Saúde e Bem-estar

Queimaduras do sol: Veja cinco dicas simples de como tratá-las

Consumir alimentos com propriedades cicatrizantes pode ajudar

Mulher tomando sol

Os dias mais quentes são amados pela grande maioria das pessoas. Muitas optam por ir à praia ou piscina neste clima, para dar um mergulho refrescante e ficar algumas horinhas no sol. No entanto, esta exposição solar quando acontece de forma prolongada, pode resultar em queimaduras na pele, causando vermelhidão e desconforto.

Quando estas queimaduras atingem, entretanto, um alto nível de incômodo, é recomendado a procura por um médico especialista para dar início ao tratamento correto. Porém, para os casos mais leves, existem formas naturais, que podem ser realizadas em casa, para o tratamento das queimaduras.

Por isso, o portal Tua Saúde listou cinco dicas simples para tratar estas queimaduras em casa mesmo. Confira a seguir:

Recomendados

1. Esfriar a pele

Um dos processos mais importantes para cuidar de uma queimadura do sol, é esfriar a pele. Deve-se tomar um banho com a água bem fria, deixando-a percorrer na região afetada, de 5 a 10 minutos. Assim, você garante que as camadas da pele esfriem e deixem de queimar.

2. Utilizar compressas frias de camomila

Mesmo depois de esfriar a pele, é comum que o desconforto ainda permaneça, principalmente se estiver bastante calor. Sendo assim, uma maneira de aliviar este incômodo e deixar a queimadura fria, é aplicar compressas frias, que podem ser preparadas com chá de camomila.

A camomila contém propriedades calmantes e cicatrizantes, que auxiliam na reparação da pele. Entretanto, qualquer tipo de compressa fria ajuda bastante no combate do desconforto.

Para realizar as compressas de camomila, basta fazer um chá da mesma, deixar na geladeira para gelar e em seguida, molhar uma gaze, um pedaço de algodão ou um pano limpo nele. Depois, retirar o excesso do líquido e aplicar sobre a pele queimada, deixando atuar por alguns minutos e repetindo diversas vezes ao dia.

3. Evitar produtos de higiene

Produtos como sabão e sabonete, por exemplo, podem agredir a pele, o que favorece o ressecamento. Sendo assim, em casos de queimaduras solares, o mais recomendado é tomar banho apenas com água, pelo menos no local atingido, e sem esfregar a pele. Ao se secar, também não é recomendado utilizar a tolha no local da queimadura, deixando-a secar naturalmente.

4. Hidratar a pele

Hidratar a pele diariamente, após o banho e diversas vezes ao longo do dia, com um bom hidratante para combater o ressecamento da pele afetada, é muito importante.

Podem ser utilizados também cremes hidratantes e calmantes à base de plantas medicinais, como a babosa, por exemplo. Isto acalmará ainda mais a pele e diminuirá o incômodo. Para uma hidratação de dentro para fora, é indicado também ingerir pelo menos 1 litro de água por dia.

5. Consumir alimentos cicatrizantes

Alimentos como leite, iogurte, ovos, atum e brócolis, por exemplo, contém propriedades cicatrizantes que ajudam a cuidar da pele e a diminuir a inflamação das queimaduras, proporcionando uma recuperação mais rápida. Os alimentos ricos em açúcar ou com muitos aditivos, podem prejudicar a melhora do processo.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/24/conheca-alguns-alimentos-que-nao-devem-ser-consumidos-de-estomago-vazio/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/24/5-tipos-de-alimentos-que-mais-estragam-os-dentes-e-talvez-voce-nao-sabia/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM