impostora: 3 sinais de que você sofre com este problema
- E se tivesse dado certo? Como superar um relacionamento curto que não vingou
- O amor romântico é tóxico e pode acabar com sua sua autoestima; aqui explicamos tudo
- Giovanna Ewbank revela que é demissexual e aqui explicamos o que isso significa
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.