Alô, mães de plantas. Ter uma plantinha em casa é um caminho sem volta. E depois dos meses de isolamento social causados pela pandemia, parece que o mercado de floricultura conquistou muitos corações por aí.
ANÚNCIO
Elas deixam o ambiente mais aconchegante, mais charmoso e trazem vida para a sua casa. Mas sabemos bem que cuidar de plantas e flores requer atenção e, muitas vezes, paciência.
Para a nossa sorte, existem plantinhas que são super fáceis de cuidar e com essas dicas elas vão durar muito tempo na sua casa.
1. Espada-de-São-Jorge
Essa é bem resistente e pode ficar direto no sol ou a meia-sombra. Cresce bem em pequenos vasos ou canteiros. Vive bem também em ambientes internos. Pode ser regada uma vez na semana, mas sem excesso de água para não deixar a terra encharcada.
2. Hibisco
é uma planta característica de jardim e bem fáceis de cuidar. Dá flores lindas e de várias cores. Não são exigentes quanto ao tipo de solo e resistem à falta de água, sobrevivendo com chuvas e regas ocasionais. Pode ficar direto no sol ou meia-sombra. Sua flores duram bastante e costumam abrir no final do inverno ou começo da primavera. No jardim não necessita de poda, mas se plantando em vaso requer a retirada de galhos secos.
3. Jibóia
A Jiboia é uma planta tropical, resistente e bem fácil de cuidar. Dá muito certo em vasos na varanda ou em ambientes internos. Requer pouca manutenção: basta regar duas vezes na semana e garantir um pouco de luz natural.
4. Aglaonema
Tropical e de folhagem chamativa, a algaonema cresce na sombra e com pouca água. Evite cultivá-la em ambientes secos ou com ar-condicionado constante. Regue uma vez na semana, mantendo o solo sempre úmido. Um cuidado importante: sua folhagem é tóxica, portanto mantenha-a fora do alcance de animais e crianças.
ANÚNCIO
5. Cactos e suculentas
Essas são espécies extremamente resistentes e que exigem poucos cuidados. São plantas fáceis de cuidar em vasos, pois requerem pouco espaço de cultivo. Apenas exigem um ambiente com bastante luz natural. Precisam de pouca água e toleram eventuais esquecimentos.
6. Clorofito
Perfeita para vasos ou interiores, o Clorofito é uma planat de fácil cultivo. Pouco exigente com manutenção, ela é capaz de sobreviver um tempo sem água. Mas é importante regar regularmente, evitando que a terra fique seca por completo. Pode ser cultivada a meia-sombra ou sol pleno.
7. Lírio da paz
Muito comum na casa das mães, tias e avós, o Lírio da paz tem uma flor duradoura de cor branca e é muito usado na decoração de ambientes internos. É uma espécie que se adapta bem em vasos. Precisa de luz indireta e regas constantes, aproximadamente uma vez por semana. Se dá muito bem em locais quentes e úmidos.
8. Costela-de-adão
Com folhas muito bonitas, a costela-de-adão, pode ser plantada em vasos ou cultivada em canteiros no jardim. É uma planta que precisa de luz, mas não direta. As regas devem ser regulares, mantendo o solo sempre úmido.
9. Antúrio
Uma planta rústica, resistente e que dá pouquíssimo trabalho. Cresce bem em ambientes internos e iluminados, mas não suporta o sol o dia todo. Pode ser cultivada em vaso ou em locais menos iluminados do jardim. Suas flores rendem belos arranjos tropicais. Mantenha a terra úmida na primavera e verão, com regas de uma a duas vezes por semana e diminua a frequência no inverno.
10. Singônio
Uma das folhagens mais flexíveis com a iluminação, tolerando tanto o sol forte, quanto muita sombra. Sua forma de cultivo também é bastante versátil, podendo ser plantado em vasos, em canteiros ou se transformar em uma trepadeira escalando muros e árvores. Cresce rapidamente e, por isso, pode ser necessária a poda para mantê-lo baixo. Aprecia a umidade e regas regulares.
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “”
Plantas: como cuidar de orquídeas para que elas durem mais
Plantas: dicas para cuidar de lírios da paz e fazer durarem mais
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.