Saúde e Bem-estar

Pesquisa mostra que dormir menos pode te deixar egoísta no dia seguinte

Dormir o tempo suficiente nunca foi tão importante

Pesquisa mostra que dormir menos pode te deixar egoísta no dia seguinte

Ter uma noite de sono ruim pode nos deixar bem irritadas na manhã seguinte, não é mesmo? Mas uma pesquisa recente mostrou que o buraco pode ser bem mais embaixo, já que perder uma quantidade muito pequena de sono em si pode nos deixar egoístas no próximo dia, sendo mais hostil do que o normal.

Leia também:

A mudança de realidade está cada vez mais popular no TikTok

Recomendados

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, Berkeley, mostra que perder uma hora ou mais de sono traz uma grande queda na sua inclinação e vontade de ajudar as outras pessoas, sejam elas próximas ou não. “Descobrimos que a perda de sono age como um gatilho de comportamento anti-social, reduzindo o desejo inato dos humanos de ajudar uns aos outros”, explica o professor Matthew Walker, coautor do estudo. “De certa forma, quanto menos você dorme, menos social e mais egoísta você se torna.”

Na pesquisa foram necessários 160 participantes monitorados e questionados se estavam dispostos a ajudar quem precisasse, testando-os novamente após dormirem em quantidades diferentes. O resultado foi um declínio de 78% na vontade de ajudar.

“A falta de sono prejudicou o desejo de ajudar os outros, independentemente de terem sido solicitados a ajudar estranhos ou parentes próximos”, acrescenta o professor Walker, que diz que sua equipe também notou uma queda de 10% nas doações de caridade depois que os relógios voltaram para o horário de verão. Tempo (fazendo com que a população perca uma hora de sono). “A perda do sono desencadeia um comportamento anti-social e anti-ajuda de impacto amplo e indiscriminado.”

Se isso se torna crônico, pode ser algo tão ruim que danifica os laços sociais e compromete os instintos altruístas de alguém, sendo algo que a sociedade depende. “Considerando a essencialidade dos humanos ajudando na manutenção de sociedades cooperativas e civilizadas, juntamente com a robusta erosão do tempo de sono nos últimos 50 anos, as ramificações dessas descobertas são altamente relevantes para a forma como moldamos as sociedades em que desejamos viver”, observa Professor Walker.

Nunca foi tão importante dormir bem e dormir cedo, não é mesmo?

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM