Todo mês a chegada da menstruação é um sinal de que não estamos grávidas, certo? E com o atraso dela, isso acaba preocupando muitas de nós que não gostaríamos de ter filhos, o que nos faz começar a pensar em mil e uma coisas antes de ir ao médico para ver o que está acontecendo.
ANÚNCIO
Leia também:
Truques para as mamães dormirem melhor após a gravidez
Mas um período menstrual atrasado pode ter vários motivos por trás que vão muito além de uma possível gravidez, e por isso nós te contamos aqui quais seriam os principais motivos da sua menstruação estar atrasada.
Estresse
O estresse prejudica e muito nossa vida, não só no dia-a-dia, mas chegando até à nossa menstruação. E isso porque, quando estamos muito estressadas, a parte do nosso cérebro responsável pela produção de hormônios da menstruação acaba desregulada, e faz com que a menstruação atrase até que você esteja em um período mais calmo.
Treino exagerado
Se seu corpo se sente sob muita pressão durante os exercícios, parecendo com que você estivesse correndo para uma maratona, ele sente que você precisa de muita energia, e desliga temporariamente uma função não essencial, como a menstruação.
Medicamentos
Alguns medicamentos fazem com que nosso corpo pare de menstruar, como os anticoncepcionais e antidepressivos, afetando nosso ciclo hormonal. É sempre bom falar com o médico sobre os efeitos colaterais.
ANÚNCIO
Flutuação de peso
Até a perda ou ganho de peso pode alterar nossa menstruação, já que nosso corpo precisa de uma certa quantidade de gordura para poder ovular, o que pode ser interrompido quando perdemos muito peso, e quando engordamos nosso nível de estrogênio aumenta, impedindo o corpo de liberar o óvulo.
Doenças e condições médicas
Algumas doenças podem causar um certo estresse no corpo, o que atinge diretamente a nossa menstruação. Além disso, se o problema persistir e for uma condição médica, você precisa consultar se não há algo mais profundo por trás.
Problemas de sono
A falta de um sono regulado atrapalha e muito nosso dia a dia, chegando a atrasar nosso relógio biológico, e fazendo com que nosso ciclo acompanhe as mudanças, atrapalhando nossos hormônios.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.