“Meu filho vai ter nome de santo. Quero o nome mais bonito”. Não foi a toa que Renato Russo eternizou na letra de sua cação “Pais e Filho” essa tradição na hora de escolher nomes de bebês que estão por vir.
ANÚNCIO
O povo brasileiro é bastante religioso e costuma escolher nomes inspirados em santos, personagens e eventos bíblicos para os seus pequenos.
Separamos aqui 10 nomes, para meninas e meninos, inspirados no livro mais famoso do mundo. Se você está na fase de escolha de nome para o seu filho ou sua filha, dê uma olhadinha na nossa lista:
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Nomes de bebê: 15 nomes para seu bebê inspirados em pedras preciosas”
· · ·
Meninos
ABRAÃO: Significa ‘’pai de uma multidão’', do hebraico Abraham, derivado de Ab hamum. Abraão é um personagem bíblico citado no Gênesis. Segundo os escritos, foi a partir dele que teriam se desenvolvido as religiões abraâmicas, as principais vertentes do monoteísmo: o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
ANÚNCIO
LÁZARO: Vem do grego Lázaros, que deriva do hebraico Eleazar (“Deus socorre, ajuda”). De acordo com a passagem bíblica, Lázaro foi ressuscitado por Jesus. Uma personalidade famosa com este nome é Lázaro Ramos.
LEVI: Forma aportuguesada do hebraico Lewi, quer dizer unido, conectado. No Antigo Testamento, é o nome do terceiro filho de Lia e Jacó. Não é tão comum no Brasil, mas a sua popularidade vem crescendo desde os anos 2000.
MOISÉS: Do hebraico Mosheh, que vem do elemento egípcio mesu (filho, servo). Outra versão sugere que venha do hebraico mashah, ou seja, “salvo das águas”. Segundo a passagem bíblica, o profeta Moisés foi abandonado no rio Nilo, ainda bebê, mas salvo pela filha do faraó. Foi um líder religioso que recebeu os Dez Mandamentos e libertou os judeus da escravidão no Egito. Também é atribuído à autoria da Torá. No Brasil, há mais de 125 mil pessoas registradas com este nome.
SAMUEL: Significa “aquele a quem Deus ouviu” ou “nome de Deus”, do hebraico Shemu’el. Samuel é considerado o primeiro profeta na Bíblia. Também é um nome bem utilizado no Brasil, com mais de 290 mil pessoas registradas assim. Foi um dos dez nomes mais escolhidos pelas famílias em 2021.
Meninas
ESTER: Do persa stara, quer dizer estrela. Outra hipótese é o nome hebraico Ishtar, divindade persa. Ester é uma das mulheres mais importantes de toda a história bíblica. Ela se tornou rainha da Pérsia e foi usada por Deus para salvar todo o povo hebreu. Nessa época, a nação de Israel estava sob exílio no reino persa. Também conhecida como Hadassa bat Avihail, sua história é narrada no livro de Ester. No Brasil, mais de 100 mil pessoas têm este nome.
MADALENA: Significa “a que veio de Magdala”, cidade da Galiléia. Já no hebraico Maghdal, quer dizer torre. Usado inicialmente como Magdalena, é o nome de uma das seguidoras mais dedicadas de Jesus Cristo e pecadora convertida do Evangelho, Maria Madalena.
MANUELA: Feminino de Manuel. Abreviação do nome hebraico Immanuel, “Deus está conosco”. É um nome bem utilizado no Brasil, com mais de 60 mil pessoas chamadas assim, e vem se tornando mais popular, especialmente a partir dos anos 90.
NOEMI: Designa alguém gracioso, doce, amável, do hebraico no’ami. Noemi ou Naomi, é uma personagem do Antigo Testamento da Bíblia, mencionada no livro de Rute. De acordo com o relato bíblico, Noemi foi casada com Elimeleque e teve dois filhos: Malom e Quiliom. Com a morte do marido, seus filhos casaram-se com Orfa e Rute. Porém, ambos vêm a falecer e Noemi resolve retornar para Israel acompanhada das noras. Algumas variações do nome são Noêmia e Naomi.
TERESA: De origem incerta. Possivelmente do grego theros (verão) ou de therizo (colher). Outra hipótese é Thirasia, nome de uma das ilhas do arquipélago de Santorini, na Grécia. No Brasil, o nome também é usado no diminutivo por causa da devoção à Santa Teresinha do M Jesus, que é uma das santas mais populares da história da igreja católica. Uma personalidade conhecida com este nome é Madre Teresa de Calcutá (1910-1997), religiosa albanesa que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1979. No Brasil, há mais de 83 mil registros.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.