Sexualidade

Você sabe quantas calorias é possível queimar durante o sexo? Aqui está o que dizem as pesquisas

Veja ainda quais posições queimam mais calorias

O sexo pode parecer muitas vezes como um treino, mas quantas calorias você está realmente queimando debaixo dos lençóis?

Algumas pesquisas já concluíram que sexo equivale a exercícios leves a moderados. Vários outros estudos desde então foram capazes de determinar a quantidade média de calorias queimadas durante o sexo – e é muito menos do que correr ou ir à academia.

Mas a boa notícia é que o sexo oferece muitos benefícios à saúde além da perda de calorias. Dito isso, aqui estão alguns insights das pesquisas mais recentes sobre quantas calorias você queima durante o sexo.

Recomendados

Quantas calorias o sexo realmente queima?

Pesquisas descobriram que os homens queimam uma média de 101 calorias durante o sexo, ou cerca de 4,2 calorias queimadas por minuto. Já as mulheres queimam uma média de 69 calorias durante o sexo, ou cerca de 3,2 por minuto.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Relacionamento: você sabe a diferença entre química e compatibilidade?

· · ·

Esses resultados são de um pequeno estudo de 2013 que comparou a queima calórica de casais heterossexuais jovens e saudáveis que passavam 25 minutos fazendo sexo versus correndo em uma esteira por 30 minutos.

Os pesquisadores descobriram que durante a sessão média de atividade sexual – definida como preliminares, relações sexuais e pelo menos o orgasmo de um parceiro – os homens queimaram 101 calorias e as mulheres queimaram 69,1 calorias.

O sexo queimou significativamente menos calorias do que quando os mesmos participantes se exercitaram em uma esteira – onde os homens queimaram 9,2 calorias por minuto e as mulheres queimaram 7,1 calorias por minuto – mais que o dobro do sexo.

“Há algum tipo de gasto de energia [durante o sexo], mas não é tão grande”, diz Antony Karelis, PhD, coautor do estudo e professor do departamento de ciência do exercício da Universidade de Quebec, em Montreal.

Outra revisão de 2013 concluiu resultados semelhantes – um homem de 30 anos pode queimar apenas 21 calorias durante a relação sexual se estiver fazendo sexo por seis minutos.

Cinco a seis minutos é aproximadamente a duração média da relação sexual – sem incluir as preliminares. E, é claro, o gasto calórico é individualizado, o que significa que você pode queimar um pouco mais ou menos calorias do que esses participantes do estudo.

Como queimar mais calorias durante o sexo

Vamos tirar o óbvio do caminho, primeiro: quem está no topo provavelmente está fazendo a maior parte do movimento e provavelmente estará gastando mais energia, o que significa que queimará mais calorias.

Então, se você deseja queimar mais algumas calorias durante o sexo, assuma o controle e fique por cima, ou faça você e seu parceiro se revezarem para que ambos possam se beneficiar. “Suar a camisa é uma boa indicação de que está dando certo”, diz Karelis.

Você também pode fazer com que a sessão de sexo dure mais na esperança de queimar mais calorias, mas é mais fácil falar do que fazer.

Quanto às diferentes posições, “seria incrivelmente difícil para as pessoas mudarem o sexo de maneira tão substancial que seria equivalente a um treino”, diz Debby Herbenick, PhD, professora de saúde sexual e reprodutiva da Escola de Publicidade da Universidade de Indiana e autora de “The Coregasm Workout: The Revolutionary Method for Better Sex Through Exercise”.

Herbenick acrescenta que “há infinitas posições sexuais, e eu recomendo que as pessoas escolham as que são prazerosas para elas e para o parceiro, não aquelas que queimam mais cinco ou dez calorias”.

No entanto, se você deseja expandir sua biblioteca de posições sexuais para incluir aquelas que exigem mais força ou cardio, tente posições em pé ou aquelas que exigem flexibilidade.

Não se esqueça dos outros benefícios do sexo

Existem inúmeros benefícios que o sexo pode proporcionar à sua saúde, além da queima de calorias.

Se você está se sentindo desapontado porque o sexo não queima tantas calorias quanto você esperava, considere que uma vida sexual saudável pode trazer muito mais benefícios à saúde física e mental.

O sexo pode ajudar em:

  • Reduz o estresse e a ansiedade
  • Melhorar o humor e a autoconfiança
  • Aumentar a libido ou desejo sexual
  • Melhorar o sono
  • Pressão arterial mais baixa
  • Aumentar a imunidade
  • Alívio da dor
  • Reduz o risco de câncer de próstata em homens
  • Fortalecer os músculos do assoalho pélvico em mulheres

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM