Saúde e Bem-estar

Esses 5 “alimentos-medicamentos” podem salvar sua vida

Algumas comidas são como verdadeiros remédios para o nosso corpo

Esses 5 “alimentos-medicamentos” podem salvar sua vida (Foto: Reprodução)

Alguns dos medicamentos mais poderosos do planeta estão disfarçados de alimentos e especiarias. Embora eles não se prestem a ser patenteados, nem ensaios clínicos multibilionários em humanos sejam financiados para provar sua eficácia, eles têm sido usados desde os primórdios dos tempos para nutrir nossos corpos e para prevenir e tratar doenças.

ANÚNCIO

Eles eram tão valorizados nos tempos antigos que valiam seu peso em ouro, e civilizações inteiras alcançaram grande poder ou entraram em colapso como resultado de seu relacionamento com eles.

Muitos de nós os usamos diariamente, sem saber que é por isso que não adoecemos.

Recomendados

O que é ainda mais surpreendente é que muitos desses “aliados vegetais” são encontrados crescendo em nossos quintais, e muitas vezes esquecidos em nossas geladeiras e prateleiras de temperos, negligenciados e subestimados. De fato, muitos de nós os usamos diariamente, sem saber que é por isso que não adoecemos com tanta frequência quanto aqueles que não os incorporam em sua dieta. Vejamos alguns exemplos.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Jardinagem pode trazer benefícios para a saúde mental, segundo novo estudo

· · ·

1. Alho

Com a crescente prevalência de bactérias resistentes a vários medicamentos e o fracasso do modelo convencional, baseado em medicamentos em desenvolver soluções eficazes contra elas (nem aceitar a responsabilidade por criá-las), as especiarias recuperaram seu reinado universal como combatentes de infecções de amplo espectro às vezes com poder de salvar vidas. O alho, de fato, tem várias centenas de propriedades terapêuticas.

2. Mel

As abelhas produzem uma ampla gama de substâncias terapêuticas além do mel, por exemplo, própolis, veneno de abelha, geleia real, cera de abelha, pólen de abelha e afins, mas esse material doce e pegajoso em que todos adoramos nos mergulhar ocasionalmente é o mais conhecido e mais consumido de todos eles - e por uma boa razão, tem um gosto ótimo. Mas você sabia que esse doce também é um dos agentes de cura mais poderosos da natureza?

Além disso, substituir adoçantes sintéticos ou açúcares altamente processados ou xarope de milho rico em frutose por uma quantidade moderada de mel pode ser um ótimo passo preventivo para a saúde.

3. Maçãs

Uma maçã por dia de fato mantém o médico longe, especialmente os especialistas em câncer, ao que parece. Por exemplo, um dos benefícios de saúde mais bem estabelecidos de consumir maçãs é reduzir o risco de câncer colorretal. Quanto mais maçãs você consumir, menor a probabilidade de desenvolver essa doença potencialmente fatal.

4. Luz do sol

Este pode confundir alguns de vocês, mas a luz do sol possui energia e informação com valor metabólico real e, portanto, é uma fonte de energia utilizável para o corpo - e, portanto, em um sentido muito real, pode ser considerada uma forma de alimento que consumimos através de nossa pele por meio de seus “painéis solares” embutidos à base de melanina.

A exposição adequada à luz solar não apenas resulta na produção de vitamina D, uma substância semelhante a um hormônio que regula mais de 2.000 genes no corpo humano – e, como resultado, previne ou melhora centenas de condições de saúde associadas à deficiência de vitamina D – mas a exposição à luz solar em si tem um conjunto único de benefícios para a saúde não redutíveis apenas à produção de vitamina D.

Um dos estudos mais interessantes realizados sobre a exposição à luz solar, com base em dados coletados em mais de 100 países e publicados no início deste ano na revista Anticancer Research, mostrou que havia “forte correlação inversa com UVB solar para 15 tipos de câncer”, com evidências mais fracas, embora ainda significativas, do papel protetor da luz solar em nove outros cânceres.

5. Cúrcuma

Esta é possivelmente a erva mais importante do mundo. Chamado de “Kanchani”, ou literalmente “Deusa Dourada”, na antiga tradição de cura indiana, suas propriedades curativas foram profundamente apreciadas, se não reverenciadas por incontáveis séculos.

A cúrcuma foi cientificamente documentada como tendo mais de 500 aplicações na prevenção e tratamento de doenças. Também demonstrou modular mais de 150 vias biológicas e genéticas ou epigenéticas distintas de valor para a saúde, demonstrando uma complexidade e suavidade que nenhuma droga no planeta jamais demonstrou possuir.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias