Saúde e Bem-estar

Como lidar com a menopausa pós câncer de mama

Essa questão afeta cada vez mais mulheres no mundo

O corpo feminino pode trazer diversos desafios para quem vive dentro dele, já que transformações e coisas que nem pensamos que pode acontecer com a gente acabam chegando. Um estudo recente mostrou que algumas terapias para cuidar do câncer de mama, doença que atingiu 2.3 milhões de mulheres só em 2020, podem antecipar os sintomas da menopausa, já que pelo menos 25% das mulheres afetadas pela condição estão em faixas de idade antes da menopausa.

Leia também:

Como lidar com o suor embaixo dos seios

Recomendados

Os tratamentos como quimioterapia e radioterapia pélvica trazem tantos danos para o ovário, além da cirurgia da metástase no fígado que também afeta essa parte do corpo, que junto com os medicamentos hormonais antecipam os sintomas da fase da menopausa, como o calor, a dificuldade para dormir, perda de libido, dor no corpo, secura vaginal e as mudanças de humor. Descubra como lidar melhor com esses sintomas, principalmente depois de passar pelo câncer de mama.

1. Ter uma dieta equilibrada e rica em frutas e vegetais frescos ajuda a aliviar a fadiga e o mal-humor. Vale investir na soja, trevo-vermelho e cimicifuga, pois são alimentos que ajudam a trazer fitoestrógenos para nosso corpo, e consequentemente auxiliar no controle dos sintomas da menopausa.

2. Suplementos alimentares que trazem doses adequadas de cálcio e vitamina D ajudam na vida toda, principalmente durante e depois da menopausa, para equilibrar a perda de densidade óssea.

3. Os exercícios físicos ajudam e muito a diminuir o estresse e melhorar o humor, precisando de não mais do que 30 minutos por dia para ajudar nessas questões. Ioga e meditação também são ótimas formas terapêuticas para lidar com os sintomas.

4. Alguns medicamentos também aliviam as ondas de calor que podem surgir na menopausa, como os antidepressivos. Para isso, nada melhor do que consultar seu médico e saber como e qual medicamento tomar.

5. A secura vaginal pode ser aliviada com hidratantes vaginais e gel lubrificante. Hoje em dia alguns tratamentos a laser também revitalizam os tecidos vaginais, além de poder usar outras alternativas como anéis hormonais, cápsulas e loções, junto com o acompanhamento médico.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM