Saúde e Bem-estar

Estudo: Pessoas que comem muitas maçãs vivem mais

Mulheres que comem uma maçã por dia têm 35% menos probabilidade de morrer jovens

Estudo: Pessoas que comem muitas maçãs vivem mais (Foto: Reprodução)

Mulheres que comem uma maçã por dia não apenas afastam o médico – elas têm 35% menos probabilidade de morrer jovens, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental.

ANÚNCIO

Os cientistas acreditam que benefícios semelhantes seriam observados em outras frutas e vegetais. No entanto, eles examinaram as maçãs, porque as pessoas as comem em quantidades suficientes para torná-las uma importante fonte alimentar dos compostos vegetais conhecidos como flavonoides.

“As maçãs estão entre os principais contribuintes para a ingestão total de flavonoides”, disse o pesquisador Jonathan Hodgson.

Recomendados

“Já mostramos anteriormente que a ingestão de flavonoides da pele da maçã melhorou o relaxamento das artérias. Agora mostramos que a maior ingestão de maçã foi associada a um menor risco de mortalidade por todas as causas e mortalidade por câncer em mulheres mais velhas”.

Flavonoides e Fibras

Os pesquisadores acompanharam 1.456 mulheres com idades entre 70 e 85 anos por 15 anos e usaram informações de questionários de frequência alimentar para procurar diferenças nas taxas de mortalidade. Eles descobriram que as mulheres que comiam apenas 100 gramas de maçã por dia, o equivalente a uma fruta pequena, viviam dramaticamente mais.

Hodgson disse que os benefícios para a saúde provavelmente vêm do alto teor de fibras e flavonoides da casca da maçã em particular.

Os flavonoides são uma classe de produtos químicos vegetais com poderosos efeitos antioxidantes. Como outros antioxidantes, eles desativam as moléculas de “radicais livres” que causam danos oxidativos às células do corpo. Acredita-se que o dano oxidativo seja um dos principais contribuintes para doenças crônicas, incluindo doenças inflamatórias, doenças cardíacas, câncer e declínio cognitivo.

Os flavonoides também demonstraram ajudar a reduzir a quantidade de açúcar que é absorvida da dieta, talvez diminuindo o risco de diabetes e obesidade. As maçãs são ricas em um flavonoide em particular, a quercetina, que tem sido associada à pressão arterial mais baixa, menor risco de doença cardíaca e até proteção contra os efeitos de certos metais pesados.

O alto teor de fibras das maçãs também tem sido associado a níveis mais baixos de pressão arterial e colesterol e a um menor risco de câncer. E as maçãs são ricas em micronutrientes, incluindo vitamina C, magnésio e potássio.

Outra explicação provável para a conexão entre o alto consumo de maçã e uma vida mais longa é simples: as pessoas que comem muitas maçãs provavelmente também comem muitas outras frutas e vegetais. E eles provavelmente são mais propensos a fazer outras escolhas saudáveis, como fazer exercícios suficientes e não fumar.

Hodgson admite que as maçãs são um substituto, no estudo, para qualquer fruta.

A pesquisa atual apoia essa ideia. Por exemplo, um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade de East Anglia descobriu que as pessoas que comiam dietas ricas em flavonoides – ou seja, frutas e vegetais – eram mais propensas a perder peso e menos propensas a ganhá-lo. Considerando que a mulher média ganhou cerca de 1kg ao longo de quatro anos, e o homem médio ganhou cerca de 2kg, a pessoa média que comeu o equivalente de alimentos contendo flavonoides, cerca de 70g de mirtilos todos os dias, em vez disso, perdeu quase 1kg.

“Apenas uma única porção de algumas dessas frutas por dia teria um impacto importante na saúde em nível populacional”, disse o pesquisador Aedin Cassidy.

De fato, todos os tipos de alimentos nutritivos podem proporcionar benefícios à saúde que salvam vidas. Frutas vermelhas escuras, azuis e roxas em particular – que são ricas em produtos químicos conhecidos como antocianinas – têm sido associadas à melhoria da saúde cardiovascular e à redução das taxas de doenças. E um estudo de 2011 nos Arquivos de Medicina Interna descobriu que pessoas com os níveis mais altos de alfa-caroteno no sangue – indicando alto consumo de vegetais laranja, amarelo e verde – eram significativamente menos propensos a morrer precocemente, principalmente de doenças cardíacas ou câncer.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:

Essas 5 dicas de especialistas vão deixar suas roupas cheirosas por mais tempo

Esses 5 “alimentos-medicamentos” podem salvar sua vida

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias