Saúde e Bem-estar

Dor no pé: Conheça 6 formas naturais de aliviá-la

Fazer uma massagem nos pés com óleos essenciais pode ajudar

Dor no pé

A dor nos pés pode ser ocasionada por diversas razões diferentes. Algumas causas comuns para que esta dor apareça é o uso de sapatos desconfortáveis, com uma numeração menor, por exemplo, ficar muito tempo de pé, realizar longas caminhadas, entre outros motivos.

No entanto, na presença de uma dor mais frequente e também mais forte que o normal, a procura por um médico especialista é primordial para o diagnóstico correto e o início do tratamento adequado. Entretanto, para as causas mais simples, algumas soluções naturais podem ajudar. Por isso, o portal Tua Saúde listou 6 formas para aliviá-las, que podem ser feitas em casa. Veja a seguir:

1. Fazer um escalda pés

Fazer um escalda pés com água quente, deixando os pés de molho por cerca de 20 minutos, pode ser a primeira estratégia para combater a dor. Esta dica é excelente para quando a pessoa passou boa parte do dia andando, ficou muito tempo de pé ou usou um calçado desconfortável.

Na realização do escalpa pés, além de deixá-los imersos por 20 minutos, pode-se também adicionar algumas gotas de óleo essencial na água ou folhas de eucalipto, por exemplo.

2. Deitar-se com os pés para cima

Ao deitar-se na cama, ou até mesmo no sofá, e colocar uma almofada alta por baixo dos pés, pode ajudar a melhorar o retorno do sangue para o coração. Por isso, melhora a drenagem linfática, desinchando os pés, aliviando a dor e também a sensação de peso nas pernas.

3. Massagear os pés com óleos essenciais

A massagem nos pés com óleos essenciais, é uma excelente forma de aliviar a dor ao final do dia. Ela também ajuda a ativar pontos específicos de reflexologia que aliviam a tensão no corpo e gera uma sensação de bem-estar.

4. Fazer um banho de contraste

Este banho consiste em colocar os pés em um balde com água quente por 3 minutos e em seguida, em um outro, com água gelada, por mais um minuto. Esta alteração de temperatura auxilia na ativação da circulação do sangue e a eliminar o excesso de líquidos das pernas e dos pés que, normalmente, é a principal responsável pelo aparecimento da dor.

5. Realizar movimentos com os pés

Quando a dor surge, por exemplo, mais perto da articulação do tornozelo, pode-se realizar pequenos movimentos circulares, deixando o pé no ar. Isto ajuda a aliviar o peso sobre o pé e também permite aquecer a articulação, ajudando no alívio de alguma dor. Pode-se começar fazendo movimentos no sentido relógio, mas depois, deve-se trocar para o sentido contrarrelógio, repetindo com um pé de cada vez.

6. Rolar uma bolinha debaixo do pé

Colocar uma bolinha de ping-pong, de tênis ou até mesmo as de gude para rolar, sob as plantas dos pés, auxilia a realizar uma massagem e relaxar os músculos da sola dos pés.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/22/cabelos-alisados-veja-alguns-cuidados-simples-para-mante-los-saudaveis/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/21/estrias-confira-algumas-dicas-simples-para-evita-las/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM