Saúde e Bem-estar

A menstruação durante a gravidez é normal?

Saiba o que esperar desse período

A menstruação durante a gravidez é normal?

A gravidez traz diversas mudanças para o corpo da mulher, não importa se é a sua primeira vez ou não passando por isso. Os hormônios mexem com todo o nosso corpo, e com isso não sabemos como lidar com a chegada de um bebê, podendo desencadear uma ansiedade jamais vista antes.

Leia também:

Linda Evangelista revela como ficou sua autoestima após procedimento estético a deixar desfigurada

É nesse período também que ficamos sem menstruar, e um sangramento fora de hora pode gerar preocupação. Acontece que existem vários motivos para isso acontecer, ainda mais no início da gravidez, não indicando um problema em si. Esses sangramentos fora de hora não são uma menstruação em si, e isso pode prejudicar em saber os meses exatos da gravidez.

Um dos motivos desse sangramento pode ser a localização da implantação, mostrando a detecção precoce da gravidez que está relacionada com as alterações hormonais, quando a produção de progesterona muda de ovário para uma placenta em formação.

Outro motivo pode ser no sexo, que quando você está grávida o fluxo sanguíneo do colo do útero aumenta, e na fricção a irritação do colo do útero inferior pode acontecer, trazendo um sangramento leve.

Sangrando muito? É hora de verificar o porquê

Se você estiver sangrando demais durante a gravidez, é hora de procurar um médico o mais rápido possível. Um dos motivos pode ser uma gravidez ectópica, quando um óvulo fertilizado se implanta em outro lugar, trazendo dor abdominal.

Outro motivo pode ser um aborto espontâneo, que acontece em 1 a cada 5 gestações, sendo algo normal da função reprodutiva. Ele não é causado pelas ações, ou pelo corpo da gestante, e geralmente é por conta dos problemas cromossômicos no óvulo fertilizado.

No geral, o especialista explica que “é improvável que ocorra sangramento regular durante toda a gravidez, mas não é impossível”. Ela também acrescenta que “se o sangramento a qualquer momento durante a gravidez for acompanhado de cólicas ou dor abdominal, você deve procurar orientação médica”.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM