Estilo de Vida

Não fique sem bateria: veja dicas para fazer a bateria do seu celular durar mais

Especialistas compartilham conselhos sobre como preservar a vida útil da bateria quando você não tem um carregador à mão

Todos nós já passamos por isso: você está fora de casa a maior parte do dia, ou explorando uma nova cidade em uma viagem, e percebe que não trouxe um carregador do seu celular com você.

Essa percepção geralmente ocorre quando você percebe que sua bateria está acabando. E às vezes, comprar um novo carregador não é uma opção. Ter a bateria do seu telefone descarregada dificilmente é o fim do mundo, mas certamente pode representar desafios se você precisar navegar em um lugar desconhecido ou manter contato com as pessoas.

Felizmente, existem maneiras de prolongar a vida útil da bateria e ganhar algum tempo antes de chegar a um carregador. Especialistas em tecnologia compartilharam suas dicas com o site Huffington Post (em inglês). Veja a seguir:

Recomendados

Ativar o modo de baixo consumo

“A maioria dos telefones hoje em dia têm um recurso de economia de bateria, e os iPhones têm especificamente um recurso chamado ‘modo pouca bateria’”, diz a revisora de tecnologia e jornalista Elly Bailey, também conhecida como Elly Awesome. “Isso reduz ou altera muitos recursos para economizar bateria, como brilho da tela do telefone, downloads automáticos, atualização de aplicativos em segundo plano e muito mais. Então, se você pode ativar isso, é um acéfalo.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Pele hidratada sempre: 5 dicas para prolongar o uso do seu hidratante

· · ·

Embora os iPhones perguntem automaticamente aos usuários se eles gostariam de ativar o modo de baixo consumo de energia quando a bateria estiver abaixo de 20% de carga, ligá-lo ainda mais cedo pode ajudar a economizar mais energia. Você pode encontrar a opção “modo de baixa energia” na guia Bateria em Configurações em iPhones e o recurso análogo “modo de economia de bateria” no mesmo local em telefones Android.

Desativar serviços de localização

“Alguns aplicativos acompanham de perto sua localização, mesmo quando você não os está usando”, observa Jessica Naziri, fundadora do blog de tecnologia e estilo de vida TechSesh. “Eles fazem isso por meio de um processo chamado Serviços de Localização e, embora seja discreto, pode consumir quantidades preciosas de energia da bateria.”

Naziri aconselhou entrar em suas configurações e desativar o rastreamento de localização para todos os seus aplicativos de uma só vez, ou passar por eles um por um e fazer escolhas. Desativar os serviços de localização significa que esses aplicativos usarão menos energia.

Bailey fez uma recomendação semelhante: “Se você está realmente desesperado para manter essa última carga, sugiro entrar em seus serviços de localização e desligá-lo – se isso não for um problema de segurança para você”.

Reduza o brilho da tela

“A tela do seu telefone é um dos componentes que mais consomem energia, portanto, se você tiver o controle deslizante de brilho no máximo, ele esgotará sua bateria em pouco tempo”, diz o escritor de tecnologia e criador de vídeos Michael Fisher, também conhecido como MrMobile. “Se você não estiver ao ar livre em plena luz do dia, diminuir um pouco o brilho – ou muito – é uma ótima maneira de economizar energia da bateria.”

Naziri observa que “certifique-se de que o ‘brilho automático’ esteja ativado, para que a tela escureça automaticamente se você estiver em um ambiente escuro”.

Ative o modo escuro

Reduzir o brilho da tela não é o único ajuste de tela que você pode fazer para ajudar a prolongar a vida útil da bateria.

“Se o seu telefone tiver uma tela OLED (a maioria dos telefones modernos de última geração tem), alternar seu software para o modo escuro pode economizar bateria, já que os pixels escuros em um painel OLED não consomem energia para iluminar”, diz Fisher. “Eles estão apenas fora.”

O modo escuro está disponível em Tela e brilho nas configurações do iPhone e em Tela nas configurações do Android.

Desligue o Wi-Fi

Muitos recursos que tornam os smartphones uma conveniência tão grande – como o acesso Wi-Fi – naturalmente usam uma boa quantidade de energia da bateria. Portanto, se seu objetivo é evitar atingir 0% antes de chegar a um carregador de telefone, desative essas funções.

“Desative recursos extras como Bluetooth ou Wi-Fi se você não os estiver usando”, aconselha Bailey.

Feche aplicativos que consomem bateria

Se você quiser economizar bateria, preste atenção nos aplicativos que você abriu no telefone e no que eles estão fazendo.

“Aqueles aplicativos que consomem nosso tempo também são os maiores consumidores de bateria”, observa Naziri. “Estou falando de aplicativos de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, LinkedIn, Snapchat, YouTube e WhatsApp. E se você estiver com pouca energia, este é seu lembrete de que o FaceTime e os jogos podem acabar com a bateria muito mais rápido do que você pode alcançar um carregador. "

Assistir a vídeos e jogar está sobrecarregando as baterias, portanto, lembre-se disso se estiver tentando economizar energia. Desative as notificações push para aplicativos e feche-as estrategicamente.

“Certifique-se de que os aplicativos em segundo plano não estejam executando tarefas que consomem muita energia – por exemplo. Spotify baixando uma nova lista de reprodução ou Google Fotos realizando um backup”, aconselha Fisher. “Observe que isso não significa que você deva passar o dedo, fechando todos os seus aplicativos. Isso pode ser bom, mas causa mais mal do que bem ao interferir no gerenciamento automático de segundo plano do seu telefone. A abordagem preferida aqui é um ataque de precisão, não um bombardeio.”

Ativar o modo avião

“Se você estiver usando seu telefone para recursos offline ou não precisar de conectividade constante antes de encontrar um carregador, alterne o modo avião”, sugere Fisher. “Isso desativa todos os rádios sem fio, o que economiza uma boa quantidade de energia.”

Ativar o modo avião preserva a energia e serve como um bom lembrete para ficar fora do telefone até poder conectá-lo a um carregador.

“Pessoalmente, quando coloco meu telefone no modo avião, só o removo quando preciso fazer uma ação urgente ou necessária”, diz Marie-Philippe Gill, criadora do Girl Knows Tech.

Não ignore atualizações de aplicativos

Além das etapas acima que você pode seguir no momento para preservar a bateria, existem maneiras mais gerais de promover uma vida útil mais longa da bateria.

“Não ignore as atualizações de aplicativos”, aconselha Naziri. “Se você está adiando as atualizações, este é o seu sinal – melhorando a eficiência e o gerenciamento da bateria ao longo do caminho. Na verdade, você provavelmente deveria ativar a atualização automática, se puder.”

Fique atento ao carregamento

Também é importante manter a saúde geral da bateria em mente quando você puder carregar seu telefone.

“O carregamento rápido é conveniente, mas reduz a longevidade geral da bateria”, observa Fisher. “Se o seu telefone tiver um modo de ‘carregamento inteligente’ ou ‘carregamento saudável’ e você não estiver com pressa (digamos, se estiver dormindo e carregando durante a noite), use-o. Ele carregará a bateria lentamente e prolongará sua vida útil.”

Ele também aconselhou levar uma bateria externa ou perguntar a um amigo se você pode usar o telefone para carregar o seu através dos recursos de “compartilhamento de energia” ou “carregamento sem fio reverso”, se for uma opção.

“Geralmente tento seguir as diretrizes da Apple sobre a saúde da bateria”, diz Gill. “Por exemplo, tento minimizar a quantidade de ciclos de bateria pelos quais meus dispositivos passam.”

Naziri diz que geralmente evita carregar o telefone até 100% quando possível.

“Uma bateria de íons de lítio não gosta de ser totalmente carregada ou quente”, explica ela. “As baterias de íons de lítio em nossos telefones duram mais quando as mantemos carregadas entre 30% e 80% ao longo do dia – não apenas carregadas até 100%, depois até zero. Além disso, o carregamento sem fio é muito conveniente, mas as baterias preferem uma entrada lenta e constante. Considere usar um carregador padrão quando puder.”

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM