Saúde e Bem-estar

Descubra se você é uma pessoa com altos níveis de inteligência emocional

Pessoas com inteligência emocional têm uma capacidade maior de lidar melhor com as demandas emocionais do dia-a-dia e pensar de maneira mais estratégica

Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência emocional em algum momento da sua vida. Mas você já parou para pesquisar e entender o que isso de fato significa?

O termo representa a habilidade que um indivíduo tem de manejar as suas emoções. Algumas pessoas podem ser mais suscetíveis às emoções do dia-a-dia e ter uma consciência sobre como isso pode te afetar, pode trazer grandes benefícios para a manutenção da sua saúde mental.

Mas, como essa característica se apresenta realmente na vida das pessoas? Para saber disso, aprenda a reconhecer alguns dos sinais de inteligência emocional.

Recomendados

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Jejum de dopamina: entendo o que é a pratica que consiste em abdicar do prazer

· · ·

Sinais de inteligência emocional

  • Você valoriza a solidão

Quando somos emocionalmente instáveis, sempre acreditamos que iremos estar bem apenas se estivermos na companhia de algumas pessoas. Isso demonstra que existe uma fragilidade maior em entender uma das grandes verdades da vida: a de que estaremos sozinhos uma hora ou outra. Porém, quando conseguimos manejar as emoções, conseguimos compreender que a solidão faz parte da vida, e inclusive iremos valorizá-la.

  • Você é empático

Reconhecer e lidar de forma saudável com os nossos sentimentos também implica em saber validar as emoções alheias e compreender o outro. Por isso, quanto mais inteligente emocional uma pessoa é, maiores são as chances da mesma agir com empatia. Dessa forma, valorizamos o próximo e compreendemos que a felicidade e bem-estar alheio não afeta o nosso próprio.

  • Você observa mais

Pessoas instáveis serão sempre mais impulsivas, mas é comum chamarmos esse comportamento de “intensividade”. Mas ser intenso e ser estratégico não são coisas opostas. Na verdade, quando temos mais inteligência emocional, tendemos a agir somente após observar com calma a situação. Afinal, quando observamos mais, possuímos maior chance de compreender o mundo ao nosso redor e agir de maneira a não nos prejudicar emocionalmente, nem aos demais.

  • Você sabe lidar com as mudanças da vida

Se tem uma coisa que podemos ter certeza é que a vida é imprevisível, e tentar mantê-la sempre na mesma situação será inútil. Logo, pessoas emocionalmente inteligentes conseguem encerrar ciclos e entrar em novas fases. Além disso, sabem que a mudança nem sempre vem para piorar as situações, mas também para melhorá-las, mesmo que haja um medo inicial.

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM