Saúde e Bem-estar

5 dicas para parar de roer as unhas

Ir com frequência em profissionais que façam sua unha pode ajudar

Fazendo as unhas

Roer as unhas é um hábito que está presente na vida de muitas pessoas e as vezes, é uma prática que vem desde a infância. Os motivos para levar sempre as unhas a boca podem ser inúmeros, como muito estresse e ansiedade.

Ter esse costume pode fazer com que a aparência das unhas não fique legal, além de quebradiças e frágeis. Segundo o portal Nueva Mujer, esse hábito é chamado de onicofagia e pode prejudicar definitivamente as unhas, a gengiva e os dentes.

Além do mais, as unhas e as mãos tendem a concentrar bactérias e levá-las a boca pode causar doenças. Por isso, o portal listou algumas dicas infalíveis para que você pare com esse costume. Confira a seguir:

Recomendados

1. Vá a manicure com frequência

Essa dica pode diminuir com a sua vontade de levar as unhas até a boca, visto que você não vai querer estragar o trabalho realizado por um profissional. O uso de esmaltes amargos também pode ajudar, já que seu gosto é muito desagradável ao paladar. Sendo assim, roer as unhas não será mais prazeroso como antes.

2. Coloque unhas postiças

Outra forma de não roer as unhas é aderir ao uso de unhas postiças. Você perceberá que levá-las até a boca não é a mesma coisa e isso vai te parar. Além do mais, as unhas postiças vão ajudar no crescimento de suas unhas originais, deixando-as com um aspecto mais bonito, algo que você não poderia fazer enquanto as levava com frequência até a boca.

3. Bola antiestresse

Uma das principais causas para roer as unhas é o estresse. Sendo assim, uma bola antiestresse pode ser o ideal para manter suas mãos ocupadas. Isso é especialmente eficiente se você estiver no trabalho, por exemplo.

4. Procure um especialista

Algo que pode ajudar com a onicofagia, é buscar o auxílio de um profissional em saúde mental, pois assim, ele te ajudará a identificar as causas e oferecerá opções para criar padrões de comportamento que colaborarão para o seu autocontrole. Além do estresse diário, roer as unhas pode ter origens internas, como por exemplo, culpa, baixa autoestima ou causas emocionais.

5. Pratique um esporte

É importante incluir a prática de exercícios físicos no dia a dia para ajudá-lo na liberação do estresse. Fazer aulas de ioga ou pilates também pode ajudar. Essas atividades são infalíveis para trabalhar na tensão acumulada e na diminuição da ansiedade. Apoia na distração da mente e gera endorfinas que te farão se sentir melhor fisicamente e mentalmente.

· · ·

Leia também:

https://www.novamulher.com/estilo-de-vida/2022/08/05/queda-de-cabelo-4-razoes-pelas-quais-isso-acontece-e-o-que-fazer-para-impedir/

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM