Saúde e Bem-estar

Alguns hacks te ajudam a dormir nas noites durante a menstruação

Saiba como driblar esse momento e ter a noite dos sonhos

Dormir durante a menstruação ou dias antes dela chegar pode ser um desafio e tanto para algumas mulheres, que tem um risco de insônia em 40% maior do que o dos homens, tudo por culpa dos nossos hormônios que flutuam e muito durante o ciclo menstrual, nos deixando desequilibradas. Para isso, existe algo chamado mapeamento menstrual que ajuda a driblar esses momentos.

Leia também:

Khloé Kardashian revela porque escolheu a barriga de aluguel para o segundo filho

Recomendados

“Acompanhar seu ciclo menstrual é uma ferramenta realmente poderosa e que toda mulher deveria ter o hábito de fazer”, diz Dr. Soori. “Ao conhecer seu ritmo mensal único, você pode começar a prever e planejar quando seu sono é mais prejudicado. Armados com esse conhecimento, podemos dormir melhor, nos sentir melhor, trabalhar melhor e ser mais gentis conosco trabalhando com nossos corpos e nossos hormônios em vez de contra eles.”

Segundo a especialista, nosso ciclo pode ser descrito em quatro fases ou ‘estações’: “Estrógeno, progesterona, cortisol e melatonina são os principais hormônios que afetam o sono. Em diferentes momentos do seu ciclo, você se sentirá de maneira diferente, tanto física quanto emocionalmente, o que afetará sua qualidade de sono.

Quando dormimos bem, significa que quando acordamos liberamos a quantidade adequada de cortisol, que então libera a quantidade adequada de estrogênio e progesterona. Mas quando não dormimos bem, não temos o equilíbrio certo de hormônios. E se não tivermos o equilíbrio certo de hormônios, não dormimos bem. É um ciclo vicioso.”

Na fase da menstruação, também chamada de fase de inverno, podemos esperar cólicas menstruais, dor lombar, seios sensíveis, maiores idas ao banheiro e uma temperatura corporal mais alta, com um sono desafiador por conta dos níveis de estrogênio e progesterona.

Nesse momento, o ideal é priorizar o autocuidado com meditações e exercícios que nos ajudam a relaxar, reduzindo o estresse. Além disso, você pode mudar sua posição ao dormir, evitar alimentos açucarados e com condimentos, ficar sem álcool e optar por um bom suco, sem exagerar na água antes de dormir.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM