Sexualidade

Novo estudo mostra o poder da ressonância de positividade para casais

A ressonância de positividade prevê o sucesso futuro de um casal e a saúde física

É fácil para nós não darmos valor aos nossos parceiros de vida. De certa forma, isso está prestes a acontecer. Caminhamos dia após dia acreditando que sabemos o que eles dirão antes de dizerem e o que farão antes de fazê-lo.

Mas, a verdade é que não dar valor ao seu parceiro é um jogo perigoso porque afeta a maneira como você trata seu cônjuge. E uma pesquisa mostrou que a qualidade do seu casamento realmente tem um impacto enorme na qualidade geral da sua saúde física, bem como na felicidade e satisfação da vida.

Em 2001, um estudo de Gottman, Levensen e Woodin mostrou que expressões faciais de desprezo, desgosto e outras expressões faciais negativas observadas em um casamento são um preditor não apenas da probabilidade futura de separação do casal, mas também dos problemas futuros de cada cônjuge com seus problemas físicos e saúde.

Recomendados

Outro estudo, 21 anos depois, de Wells e Haase, et al., (2022) nos dá a imagem espelhada dessa descoberta. Um fenômeno positivo que os autores chamam de “ressonância de positividade” prevê com precisão não apenas um casamento bem-sucedido e gratificante, mas também a boa saúde física futura de cada parceiro.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Você sabe quantas calorias é possível queimar durante o sexo? Aqui está o que dizem as pesquisas

· · ·

O que é ressonância de positividade?

Os autores definem ressonância de positividade como “momentos de conexão interpessoal caracterizados por afeto positivo compartilhado, sincronia não verbal de cuidado e sincronia biológica”.

Então, a ressonância de positividade é um momento em que você compartilha uma emoção positiva juntos, sem precisar de palavras, que sincroniza seus batimentos cardíacos e outros processos físicos. Aqui estão três exemplos:

  • No coquetel, Brittany está em um pequeno grupo de pessoas que discutem um novo tipo de fibra de tapete. Procurando o marido no ambiente, seus olhos de repente encontram os dele do outro lado da sala, e ela vê o tédio nos olhos dele também. Como cada um percebe no outro, eles compartilham um sorriso secreto.
  • Will e James seguem a corretora de cômodo em cômodo enquanto ela tenta vender a casa para eles. Conforme ela aponta cada aspecto, eles acenam com a cabeça e murmuram agradecimentos neutros, certificando-se de manter seus sentimentos fora do processo. Mas quando o corretor sai da última sala à frente deles, seus ombros roçam enquanto se dirigem para a porta. Esgueirando um olhar calmo, cada um registra a alegria nos olhos do outro e percebem juntos no exato momento que este é seu futuro lar.
  • Chegando em casa do trabalho, Brooke encontra seu marido, Jeff, no sofá com seus filhos gêmeos subindo em cima dele, e ele parece cansado. Jogando sua maleta no chão, ela grita: “Dogpile!” e se joga no chão, ainda com seu vestido de seda. As duas crianças imediatamente abandonam o pai e pulam em Brooke, que começa a fazer cócegas neles. Olhando para Jeff, ela vê seu alívio e apreciação em suas risadas compartilhadas. Nesse momento, eles se sentem mais unidos do que nunca.

Pode não ser fácil acreditar que esses momentos de ressonância de positividade podem realmente sincronizar seus batimentos cardíacos, ajudar a manter sua saúde física e contribuir para sua longevidade. Mas viver sua vida em um relacionamento livre de desprezo e com alta ressonância de positividade mostrou prever todas essas coisas.

O segredo para ter mais ressonância de positividade em seu relacionamento

Preste atenção ao seu parceiro. O que eles gostam, não gostam, querem e precisam. Faça o seu melhor para ficar atento às necessidades e desejos do seu parceiro.

Preste atenção aos seus sentimentos e aos sentimentos do seu parceiro. Para que um casal esteja emocionalmente conectado de maneira positiva, eles devem estar emocionalmente sintonizados um com o outro. Isso pode ser ainda mais difícil se você cresceu em uma família que geralmente não falava ou lidava muito com emoções (negligência emocional). Se você cresceu em um lar emocionalmente negligente, talvez precise se esforçar mais para aprender a identificar sentimentos em si mesmo e nos outros, bem como como as emoções funcionam e como entendê-las. Essas habilidades emocionais são muito aprendidas e podem contribuir para ter mais ressonância de positividade em seu casamento.

Mostre apreço pelo seu parceiro. Um cônjuge apreciado é tipicamente um cônjuge feliz. Saber e sentir que seu parceiro aprecia você é um bálsamo calmante que pode ajudar os casais a enfrentar tempos difíceis e permanecerem unidos. É o oposto de não dar valor ao seu parceiro e prepara o terreno para a ressonância da positividade.

Não se contente com a distância ou a infelicidade. Este é um dos maiores erros que os casais podem cometer e, na minha experiência como terapeuta de casais, um dos mais comuns. A infelicidade pode crescer gradualmente sob o radar de um relacionamento, nenhuma das partes percebendo que está acontecendo. É essencial apontar um problema ou problema crescente ou recorrente e abordá-lo ou pode levar a mais desprezo e menos ressonância de positividade.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM