Estilo de Vida

Plantas: essas dicas vão fazer a sua suculenta durar (muito) mais

Apesar de parecerem ser plantas resistentes, as suculentas são delicadas e exigem cuidados específicos

Com formatos e cores variadas, lindas e (aparentemente) fáceis de cuidar, as suculentas caíram no gosto popular para integrar a decoração e trazer um toque de natureza para a casa de muitas pessoas.

As suculentas são plantas desérticas, da mesma família dos cactos, acostumada com muito sol e pouca água, mas apesar da aparência resistente, elas exigem alguns cuidados especiais que começa já no seu plantio.

Se você, assim como eu, já ficou bastante chateada por perder uma plantinha dessa, veja agora algumas dicas que vão fazer elas durarem muito mais na sua casa.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Plantas: Como cuidar de samambaias para fazer elas durarem mais

· · ·

Plantio

Se você quer fazer novas mudas da suculenta ou replantar uma já grande, o processo é bem simples. Para uma muda nova, basta retirar as folhas de uma espécie e colocá-la superficialmente sob uma bandeja pote com areia umedecida. Nesse estágio de vida da planta, ela pode ser pulverizada. Em algumas semanas, nascerão as primeiras raízes e, então, é só repetir o processo, mas em um vaso com substrato. Transporte-a para ele, não enterrando, mas apoiando-a na terra e, em breve, a nova suculenta irá se desenvolver naturalmente. Essa técnica funciona para vários tipos de espécies e algumas se reproduzem por batatinhas, caules ou por divisão de touceira.

Se você vai apenas replantar em um vaso maior, com cuidado retire a planta do vaze antigo e coloque no novo com o substrato, sem “apertar” a terra. As suculentas são plantas robustas, mas que têm raízes bem fininhas, por isso precisam de espaço para que suas raízes cresçam livremente no solo. |você encontra o substrato adequado em lojas de jardinagem.

Adubo

Plantas que ficam muito tempo no sol precisam de cálcio. Por isso, adubá-las com a substância sempre será uma boa ideia. Um alimento onde você encontra uma alta concentração de cálcio é na casca do ovo, que pode ser triturada no liquidificador e colocada em volta da suculenta ou enterrada no vaso.

Frequência das regas

Talvez um dos erros mais comuns com as suculentas são as regas, por isso, muita atenção para não “afogar” suas plantas. Antes de regar, toque a terra com a ponta do dedo, se estiver úmida, não molhe. A própria folha da espécie é capaz de armazenar muita água.

Água direto na terra

Muita gente usa o pulverizador, mas saiba que esse não é o melhor jeito de regar suas suculentas. Pelo contrário! Jogar água em cima das folhas pode causar fungos e, consequentemente, o apodrecimento da planta. Por isso, a melhor forma de regá-las é usando uma seringa ou regador de bico fino e colocar a água direto na terra.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM