Saúde e Bem-estar

Cabelos alisados: Veja alguns cuidados simples para mantê-los saudáveis

De três em três meses, é importante retirar as pontas danificadas do cabelo

Mulher com a mão no cabelo
Reprodução/Pexels (pexels.com)

O alisamento para cabelos é algo bastante comum e procurado pelas mulheres. Ele tem como objetivo, por exemplo, alinhar totalmente as mechas e reduzir o frizz. Existem diversos tipos de alisamentos, que variam de acordo com a escolha da pessoa, como botox capilar, progressivas, relaxamentos, entre outros.

ANÚNCIO

No entanto, um cabelo que passa por este tipo de procedimento químico, precisa tomar os cuidados necessários para que os fios não quebrem ou danifiquem. Por isso, o portal Tua Saúde listou cinco dicas simples para manter o cabelo alisado saudável e você pode conferir a seguir:

1. Seguir um cronograma capilar

Esta é uma forma de recuperar os fios com hidratação, nutrição e reconstrução, após o processo de alisamento. O cronograma capilar segue uma rotina de quatro semanas, de acordo com a necessidade do cabelo. Entretanto, também pode ser realizado meses depois do procedimento químico, caso necessário.

Recomendados

2. Lavar o cabelo com frequência

Esta dica é muito importante para manter a saúde do cabelo alisado, no entanto, quando realizada com bastante frequência, pode retirar óleos naturais que o próprio couro cabeludo produz para proteger os fios. Sendo assim, a lavagem com o shampoo é recomendada apenas duas a três vezes por semana. É também muito importante dar preferência para produtos sem sal e aplicá-los somente da raiz até metade dos fios.

3. Umectar o cabelo

A umectação é um dos tipos de nutrição capilar, no entanto, deve ser realizada apenas com óleos vegetais, como o óleo de amêndoas doce ou óleo de coco, por exemplo. Depois de feita a aplicação do óleo no comprimento do cabelo seco e deixando de 8 a 12 horas, deve-se lavar o cabelo de forma que todo o óleo seja retirado. Isto faz com que as cutículas do cabelo se fechem, impedindo o ressecamento e o frizz.

4. Retirar as pontas danificadas

É normal que as pontas do cabelo se dividam em duas ou mais após o alisamento. Desta forma, caso o corte não seja feito logo em seguida, os fios podem quebrar e o comprimento do cabelo fique desigual ou com aspecto ressecado. Por isso, é indicado que o corte seja realizado, mesmo que em pouca quantidade para quem gosta de manter o tamanho, de três em três meses ou sempre que a raiz for retocada.

5. Cuidar do couro cabeludo

O couro cabeludo tende a ficar mais sensível após o alisamento. Quando não cuidado corretamente, fica mais propício a irritações, causando coceiras e aumento de chances do surgimento de caspas. Para evitar, após o shampoo, deve-se enxaguar duas vezes para tirar resquício do produto e a máscara ou condicionador sejam aplicados três dedos abaixo do couro cabeludo. Além do mais, é importante deixar a raiz secar completamente antes de cobri-la ou amarrar o cabelo.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/21/estrias-confira-algumas-dicas-simples-para-evita-las/

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/09/20/saiba-algumas-dicas-para-relaxar-depois-do-parto-e-produzir-mais-leite/

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias