Comportamento e Relacionamento

Amor: 4 dicas para ajudar seu parceiro a entender seus pontos de vista no relacionamento

Como melhorar a comunicação quando você está chateado?

Homem proíbe a esposa de ter gastos 'desnecessários'

“Mesmo o mais comunicativo dos casais pode enfrentar dificuldades quando se trata de encontrar uma maneira positiva de dar feedback um ao outro”, escreve a psicóloga clínica Lisa Firestone. “Qual é a melhor maneira de abordar esses tópicos? Em minha experiência de trabalho com casais, descobri que esses quatro princípios fizeram a maior diferença quando se trata de alcançar uma comunicação em que ambas as pessoas se sintam vistas, ouvidas e mais próximas uma da outra.” Confira.

1. Mantenha a calma

Nada de bom sai de uma discussão em um estado acalorado. Nesses momentos, devemos tentar não nos apegar muito aos nossos pensamentos e evitar construir um caso contra o parceiro. O objetivo principal é ficar calmo. Então, podemos lidar com o que está nos incomodando.

2. Não ataque

Muitas vezes, nosso primeiro instinto quando nos sentimos injustiçados é atacar. Novamente, isso quase nunca é uma estratégia útil ao se comunicar com alguém de quem gostamos — “e isso não quer dizer que não haja momentos em que tenhamos uma razão genuína para estar com raiva, e certamente temos o direito de expressá-la”, acrescenta a especialista.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Psicóloga compartilha 2 segredos para melhorar o nível de confiança num relacionamento

· · ·

O objetivo é a comunicação aberta. Podemos eventualmente dizer tudo o que precisamos dizer, mas podemos fazê-lo de uma maneira que não aumente a tensão.

3. Seja vulnerável

“Isso é muito difícil de fazer quando estamos com raiva, e ainda mais difícil quando nos sentimos justos. No entanto, prestamos um serviço a nós mesmos quando estamos dispostos a pensar em nossa parte em qualquer conflito que estejamos enfrentando. Se queremos abertura do nosso parceiro, temos que ser abertos”, aconselha.

4. Seja curioso

À medida que nos tornamos mais vulneráveis e abertos, temos que esperar o mesmo de nosso parceiro. Isso significa dar o passo às vezes difícil de ouvir o que eles têm a dizer. “E se realmente tentássemos entender e explorar como eles enxergam a situação?”, reflete Lisa.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM