Comportamento e Relacionamento

Especialista compartilha como cuidar dos travesseiros para eles durarem mais

Dicas profissionais sobre como lavar um travesseiro na máquina e à mão

Aprender a lavar um travesseiro corretamente não leva tempo e pode economizar dinheiro a longo prazo, ajudando os travesseiros de sua cama a durarem mais. Isso é importante se você investiu no melhor travesseiro para o seu estilo de sono - você quer que seu dinheiro valha, certo?

O site Tech Radar (em inglês) reuniu algumas dicas sobre como limpar um travesseiro corretamente para que ele dure mais, incluindo quais tipos podem ser lavados em uma máquina de lavar e quais travesseiros devem ser limpos apenas no local e lavados à mão.

Para aconselhamento especializado, a diretora de design e desenvolvimento de produtos da Casper Melissa Danielson, uma das melhores marcas de colchões e acessórios para dormir da América, para nos falar sobre todos os cuidados com travesseiros.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Essas dicas vão fazer a coloração do seu cabelo durar mais

· · ·

Com que frequência devo lavar os travesseiros?

Travesseiros velhos são um ambiente perfeito para ácaros, pele morta, suor, óleos corporais e bactérias, sem mencionar as manchas desagradáveis. Sim, suor e óleos corporais são dois dos maiores culpados por que os travesseiros ficarem amarelos.

Então, com que frequência você deve limpar o seu? “A maioria dos travesseiros deve ser lavada a cada seis meses, mas outros, como espuma de memória (ou travesseiros da “Nasa”), precisam de atenção a cada dois ou três meses.” diz Danielson. “É uma boa prática manter mais de um travesseiro em sua cama para trocar se sentir que está perdendo força.”

Se você tem um travesseiro de penugem ou plumas, ‘afogá-lo’ todas as manhãs o ajudará a recuperar a forma e o vigor.

Como lavar os travesseiros na máquina

Preocupado que sua máquina de lavar destrua todo aquele enchimento bonito dentro do seu travesseiro? Não se preocupe, pois você pode lavar a maioria dos travesseiros dessa maneira. No entanto, para obter os melhores resultados – e evitar estragar o travesseiro e a máquina de lavar – há algumas coisas a serem consideradas primeiro. Para começar, verifique as etiquetas ou o site da empresa para obter instruções específicas de limpeza.

“Muitos travesseiros sobrevivem em uma máquina de lavar, mas precisam de cuidados ligeiramente diferentes”, explica Danielson. Você não quer o enchimento entupindo sua máquina de lavar.

“Para evitar cargas distribuídas de forma desigual, sempre jogue dois travesseiros de cada vez. Você também deve definir a velocidade do ciclo de centrifugação para uma configuração mais alta para remover o máximo de água em excesso possível. "

Como manter os travesseiros limpos

Se você viu marcas ou manchas visíveis em seu travesseiro, limpe-as primeiro para tirar “o grosso”. “A limpeza no local pode ser feita com um pano de prato comum e uma solução de sabão neutro. Esfregue suavemente as manchas, tomando cuidado extra com almofadas de espuma, pois você não quer que elas rasguem. "

No entanto, limpar manchas de sangue de um travesseiro é um pouco diferente, como Danielson nos diz: “Uma vez que o sangue seca, pode deixar uma marca permanente, por isso é fundamental ser proativo. Você não quer que o sangue fique por muito tempo porque o sangue coagula e pode grudar rapidamente no travesseiro.”

Lembre-se dessas dicas de especialistas ao limpar travesseiros, e muitas são semelhantes às recomendadas para limpar um colchão:

1. Use água fria

“Sempre use água fria ao remover manchas de sangue de travesseiros e fronhas. A água quente pode fixar ainda mais a mancha e dificultar a remoção. Assim que notar a mancha, remova a fronha e coloque o local sob água fria corrente. Isso ajudará a eliminar o excesso de sangue.”

2. Enxugue a mancha – não esfregue

Pegue um pano frio e úmido e passe na área manchada – nunca esfregue. “Esfregar a mancha pode espalhar o sangue e fazer com que ele penetre ainda mais no travesseiro”, explica Danielson. “Esfregar a mancha pode ajudar a remover qualquer excesso de sangue que ainda não tenha sido encharcado.”

3. Mergulhe em água fria

Depois de limpar a mancha, Danielson recomenda mergulhar o travesseiro e a fronha em água fria. “Você pode fazer isso em uma banheira ou bacia. Deixe o travesseiro e a fronha de molho por cerca de 30 minutos.”

4. Use um removedor de manchas

Depois de encharcar o travesseiro e a fronha, é hora de trazer as grandes armas e usar um poderoso removedor de manchas. “Existem várias opções domésticas que você pode usar (água oxigenada, suco de limão, bicarbonato de sódio, vinagre branco, aspirina, etc). Recomendamos o uso de água oxigenada e água. Se você tiver uma fronha mais escura, teste usando o peróxido de hidrogênio em uma pequena seção primeiro para ter certeza de que não vai branquear.”

Como lavar travesseiros de plumas

Feitas das fibras macias das penas de um pato, ganso ou cisne, as almofadas de penas são um dos tipos mais fáceis de lavar. “Eles podem ser limpos em uma máquina de lavar em qualquer temperatura do ciclo de lavagem, mas esteja ciente de que água morna e água quente podem encolher o tecido”, alerta Danielson.

“Use um sabão em pó suave e adicione um ciclo extra de enxágue para livrar seus travesseiros do sabão restante.”

Semelhante aos travesseiros de plumas, os travesseiros de penas incluem penas retiradas das costas e asas de um pato ou ganso. Como Danielson nos diz, “Travesseiros de penas geralmente podem ser lavados da mesma maneira que travesseiros de plumas.

“Qualquer temperatura pode ser usada na máquina de lavar, mas recomenda-se uma temperatura mais fria para evitar o encolhimento do tecido. Use uma configuração de ciclo suave e um ciclo de enxágue extra para remover a espuma restante.”

Como limpar travesseiros de espuma de memória (travesseiro da “Nasa”)

Como o próprio nome sugere, esse tipo de travesseiro contém espuma de memória e, de acordo com Danielson, eles precisam de um pouco de cuidado extra na hora de lavar.

“Evite a máquina de lavar e, em vez disso, opte por lavar à mão ou aspirar e tratar no local. A melhor maneira de lavar à mão é encher a banheira com água e um detergente suave e com pouca espuma.”

Para fazer isso, Danielson recomenda o seguinte: “Mergulhe o travesseiro e deixe a solução de água e sabão em pó penetrar por completo. O enxágue pode ser feito da mesma maneira.”

Como secar os travesseiros após a lavagem

Depois de limpar seus travesseiros na máquina de lavar ou limpá-los à mão, é hora de secá-los. “Travesseiros de penas e penugem podem ser secos em uma secadora sem aquecimento, secagem ao ar ou temperatura baixa”, aconselha Danielson.

“Use bolas de tênis limpas ou bolas de secador para afofar os travesseiros e evitar grumos. Travesseiros que não podem ser secos em uma secadora, como espuma de memória, devem ser secos ao ar. Se possível, deixe-os pendurados em um varal do lado de fora – mas apenas quando não estiver úmido.”

Dicas extras de cuidados com seus travesseiros

Cuidar do travesseiro o ajuda a durar mais e, além de aprender a lavá-lo (e com que frequência), considere investir em um protetor de travesseiro de boa qualidade. Esses pedaços de tecido funcionam da mesma maneira que os protetores de colchão e agem essencialmente como uma barreira entre o travesseiro e quaisquer manchas e derramamentos acidentais, bem como suor, óleos faciais e bactérias.

Você pode lavar seus protetores de travesseiro com muito mais frequência do que travesseiros, e isso manterá seu travesseiro real mais saudável e fresco por mais tempo. Recomendamos especialmente um protetor de travesseiro se você estiver propenso a suores noturnos ou usar hidratantes faciais ou óleos à noite. O mesmo vale para produtos de cabelo - qualquer umidade que possa penetrar no travesseiro significa que ele precisará ser limpo com mais frequência.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM