Saúde e Bem-estar

Os exercícios do TikTok para ajudar com um trauma realmente funcionam?

Saiba o que realmente fazer para superar essa fase difícil

Os exercícios do TikTok para ajudar com um trauma realmente funcionam? (Reprodução: Pexels)

Quem acessa o TikTok recentemente sabe que não tem fim para o buraco negro cheio de conteúdos e dicas de exercícios, desde coisas para a maternidade até dicas para emagrecer. Acontece que algo recente tomou conta da plataforma: o TraumaTok, onde usuários trazem dicas de saúde mental para ajudar outras pessoas a superarem algum trauma.

ANÚNCIO

Leia também:

Mulher viraliza no TikTok ao relatar que médico pediu para ela ficar quieta durante o parto

Conhecido também como experiência somática, os conteúdos já somam mais de 4,7 milhões de visualizações e trazem alguns exercícios de liberação de trauma. Segundo um especialista, o trauma deixa uma dor somática no corpo, junto com um estresse ou alguma doença que não podemos perceber que estamos lutando contra, e que afeta nossa saúde mental, com sentimentos ou coisas não processadas em nossa vida. Tudo depende de quando o trauma ocorreu e do quanto fomos capazes de processá-lo no momento.

Armazenar um trauma pode trazer riscos e efeitos físicos para o corpo, e por isso que alguns exercícios são importantes para aliviá-los, além de uma terapia para ajudar a resolver o problema, já que um trauma pode se transformar em diferentes aspectos da psique em maior intensidade.

Com a experiência somática, que é um tipo de terapia alternativa tratando o trauma por meio da conexão mente-corpo, nosso corpo começa a entender uma forma de processamento, dando ao nosso sistema nervoso uma oportunidade criativa de mover e transmutar emoções pelo corpo inconscientemente.

Os exercícios do TikTok podem realmente ajudar?

Algumas coisas que ajudam é movimentar nossas emoções, como por exemplo dançar, trazer alguma forma de movimento e arte, procurar algum esporte ou trazer algo que nos ajude no bem-estar. Os conteúdos do TikTok ajudam e muito na hora de liberar uma tensão reprimida, junto com emoções negativas que estão enraizadas em nosso corpo.

ANÚNCIO

“Alongar-se, mover-se ao som da música, dançar, sacudir, respirar, pintar, fazer, pular no trampolim, liberar o movimento e caminhar sem propósito para chegar a algum lugar permite que algo aconteça dentro do seu ecossistema pessoal que incentiva o reequilíbrio”, diz a especialista. “Isso não deve substituir o trabalho mais focado, mas fornece micro-chances para mover as emoções de uma coisa para outra.”

O melhor é buscar um profissional que pode te ajudar em uma terapia focada para isso, junto com os exercícios específicos para o seu trauma.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias