Sexualidade

Esses são benefícios que os orgasmos têm para a nossa saúde física e mental - e que você precisa saber

Estudos já mostraram que o orgasmo ajuda a prevenir doenças, além melhorar nosso bem-estar

Talvez você nunca tenha pensado sobre isso ou talvez já tenha pensado até demais, mas você sabia que o orgasmo pode trazer benefícios incríveis para a nossa saúde física, mental e até prevenir doenças?

O ápice do momento sexual libera uma carga de energia tão grande no corpo, que essa mistura de sensações se reflete positivamente em várias partes do organismo. A sensação de bem-estar faz bem não apenas para a pele, como também diminui o estresse e promove uma melhora da autoconfiança.

Mas a verdade é que a lista de benefícios está bem longe de parar por aí e, se existe um momento perfeito para receber tudo de bom que a prática sexual tem a oferecer, essa hora é agora.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Você sabe quantas calorias é possível queimar durante o sexo? Aqui está o que dizem as pesquisas

· · ·

Em uma entrevista à BBC, a psicanalista Magdalena Salamanca, especializada em sexo disse à BBC a ausência do prazer sexual pode provocar doenças e transtornos mentais. “É importante porque o orgasmo é a satisfação de um dos instintos mais importantes do ser humano, que é o sexual”, diz.

Ela destacou ainda que muitos dos problemas de cunho social ou profissional estão vinculados à insatisfação sexual. “Por exemplo, a ansiedade é um dos transtornos mais relacionados com a ausência do orgasmo.”

Veja abaixo alguns benefícios do orgasmo para a nossa saúde:

Atividade cerebral

Cientistas da Universidade de Rutgers, no estado americano de Nova Jersey, descobriram que o orgasmo ativa mais de 80 regiões do cérebro.

Utilizando imagens de ressonância magnética do cérebro de uma mulher de 54 anos enquanto tinha um orgasmo, os cientistas descobriram que quase todo o cérebro se tornou amarelo, o que indica que o órgão estava quase inteiramente ativo.

Os níveis de oxigênio no cérebro também refletem um espectro que vai desde o vermelho intenso até o amarelo claro, e isso tem impacto em todo organismo.

Benefícios para a saúde

”Há outros benefícios do orgasmo, porque todo o sangue oxigenado que flui pelo corpo chega aos microssensores da pele e vai para os órgãos”, diz a psicóloga Ana Luna.

Já Magdalena Salamanca destaca que a saúde física e psíquica estão muito vinculadas à satisfação sexual proporcionada pelo orgasmo, o que o estudo da Universidade Rutgers parece comprovar.

A pesquisa mostrou como a atividade cerebral iniciada pelo orgasmo se propaga por todo o sistema límbico, relacionado às emoções e à personalidade.

Por isso, psicólogos como Ana Luna acreditam que o orgasmo é uma parte essencial de uma personalidade sadia.

“Quando você não tem orgasmo, toda essa energia fica represada”, afirma a estudiosa, acrescentando que muitas vezes a ausência do prazer sexual torna a pessoa irritadiça, triste, rabugenta e até mesmo com dificuldade para sorrir.

Além disso, os orgasmos ajudam a aumentar a imunidade, têm efeitos positivos na menopausa, ajudam a regular a menstruação e queima calorias.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM