Saúde e Bem-estar

Os 4 sinais mais comuns de pessoas manipuladoras, segundo especialistas

Reconheça os métodos que manipuladores e narcisistas usam para obter controle

Aprenda a reconhecer sinais de manipulação (Foto: Reprodução)

A manipulação psicológica é uma ferramenta predominante usada por indivíduos com tendências narcisistas. Seu poder está na facilidade com que pode passar despercebido e, ao mesmo tempo, ser um método devastador de controle. A chave para superar esse tipo de abuso começa com a compreensão de como ele se manifesta nos relacionamentos diários e nas interações interpessoais.

ANÚNCIO

Reconhecendo táticas comuns de manipulação

Embora a maneira mais eficaz de extinguir um narcisista de sua vida seja evitar todas as formas de comunicação e interação com essa pessoa, há momentos em que isso não é possível. Para se proteger o máximo possível de ser ferido, é crucial ser capaz de identificar as táticas mais comuns de manipuladores psicológicos e narcisistas.

1. Aproveitando relacionamentos íntimos

Recomendados

A manipulação psicológica prospera na intimidade. É uma maneira próxima e familiar de usar os outros que requer vulnerabilidade para funcionar bem. Como todos os relacionamentos íntimos vêm com um nível de vulnerabilidade, eles são o terreno fértil perfeito para essa forma de manipulação.

Muitos manipuladores psicológicos são membros da família, amigos íntimos ou parceiros românticos – esses relacionamentos lhes dão a oportunidade de construir confiança e depois usar essa confiança como um trampolim para o abuso. Para tirar vantagem de alguém, os manipuladores devem ter uma sólida compreensão das fraquezas, preocupações e história pessoal dessa pessoa. O método perfeito de reconhecimento é passar o tempo observando, tomando notas e aprendendo a manipular alguém da perspectiva interna de um relacionamento íntimo.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Como praticar o amor próprio um pouquinho todos os dias, segundo especialistas

· · ·

Esse tipo de abuso se forma lentamente, e os manipuladores geralmente testam táticas em relacionamentos próximos, antes de lançar um ataque total. Experimentar abordagens diferentes para ver o quão bem-sucedidas elas são geralmente é o ponto de partida. Dependendo dos resultados, eles reduzirão a escala e tentarão um novo método ou começarão a usar o que se mostrou eficaz, mas em um escopo muito maior.

2. Projetando a culpa

Manipuladores psicológicos raramente, ou nunca, assumem a responsabilidade por suas ações para suas vítimas – fazer isso prejudicaria sua credibilidade e causaria dúvidas no relacionamento abusivo. A maioria dos manipuladores adotará uma atitude hipócrita com suas vítimas, muitas vezes focada em como eles foram “injuriados” por essa pessoa de alguma forma, e eles normalmente desculparão seus comportamentos como retribuição pela forma como foram tratados. A regra de ouro deles é simples: se você não me der o que eu quero, tenho o direito de tratá-lo da maneira que quiser.

Relacionamentos saudáveis são baseados em dar e receber. Quando ocorre uma mágoa, ambos os lados examinam como podem ter contribuído e assumem a responsabilidade por essas ações. Em um relacionamento abusivo, a vítima é forçada a ser a causa de tudo o que está errado. A culpa é projetada nessa pessoa por todos os problemas no relacionamento, incluindo os comportamentos manipuladores de seu agressor.

Recusar-se a assumir a responsabilidade mantém os manipuladores na zona segura. Se sua vítima é de alguma forma rotulada como responsável pelo abuso – seja por uma razão inventada ou por uma situação real – o manipulador concede a si mesmo permissão aos seus próprios olhos (e muitas vezes aos olhos de pessoas de fora) para exercer poder e controle sobre aquela pessoa.

Essa tática produz dois resultados: o agressor ganha a simpatia dos outros por como eles foram “maltratados” e, de repente, eles são presenteados com um cheque em branco para tratar sua vítima da maneira que escolherem. A partir daí, a manipulação psicológica pode ser desculpada como uma “reação natural” aos próprios sentimentos. Isso também coloca imensa pressão sobre as vítimas para se conformarem e, a longo prazo, pode produzir efeitos devastadores em sua autoimagem.

3. Violação de limites

Manipuladores psicológicos desprezam limites. Seu objetivo final é poder e controle, e limites firmes interferem muito nesse objetivo. Para esse fim, eles se tornam hábeis em testar e violar os limites dos outros - geralmente começando com pequenos limites e subindo à medida que se tornam mais realizados.

Em um relacionamento que funcione bem, ambas as partes serão capazes de estabelecer e comunicar seus limites um ao outro, confiando que eles serão respeitados. Quando se trata de abuso psicológico, o oposto é verdadeiro. A expectativa torna-se sem limites. Se as vítimas tentam intervir no processo redefinindo os limites, muitas vezes isso é tratado pelo agressor como desleal ou desrespeitoso.

Os manipuladores garantem que este seja um processo de queima lenta. Ao testar sutilmente o que funciona e o que não funciona, eles aprenderão a cruzar os limites dos outros sem serem interrompidos. Uma vez que eles se tornem proficientes, suas violações de limites também mudarão – eles se transformarão em comportamentos explícitos que, se tirados do contexto, chocariam suas vítimas. No entanto, por causa da lenta construção e da fase preparatória, muitas vítimas nunca veem as violações chegando.

4. Gaslighting

Manipuladores psicológicos são mestres em fazer com que os outros questionem sua própria realidade. Isso geralmente ocorre na forma de contar mentiras descaradas que beiram o inacreditável ou contrariar a memória de eventos da vítima. Quando combinada com a recusa do agressor em aceitar a responsabilidade por suas ações, essa técnica pode ser destrutiva.

Gaslighting pode ser difícil de identificar porque é um processo gradual que mina a sanidade de suas vítimas. Muitos indivíduos que usam essa tática trabalham arduamente para convencer suas vítimas de que são muito sensíveis ou estão fazendo um grande negócio do nada. Como esses tipos de manipulação tendem a se tornar uma bola de neve à medida que os abusadores veem seu sucesso, eles podem levar a um ciclo prejudicial.

Uma dinâmica importante do gaslighting é que muitas vítimas alinham suas percepções para se adequarem às de seus agressores para evitar conflitos ou perda do relacionamento. Esse mecanismo de defesa protetor, baseado em poder e controle, reforça o ciclo e leva à destruição exponencial no final.

O primeiro passo para as vítimas

A manipulação psicológica é prejudicial em muitos níveis, notadamente pela dúvida e dependência que pode criar em suas vítimas. Esses efeitos podem durar anos após o término do relacionamento, e muitos especialistas veem essas experiências como uma forma de trauma crônico.

Reconhecer táticas comuns de manipulação psicológica pode fornecer um sinal de alerta para intervir, reduzindo potencialmente a dor a longo prazo. Em situações em que as vítimas não conseguem interromper toda a comunicação com os manipuladores, também pode ser um passo vital para preservar seu bem-estar mental.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias