Saúde e Bem-estar

Psicose pós-parto: o problema desconhecido que afeta muitas mães

Saiba se você está passando por esse momento

Já ouviu falar sobre Baby Blues? Esse é algo comum para quem vai ter ou acabou de ter um filho, com mudanças leves de humor que passam rapidamente. Para alguns pais, momentos assim podem persistir para uma a cada 500 mães, segundo um estudo realizado, e é chamado de psicose pós-parto, conhecido também como psicose puerperal.

Leia também:

A qualidade do seu sono pode interferir na sua dieta

Recomendados

“A psicose pós-parto é uma condição grave de saúde mental que pode afetar alguém depois de ter um bebê”, diz o Dr. Touroni. “Geralmente se manifesta como delírios e alucinações, alguém pode se sentir bastante maníaco e, em outros momentos, sentir-se muito deprimido. Eles podem estar muito medrosos, confusos e desconfiados e geralmente se comportam de uma maneira que não é característica deles”.

Bem diferente do “baby blues”, essa é uma doença mental grave que precisa ser tratada como emergência médica, já que podemos observar que as pessoas que sofrem da psicose pós-parto também podem ter sinais de depressão, além de problemas para dormir.

Ela também é diferente da depressão pós-parto, já que além de trazer períodos graves de depressão, também traz mudanças de humor que faz com que as pessoas fiquem desorientadas e confusas.

O estudo ainda explica que algumas mães tem dificuldade de se relacionar com o bebê após um episódio de psicose pós-parto, sentindo uma tristeza por perder tempo com a criança.

Os sintomas começam repentinamente nas duas primeiras semanas após o parto, podendo até chegar em horas ou dias após esse momento, e se desenvolvem mais nos próximos dias. Os sintomas mais graves podem durar até 12 semanas, mas quando não tratados seguem por até 12 meses.

Se você se sente assim, vale buscar o apoio do parceiro, família, amigos e um especialista de saúde mental, para superar esses sentimentos e ajudar a passar por um momento difícil como esse.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM